Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Impressão
  4. 2021
  5. Cinco formas de conseguir uma impressão mais sustentável nas empresas
Cinco formas de conseguir uma impressão mais sustentável nas empresas

Cinco formas de conseguir uma impressão mais sustentável nas empresas

A sustentabilidade já não é uma aspiração empresarial. Diversos estudos têm demonstrado que a sustentabilidade deve agora ser considerada uma prioridade competitiva essencial juntamente com a qualidade, custo, fiabilidade, atualidade, flexibilidade e inovação.

Além destes estudos1, 85% dos consumidores de todo o mundo afirmam que agora é mais provável que consumam de uma empresa que tenha boa reputação no campo da sustentabilidade2. As empresas que não analisam todas as áreas do seu negócio em busca de melhorias ambientais correm o risco de ser relegadas por clientes por clientes e parceiros que vêm a sustentabilidade como uma parte crucial ao realizar negócios.

No entanto, o que talvez as empresas não tenham considerado, é como é que uma coisa tão fundamental como os processos de impressão dentro das organizações pode ter um impacto na sua pegada de carbono. Este compromisso pode ser adquirido implementando uma impressão ecológica e integrando as considerações ambientais nas decisões de compra finais. Mas como se pode fazer com que um negócio de impressão seja mais sustentável?

De seguida, iremos rever as cinco formas de conseguir uma impressão mais sustentável dentro das organizações.

1. Verificar a cadeia de distribuição

A experiência diz que as empresas normalmente apenas avaliam a sustentabilidade de uma impressora durante e no final da sua vida operacional. Mas quando se considera que 90% do impacto de uma empresa no meio ambiente provem da sua cadeia de distribuição3, a chave para marcar uma verdadeira diferença é considerar os impactos ambientais em cada etapa do seu ciclo de vida. Isto inclui o desenvolvimento do produto, as matérias primas que utilizam, a produção, a embalagem, o armazenamento, o transporte e a eliminação.

A escolha de fornecedores sustentáveis como parte de uma cadeia de distribuição ética que trate as pessoas e o meio ambiente de forma justa e responsável é uma componente fundamental de qualquer estratégia meio ambiental, social e governança (ESG). Uma cadeia de distribuição ética garante a liberdade de associação dos trabalhadores, condições de trabalho seguras, a não utilização de mão de obra infantil e uma remuneração justa. Também demonstra a sua rejeição à corrupção.

Os parceiros responsáveis da cadeia de fornecimento também ajudam a proteger a sua reputação contra danos pela associação a empresas que não aderem aos mesmos padrões de comportamento empresarial.

As empresas, podem aumentar as suas credenciais ecológicas trabalhando com fornecedores que aderem aos objetivos de desenvolvimento sustentável e que também tenham provas de boas práticas de ESG, como uma lista de FTSE4Good ou a apresentação de relatórios sobre carbono através do Carbon Trust's Carbon Disclosure Project.

2. Verificar o processo de reciclagem dos fornecedores

Para aumentar ainda mais as credenciais ecológicas, é aconselhável escolher um parceiro de impressão que facilite ao máximo a reciclagem dos consumíveis usados. É necessário fazer perguntas como por exemplo: oferece a possibilidade de devolução de consumíveis usados? Asseguram-se de que são reciclados de acordo com as normas em vigor? Ainda assim, se o processo de reciclagem está totalmente automatizado para uma máxima eficiência também é uma vantagem.

3. Considerar a opção de um serviço de gestão da impressão

Para uma máxima impressão ecológica, as empresas devem considerar um serviço de gestão da impressão (MPS). A escolha de um contrato MPS dá uma maior visibilidade e controlo do uso das impressoras e também otimiza o parque de impressão para que funcione da forma mais eficiente, de acordo com a evolução das necessidades do negócio.    

Um MPS não só pode controlar e melhorar o consumo de energia, papel e toner, como também garantir que os dispositivos usados sejam devolvidos ao fabricante no final da sua vida útil para serem eliminados e reciclados de acordo com a Diretiva de Resíduos de Aparelhos Elétricos e Eletrónicos (RAEE) da UE.

Uma forma de prolongar a vida útil destas impressoras e assim maximizar a sustentabilidade é reparar os danos e atualizá-las através de reparações modulares. Isto permite substituir componentes individuais e adicionar atualizações sem ter que substituir a máquina inteira. Um serviço de Gestão da Impressão deve proporcionar reparações modulares como parte dos serviços.

4. Rever o uso de papel

Inclusivamente o papel que se utiliza pode ter um impacto positivo na sustentabilidade de uma empresa. Anualmente, quatro mil milhões de árvores são cortadas para a produção de papel4. Os valores sugerem que o papel representa 14% da desflorestação mundial. Isto ronda a destruição de cerca de 4,1 milhões de hectares cada ano, uma área do tamanho dos Países Baixos5.

Uma forma fácil de reduzir o impacto ambiental dos negócios é simplesmente usar papel reciclado. A reciclagem de 1 tonelada de papel não só salva 17 árvores6, como também o papel reciclado gera até 50% menos de emissões de dióxido de carbono, que o papel produzido a partir de fibras virgens7.

Outras formas de reduzir o consumo de papel são configurar os equipamentos para imprimir em frente e verso ou em modo folheto. E pode sempre adicionar uma mensagem na assinatura do correio eletrónico corporativo relembrando quem o recebe que apenas deve imprimir quando for absolutamente necessário.

5. Analisar as características das impressoras

Na maioria dos escritórios, pode ser contabilizada uma grande quantidade de documentos impressos abandonados nas impressoras. Quer seja por o trabalho ter sido enviado para o lugar errado ou por alguém se ter esquecido de recolher os documentos, os trabalhos de impressão desnecessários criam um desperdício de tempo, toner, papel e energia.

Escolher impressoras que ofereçam funcionalidades de autenticação de utilizadores ou pull printing ajudará a resolver este problema tão dispendioso. Com esta funcionalidade, todos os trabalhos enviados para a impressora apenas são impressos quando o utilizador se identifica e está junto do equipamento para recolher o seu trabalho. Os ficheiros que não são libertados depois de um determinado tempo são eliminados automaticamente da memória da impressora e não chegam a ser impressos.

Além disso, há que considerar a possibilidade de escolher impressoras com modo rascunho que permite reduzir o consumo de energia, assim como um modo espera que apaga o visor para conservar a energia quando o dispositivo não é utilizado por um determinado tempo.

Resumindo, a redução do impacto ambiental dentro dos escritórios pode conduzir a uma grande poupança de custos e pode ter um impacto muito positivo na reputação e possíveis licitações e colaborações de cada empresa. Como tal, podem ser rapidamente vistos os benefícios simplesmente reduzindo os resíduos, otimizando o consumo de energia, papel e toner, assim como aumentando a eficiência dos dispositivos.

1 "Sustainable Procurement: What you need to know in 2020" - março 2020

2 "Supply Chains Cause 90% Of Companies’ Environmental Impacts. How Can They Be Improved?" - março de 2019

3 "Starting at the source: Sustainability in supply chainso" - novembro de 2016

4 "The Environmental Impacts of Using Paper" - setembro 2014

5 "What is the environmental impact of deforestation for paper production?"- novembro de 2018

6 www.theworldcounts.com/stories/paper-waste-facts

7 "Recycling and Deinking of Recovered Paper" - 2014

Mais de Impressão

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').