1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Impressão
  4. 2023
  5. O ciclo de vida completo: comprar impressão sustentável

O ciclo de vida completo: comprar impressão sustentável

Os objetivos de sustentabilidade corporativos são cada vez mais exigentes e costumam estar integrados nos processos de compra. No geral, as estatísticas tecnológicas dos ambientes de escritório centram-se no ciclo de vida operacional das máquinas. Ter equipamentos que durem muitos anos é uma forma de gastar menos e de contribuir para a sustentabilidade.

 

71% das PMES está de acordo com a importância de avaliar a sustentabilidade do hardware em todo o seu ciclo de vida para obter uma medição real do seu rendimento meio ambiental1. Por exemplo, à parte do custo por página e o preço do equipamento, deveria ter-se em conta aspetos como o impacto da produção, o envio, o embalamento, os planos de reciclagem e, inclusivamente, a qualidade dos programas de RSC do próprio fabricante. Ter em conta o ciclo de vida completo é um passo fundamental na hora de adquirir equipamentos de alto rendimento.


As empresas e os utilizadores domésticos que desejem aplicar práticas de impressão sustentáveis já adotaram o conceito de reciclagem de cartuchos de impressão e toner originais. O seguinte passo lógico rumo ao pensamento de ciclo de vida completo e do funcionamento de uma impressão ecológica, é pensar a longo prazo: manter o mesmo dispositivo em funcionamento durante o maior tempo possível para maximizar a sustentabilidade e o retorno do investimento.

 

Levar a cabo reparações modulares nas máquinas avariadas, em vez de substituir o equipamento completo, é fundamental para que as empresas possam aumentar a vida útil da tecnologia de impressão e cumprir os objetivos de impressão sustentável. As reparações modulares que incluem peças e atualizações tecnológicas poderiam prolongar ainda mais a vida útil das impressoras, o que supõe uma via para a transformação digital e a impressão ecológica.

 

A forma perfeita de ter em conta tudo isto, minimizando o impacto meio ambiental, é contratando um Serviço de Gestão da Impressão. Por exemplo, este tipo de serviços implica ter os equipamentos de impressão atualizados, o que é fundamental para serem mais sustentáveis, já que estes consomem menos energia e contam com funcionalidades avançadas para otimizar o seu uso. E não é só isso, como também incorporam programas de reciclagem de consumíveis e de equipamentos, além da vantagem primordial deste tipo de serviços que consiste no controlo do volume e custo das páginas impressas.

 

Resumindo, contratar uma empresa especializada em serviços de impressão permite otimizar o uso dos equipamentos, ter sempre a última tecnologia (redução de ruído, poupança de energia e papel) e realizar uma correta reciclagem dos consumíveis.

 

Se quer saber como a Brother o pode ajudar a alcançar os seus objetivos de impressão ecológica com o abastecimento e a aquisição de serviços de impressão que respeitem o meio ambiente, veja o que estamos a fazer para conseguir uma mudança positiva.

1http://www3.weforum.org/docs/WEF_Global_Risks_Report_2019.pdf

Mais de Impressão

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').