1. Home Brother
  2. Soluções para empresas
  3. Centro Recursos Empresas
  4. Centro-Conhecimento
  5. Os serviços de gestão da impressão, os grandes aliados do setor retalho

Os serviços de gestão da impressão, os grandes aliados do setor retalho

O setor do retalho foi, sem dúvida, um dos que mais sofreu o impacto da pandemia, já que, com exceção dos serviços ou atividades considerados essenciais, o resto não teve outro remédio se não fechar durante várias semanas. Isto fez disparar as compras online, mudando os hábitos de compra de muitos portugueses, facto que, ao dia de hoje, se continua a constatar. Mas também, é um facto que os consumidores voltaram às lojas físicas quando a situação da pandemia aliviou.

 

Isto fez com que, além de uma elevada transformação do seu negócio, inúmeras cadeias de retalho experimentassem uma expansão rápida das suas lojas e, por isso, os seus processos de impressão e gestão documental encontram-se mais distribuídos. Esta descentralização nas localizações dos pontos de impressão, não só a nível nacional, como também internacional, aumenta a complexidade na gestão dos parques de impressão que tem como consequência o aumento do tempo dedicado a tarefas administrativas por parte das centrais.

 

Neste sentido os Serviços de Gestão da Impressão baseados na nuvem continuam a crescer como os perfeitos aliados para ajudar o setor do retalho a gerir de forma otimizada todos os seus processos documentais e de impressão. Estes serviços permitem implementar uma solução unificada, incluindo um suporte técnico especializado em cada uma das localizações, para assim poder resolver de forma eficiente qualquer incidência que possa produzir-se em matéria de impressão. Isto traduz-se na libertação de tempo que os colaboradores tinham que investir nestes processos; tempo que agora dedicam a atender mais e melhor os clientes. Resumindo, tem como consequência uma melhoria da experiência dos consumidores e, consequentemente, da imagem corporativa de toda a empresa.

 

As necessidades particulares do setor do retalho contemplam, não só a cópia, impressão e digitalização de documentos, como o podem fazer em tamanho A3, já que neste setor se utilizam muitos cartazes a cores, em tamanhos que sejam visíveis e com a máxima qualidade, para contribuir para a melhoria da imagem corporativa de que falávamos antes. Estes equipamentos multifunções devem oferecer uma velocidade de impressão adequada, para otimizar o tempo dos trabalhadores e minimizar os tempos desnecessários de espera. Esta modalidade de impressão em modo serviço pode incluir equipamentos com características como as mencionadas e de última geração, já que com cada contrato o parque é renovado pelos últimos modelos lançados no mercado.

 

A compra dos consumíveis de impressão sempre causou muito incómodo para os trabalhadores do setor do retalho, já que os obriga a investir uma grande parte do tempo que deveriam dedicar a tarefas que são mais importantes para o negócio. Com os serviços de gestão da impressão este desafio é coisa do passado, já que a gestão dos consumíveis é automatizada. Ou seja, é o próprio equipamento que automaticamente reporta a necessidade de um novo consumível antes de terminar o que está a uso e os substitutos são recebidos automaticamente, pelo que este processo já não tem que ser feito através da própria loja.

 

Não devemos esquecer que, graças aos serviços de gestão da impressão, a central recebe de forma periódica relatórios dos custos de todas as suas lojas. Esta informação é muito útil para ajustar os consumos ou estabelecer limites de impressão por localização, o que em muitos casos pode traduzir-se em poupanças de mais de 20%.

 

Além disso, as incidências são notificadas de forma automática para uma resolução rápida das mesmas, o que também implica uma redução drástica da sua quantidade. E não só isto, como também, tendo o parque de impressão em modalidade contratual, o serviço técnico está coberto pela marca, pelo que a resolução de incidências é de excelência e realizada por especialistas que conhecem os equipamentos na perfeição.

 

O setor do retalho evoluiu muito nos últimos dois anos e não só pelo auge das compras online como também pelo crescente regresso às lojas físicas, que multiplicou as localizações de muitas cadeias de lojas. Por isso, contar com um fornecedor de impressão que ofereça cobertura global através de um contrato de serviços de gestão da impressão é fundamental para ter uma gestão unificada dos processos de impressão e seus custos em todos os estabelecimentos. Só assim podemos alcançar o sucesso diferenciando-nos num mercado tão competitivo como o atual.


Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').