Conhece a impressão térmica com Brother

Conhece a impressão térmica?

Seguramente, se trabalha no setor do retalho, numa loja, num restaurante ou numa empresa de serviços de manutenção, sabe o que é ou até mesmo utiliza a impressão térmica direta. Muitos setores, além dos já citados, trabalham com este sistema, no entanto, fora destes pode ser difícil entender em que consiste este tipo de impressão. 

Uma impressora térmica é um equipamento que utiliza o calor como meio para produzir a imagem ou o texto no papel, e por isso não necessita de tinta nem toner. No entanto, requer um papel térmico que permita a impressão. Devido à qualidade da sua impressão e à sua velocidade, tornou-se popular e é utilizada, principalmente, em supermercados, companhias aéreas, entretenimento, serviços de inspeção técnica ou apoio médico.

Se não sabe ao que nos referimos, deve saber que no seu dia a dia manuseia documentos impressos com esta tecnologia, tais como: talões de loja, recibos de compras, multas ou bilhetes de cinema, entre outros.

As impressoras térmicas têm uma utilização bastante alargada em ambientes de venda onde há uma grande quantidade de etiquetas, talões e recibos, devido à sua velocidade de impressão e rentabilidade.

Quais são as suas características?

Talvez se questione como é possível imprimir sem necessidade de tinta nem toner. É mais simples do que parece, uma vez que a chave está no papel. Para imprimir, é necessário utilizar um papel termo sensível ou etiquetas que reajam ao envio do calor pela impressora.

Esta forma de impressão é muito benéfica para certos setores graças a vantagens como:

  • Grande velocidade de impressão. As impressoras térmicas podem imprimir a velocidades muito mais rápidas que outras impressoras já que as suas cabeças de impressão criam imagens em milésimos de segundos. Esta característica permite uma impressão mais rápida das etiquetas de envio ou embalagem, e recibos para os clientes;
  • Custos de impressão reduzidos. Por não necessitar de cartuchos e utilizar o calor para o papel reagir, as empresas podem poupar em consumíveis. O único consumível necessário para impressão térmica é o papel, que se apresenta normalmente no formato de rolo, mais económico e rentável;
  • Manuseamento simples. Os utilizadores podem começar a utilizar as impressoras sem formação previa, como tal os custos de mudar para esta tecnologia são baixos, graças à sua rápida colocação em marcha. As reposições de papel são simples e rápidas, o que se traduz em poucas paragens na produção de documentos;
  • Baixo custo de manutenção. As impressoras térmicas contêm menos peças móveis que outro tipo de dispositivos, o que as torna mais duradouras. Além disso, os custos de manutenção são significativamente mais baixos, já que, como dissemos, não requer consumíveis e raramente se avariam. Tudo isto leva a uma redução do custo total de propriedade;
  • Maior robustez. Isto deve-se ao facto de conterem menos partes móveis para funcionar, pelo que podem trabalhar em ambientes com vibrações. Estas impressoras podem ser utilizadas continuamente pelos colaboradores por terem menos interrupções, já que os encravamentos e as avarias são menos frequentes. São equipamentos que costumam ter certificações de resistência a quedas e ao pó;
  • Tamanho compacto. Este tipo de equipamento, ao ser usado principalmente para a impressão de talões ou comprovativos de compra, não necessitam ter um grande tamanho, pelo que as suas dimensões podem ser bastante reduzidas, favorecendo a mobilidade;
  • Conectividade. As impressoras térmicas costumam contar com portas USB para receber dados desde o computador, assim como Bluetooth ou WiFi, sendo o tipo de conectividade cada vez mais alargada.

O preço de uma impressora térmica varia conforme o tamanho e as características. Não obstante, o custo dos materiais necessários como o papel ou algumas das suas peças mantêm um preço similar para cada tipo de impressora destas características.

Por outro lado, há que considerar que a durabilidade da impressão não dependerá unicamente do equipamento e dos seus consumíveis, mas também das condições do ambiente onde se armazena o papel, a temperatura e a humidade.

A impressão térmica resulta numa escolha perfeita para aqueles setores que necessitam imprimir talões e recibos, graças a prestações como a rapidez, a durabilidade e a poupança que proporcionam. Em qualquer caso, no momento de escolher um equipamento de impressão convém verificar as necessidades do negócio, para assim poder escolher a tecnologia de impressão mais adequada, já que nem todas estão pensadas para todos os tipos de utilização.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').