1. Home Brother
  2. Soluções para empresas
  3. Centro Recursos Empresas
  4. Centro-Conhecimento
  5. Como conseguir a máxima eficiência na etiquetagem de instalações
feb identifjpg

Como conseguir a máxima eficiência na etiquetagem de instalações

A instalação de cabos de dados é uma área em continuo crescimento. Os constantes desenvolvimentos técnicos significam que instalações tais como instalações de banda larga ultrarrápida ou redes 5G estão em constante crescimento, exigindo milhares de novas ligações de fibra. Ao mesmo tempo, o investimento na construção e expansão de centros de dados continua a crescer, o que tem impacto na crescente procura do serviço dos instaladores.

À medida que o volume, heterogeneidade e complexidade do trabalho dos instaladores aumenta, deve também aumentar a qualidade da etiquetagem dos cabos utilizados. A identificação dos milhares de cabos com que trabalham os profissionais das instalações deve ser excelente para garantir a eficiência do seu trabalho. Para isso, as etiquetas devem ser fáceis de criar e organizar, e devem permanecer legíveis durante toda a vida útil dos cabos.

Além de ajudar o instalador a manter-se organizado durante o trabalho, uma boa etiquetagem colaborará na posterior identificação dos cabos a qualquer outro técnico que tenha que operar na mesma obra, quer seja para a alterar, reparar ou ampliar.

Fatores a ter em conta para ter a impressora de etiquetas perfeita

Sem dúvida, a escolha de uma impressora de etiquetas adequada para identificar cabos será um aliado imprescindível para poupar tempo na localização dos cabos. Escolher o dispositivo adequado para as necessidades de um trabalho específico pode supor uma grande diferença na produtividade de um instalador e nas operações posteriores que a instalação necessite. Para isso, salientamos de seguida três características a ter em conta na hora de escolher uma impressora para etiquetar cabos:

  • Portabilidade: é uma das características imprescindíveis que este tipo de impressora de etiquetas devem apresentar, já que desta forma a etiquetagem poderá realizar-se no local, reduzindo assim erros e poupando tempo;
  • Conectividade: dependendo de como se quer utilizar a impressora de etiquetas pode ser necessária a conexão com um PC e/ou com dispositivos móveis ou a criar-se diretamente desde o teclado da impressora;
  • Funções específicas: que uma impressora de etiquetas conte com funções dedicadas a tarefas de identificação profissional é outro fator a ter em conta na hora de optar por um dispositivo. Algumas impressoras de etiquetas contam com as funcionalidades de identificação mais usadas do setor, como por exemplo switch, painéis de ligações, equipamentos de rede, … facilitando assim o uso do dispositivo ao mesmo tempo que poupam tempo.

A etiqueta e o formato de aplicação: duas chaves para uma etiquetagem eficiente

Mas tão importante como uma correta escolha da impressora é escolher a etiqueta adequada e o formato mais benéfico para cada caso. Atualmente, existem no mercado muitas opções adaptadas ao setor para conseguir identificar cabos de maneira rápida e simples, ao mesmo tempo que duradoura.

Esta durabilidade é a característica que garantirá a vida útil de uma etiqueta perante os fatores externos a que tenha que estar exposta sem perder legibilidade. É muito importante prever em que ecossistema se encontrarão as etiquetas para constatar as suas necessidades. Esta característica, embora seja importante em todas as instalações de cabos de rede, torna-se imprescindível quando falamos de instalações exteriores, nas quais podem existir situações de abrasão, temperaturas extremas, descoloração, exposição à água e, inclusivamente, a produtos químicos.

Além das características físicas das etiquetas, o formato que se utiliza para etiquetar um cabo é outra variável muito importante para conseguir o melhor resultado. Há muitos formatos diferentes quando se trata de etiquetar cabos de dados. Duas da mais utilizadas são a fita autolaminada, perfeita para criar etiquetas duradouras e fáceis de aplicar, e o modo bandeira, muito adequado se queremos que a informação sobressaia do cabo.

Existem ainda outras soluções profissionais como as fitas de tubo termo retrátil, que garantem uma fixação e ajuste perfeitos, e as super adesivas, que são um grande aliado para painéis de ligações e bastidores de servidores, e inclusivamente servem para superfícies rugosas ou texturizadas.

O inegável é que num mundo como o atual em que vivemos, rodeados de cabos, uma adequada etiquetagem é fundamental para contar com instalações eficientes e profissionais. É por isso essencial escolher a impressora e as etiquetas adequadas já que supões uma grande eficiência na produtividade de um instalador. Pensando neles, a Brother dispões de uma completa gama de impressoras de etiquetas pensadas para o setor dos instaladores de redes. Conheça-a.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').