Printerfobia Assusta-o a sua impressora do escritório

Printerfobia: A sua impressora do escritório assusta-o?

O medo pode chegar de todas as formas ou tamanhos. Alguns deles, como o medo das aranhas, são amplamente conhecidos e reconhecidos. No entanto, existe uma aversão muito pouco conhecida que pode limitar os trabalhadores: a printerfobia.

O desconforto que gera a tinta derramada dos equipamentos do escritório – mais conhecido pelo nome de printerfobia – é, acredite ou não, real e com muitos dos trabalhadores hoje em dia a limpar o pó da sua impressora em casa ou a regressar ao escritório, são muitos os que fogem da tarefa de imprimir e pedem ajuda ao primeiro sinal de um problema. Esta é a razão pela qual decidimos ajudar todos aqueles que sofrem de printerfobia para que superem os seus medos.

Printerfobia – identificar o problema e detetá-lo noutros

A printerfobia é considerada como uma forma de syskeviphobia – medo aos dispositivos. Quando se encontram junto de um equipamento de impressão, a calma dos printerfóbicos desaparece. Apesar de serem pequenas e de fácil resolução de problemas de impressão ou de digitalização, fazem desencadear níveis desproporcionais de nervos, acelerar o ritmo e, em alguns casos, até provocam sacudidelas descontroladas dos braços.

Se se identifica com este cenário, pode ser reconfortante saber que não está sozinho. Suspeitamos até, que faz parte de um amplo grupo de pessoas que sofrem do mesmo problema. Mas, com um pouco de ajuda, pode erradicar este medo irracional de uma vez por todas.

A perceção vs a intuição real da usabilidade

Embora as impressoras se tenham tornado mais fáceis de utilizar nos últimos anos, muitas não passam pela experiência ininterrupta e intuitiva que os dispositivos mais recentes trazem e receiam a ideia de que a utilização de uma impressora seja complicada e esteja condenada ao fracasso.

Mas a impressão não tem porque ser uma experiência da qual tenha medo. A tecnologia de impressão e digitalização está meticulosamente desenhada para um funcionamento sem defeitos quer seja no escritório ou em casa e oferece uma excelente disponibilidade operacional com um esforço mínimo, como tal não há necessidade de ter medo.

Aportando um uso muito mais alinhado com as novas metodologias de trabalho mediante a utilização de apps para a impressão ou digitalização com dispositivos móveis. Isto converte a impressão em algo seguro e muito mais fácil, inclusivamente para os mais printerfóbicos.

Excesso de confiança nos “entendidos em impressoras” internos

A acrescentar à apreensão técnica dos printerfóbicos poderia existir uma dependência excessiva dos "experts em impressoras" internos - a pessoa (e há sempre uma em cada escritório) - que resolve calmamente os problemas de impressão e digitalização dos seus frustrados colegas.

Agora, que muitos de nós estamos a trabalhar a partir de casa, este medo é provável que se alargue ainda mais e que os telefonemas às equipas de TI e aos “experts em impressoras” subam vertiginosamente. Mas é aqui que asseguramos que existe uma solução simples para todos os receios relacionados com a impressão.

Não se preocupe, a ajuda está próxima…

Como todos os medos, a printerfobia também se pode curar. Para ajudar os printerfóbicos a superar os seus receios e dar aos “experts em impressoras” algo próximo do seu merecido descanso.

Na segunda parte desta série de posts, partilharemos conselhos, dicas e um guia prático que dará, mesmo aos mais avessos à tecnologia, conhecimentos suficientes para se tornarem " experts em impressoras" e serem uns ases na impressão onde quer que estejam.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').