1. Home Brother
  2. Soluções para empresas
  3. Centro Recursos Empresas
  4. Centro-Conhecimento
  5. Que ter em conta para implementar a impressão industrial de etiquetas
B45_Brother Industrial Printer Purchasing_header_2340x1000

Que ter em conta para implementar a impressão industrial de etiquetas

Hoje em dia, a precisão e a legibilidade nos códigos de barras são cruciais para otimizar os processos de produção e logística que estão distribuídos globalmente.

As empresas querem assegurar-se de que as etiquetas de códigos de barras que imprimem nas suas instalações cumprem as regras, das empresas e do setor, e são legíveis durante toda a cadeia de distribuição. Já não querem limitar as verificações de leitura a um certo número de códigos de barras que vão em lotes.

Atualmente, a maioria das verificações realizam-se com códigos de barras 1D, mas a migração para os códigos 2D vai gerar um maior interesse nestes benefícios. Os desenhadores de etiquetas e as impressoras vão ter a capacidade de incluir mais informação num espaço reduzido, mantendo a legibilidade dos dados.

As etiquetas legíveis garantem uma rastreabilidade do princípio ao fim, melhorando as operações da cadeia de distribuição, que agora são mais eficientes. As soluções de validação e verificação dos dados das etiquetas baseiam-se em scanners que integram uma câmara ou visualizador e têm que ser compatíveis com as bases de dados das empresas e as soluções de etiquetagem. Estes verificadores emitem um sinal quando encontram uma etiqueta mal impressa ou errada. Além disso, podem parar momentaneamente a impressão de etiquetas para que os utilizadores possam determinar e corrigir a causa do erro e também separar da cadeia o produto que não foi identificado corretamente.

 

Maior importância da validação e verificação da informação

A VDC Research, líder em identificação automática e captura de dados e em tecnologias de mobilidade empresarial, realizou recentemente um estudo para conhecer melhor os investimentos tecnológicos que as empresas estão a levar a cabo em matéria de recompilação de dados e etiquetagem, já que considera que, sem essa verificação, é provável que os códigos de barras defeituosos não sejam identificados até serem ilegíveis.

O objetivo final é reduzir os riscos associados a uma etiquetagem incorreta – entre outros – além de melhorar a sua precisão. Segundo a VDC, as empresas afirmam que cada vez se avalia mais a compra de sistemas de inspeção, validação e verificação online para minimizar, se não eliminar completamente, a incidência de erros. A integração de um sistema que valide e verifique os códigos de barras como parte essencial do processo de impressão de etiquetas otimiza a rastreabilidade nos processos das empresas. Neste sentido, torna-se imprescindível para verificar a qualidade e a precisão da informação.

Além disso, quase todas as organizações questionadas (96%) afirmou que estão a investir – ou planeiam investir – em soluções de verificação que confirmem a qualidade dos dados, números das etiquetas e que identifiquem aquelas que não se ajustam às normas regulamentares e corporativas.

Algumas recomendações não vinculativas incluem a conformidade com as normas ISO/IEC, como a 15416 (especificação da prova de qualidade de impressão dos códigos de barras - símbolos lineares), a 15415 (especificação da prova de qualidade de impressão dos códigos de barras - símbolos 2D) e a 29158 (norma de verificação de códigos 2D marcados diretamente sobre os produtos).

As empresas estão a avaliar e a investir em tecnologias que as ajudem a reduzir os riscos associados à etiquetagem incorreta e ao envio de produtos com etiquetas mal impressas e ilegíveis. Estes investimentos terão um impacto positivo nos seus processos de produção e distribuição, o que se traduzirá na diminuição das devoluções de produtos e em clientes mais satisfeitos.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').