1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2020
  5. Como serão eliminadas as barreiras à produtividade no local de trabalho do futuro
Produtividade no local do trabalho do futuro com Brother

Como serão eliminadas as barreiras à produtividade no local de trabalho do futuro

A tecnologia está a criar oportunidades ao ajudar-nos a superar os obstáculos para progredir e aumentar a produtividade.

Desde simples atalhos que poupam tempo e melhoram a conectividade até à assistência virtual, a eliminação das barreiras de produtividade está-nos a aproximar cada vez mais daquele que será o local de trabalho do futuro.

Superar o maior obstáculo da história

A tecnologia está-nos a ajudar a destruir as maiores barreiras que enfrentam os humanos: a distância e o tempo.

As ferramentas atuais de vídeo conferência proporcionam formas sofisticadas de se conectar e partilhar apresentações, planos e ideias entre continentes, mas estamos apenas a dar os primeiros passos em termos de capacidade técnica e pedidos de negócio.

As empresas pioneiras já estão a realizar conferências sobre realidade virtual (RV). Os cenários podem ser tão diversos como as praias e os espaços exteriores. Alguns especialistas técnicos pensam que isto pode ser muito mais comum em apenas 5 anos1.

A RV e a funcionalidade de Realidade Aumentada (RA) ajudarão a reduzir os sentimentos de desconforto, aprofundando as possibilidades de colaboração e ajudando os participantes a interatuar com materiais, produtos ou conceitos do mundo real para aumentar a sensação de presença.

Estes mundos virtuais poderão inclusivamente ser desenhados para impulsionar a criatividade, aumentando o potencial da tecnologia.

Um ecossistema de trabalho conectado virtualmente

Os sistemas de TI e os dispositivos inteligentes de escritório, como os dispositivos de impressão multifunções, vão-se conectar em rede e vão comunicar entre si2, graças à interoperabilidade e ao acesso seguro à nuvem. Isto irá mudar radicalmente a forma em que trabalhamos e desbloqueará a liberdade no trabalho, simplesmente proporcionando uma experiência tecnológica sem falhas, segura, vinculada e intuitiva.

Enriquecidos com tecnologia pioneira, no mundo do consumidor através de assistentes virtuais como Alexa, Cortana e Siri, vão ser desenvolvidos dispositivos e sistemas de escritório com acesso biométrico, reconhecimento de voz e configuração guiada por vídeo e autodiagnóstico.

Os equipamentos multifunções, com a sua tecnologia inteligente, também poderão antecipar-se às necessidades dos utilizadores e repararem-se a si mesmos mediante a gestão e rearranjo de peças ou peças de substituição para maximizar o tempo de atividade, eliminando assim outra barreira de produtividade. Esta tecnologia também irá impulsionar o crescimento previsto dos modelos contratuais de fornecimento de tecnologia e consumíveis, incluindo os serviços de gestão da impressão (MPS).

Os scanners também serão elementos chave no local de trabalho do futuro, uma vez que todos os papéis serão digitalizados e toda a documentação será armazenada na nuvem.

Superar as barreiras à produtividade

A tecnologia oferece algo muito mais emocionante que os atalhos, as interações mais simples e a redução da distância e do tempo: promete ajudar-nos a superar as nossas próprias limitações intelectuais.

O mundo do trabalho rapidamente será revolucionado pela Inteligência Artificial (IA). Os dispositivos conectados que reúnem inteligência e aplicam algoritmos em breve começarão a proporcionar soluções aos problemas de produtividade, em muitos casos superando problemas que os próprios humanos nem sequer identificaram.

Para ajudarmos a superar as limitações de produtividade, prevê-se que os assistentes virtuais possam gerir os calendários, as salas de reuniões e os formulários de gastos para o ano 2025. Os programas como Start Compose da Google para Gmail melhorarão continuamente no momento de enviar respostas automáticas por correio eletrónico.

A nível departamental, os sistemas completarão automaticamente tarefas que antes eram manuais, como a faturação, o processamento de pedidos de clientes e as folhas de pagamento.

A tecnologia está a aumentar o seu papel no escritório tão rapidamente como se eliminam as barreiras à produtividade. Então, que papel têm os humanos dentro desta mistura de trabalho cada vez mais produtiva?

Com tarefas insignificantes e repetitivas cada vez mais automatizadas, os trabalhadores serão cada vez mais livres para realizar tarefas mais estratégicas, críticas para o negócio e de valor acrescentado, ajudando as empresas a aumentar a produtividade e a rentabilidade.

1 https://www.fastcompany.com/40447437/will-virtual-reality-solve-your-conference-calls-nightmares
2 Estudio Print 2025 de Quocirca

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').