1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Mobilidade
  4. 2022
  5. Como otimizar a gestão de documentos no setor do transporte

Como otimizar a gestão de documentos no setor do transporte

O transporte e logística é um dos setores de maior crescimento. Em 2021, teve um aumento de 65% relativamente a 20201, apesar da pandemia (ou graças a ela). Hoje, a logística está numa situação de pleno emprego e tem uma importante contribuição para o PIB nacional.

 

Dado o intenso processo de transformação que está a viver o setor, é necessário levar a cabo uma planificação com visão de futuro das empresas de transporte que inclua, não só a sua orientação para o mercado, como também os investimentos internos da empresa.

 

Falamos de um mercado onde o pessoal, que trabalha em constante movimento, tem que gerar diariamente diferentes tipos de documentos, que são fundamentais para o bom funcionamento do seu trabalho. Documentação que, até há pouco tempo, apenas podiam recolher fisicamente na central da empresa para iniciar o serviço de transporte e entregar na finalização do mesmo para faturar o serviço ao cliente, o que supunha um investimento de tempo desnecessário e um importante gasto em combustível.

 

As empresas do setor de transporte que procuram cada vez mais um maior nível de serviço e flexibilidade, assim como oferecer um maior valor acrescentado ao cliente, devem contar com uma total rastreabilidade do movimento da sua mercadoria. Por isso, otimizar o tempo que investem os profissionais em tarefas como a impressão e digitalização de documentos, para que se possam dedicar mais tempo a outras atividades que são mais importantes para o negócio da sua empresa, é fundamental e será o fator chave para se diferenciar da concorrência.

 

Como tal, as empresas do setor de transporte devem melhorar a sua produtividade, utilizando soluções que lhes permitam, entre outras coisas, imprimir e enviar documentos digitalizados até formato A4, no local, em qualquer momento e lugar. Soluções integráveis nas cabines dos veículos para poupar tempo, aumentando a eficiência dos colaboradores, já que não terão que realizar viagens desnecessárias ao escritório central, podendo imprimir e gerir as suas rotas, guias de transporte ou faturas quando e onde necessitem.

 

Neste sentido, ferramentas como as impressoras portáteis e scanners portáteis converteram-se nas aliadas perfeitas para este setor, uma vez que permitem responder à necessidade de imprimir e digitalizar documentos de forma autónoma e em mobilidade. Também agilizam o processo de faturação, já que os condutores poderão digitalizar e enviar a guia de remessa assinada no momento da entrega e assim dar a conhecer a entrega da mercadoria em tempo real, sem ter que voltar à central para efetuar esse trabalho. Ao serem instaladas nas cabines dos camiões, poupam muito tempo na gestão de documentos, permitindo centrar esforços no que realmente aporta valor ao negócio.

 

Estes equipamentos profissionais costumam ser leves, fiáveis e portáteis, oferecem velocidade e qualidade de impressão, assim como diferentes opções de conectividade para permitir a impressão a partir de dispositivos móveis e fazer com que seja mais ágil e simples. No caso das impressoras portáteis, estão dotadas com a tecnologia de impressão térmica direta, que apenas necessita de papel para imprimir, como tal a poupança de custos em consumíveis, assim como a facilidade de uso, são ainda maiores.

 

Num ambiente tão competitivo como o atual, as empresas devem aportar valor acrescentado e ser mais eficientes que nunca, tanto nos custos como em adotar as ferramentas que ajudem a melhorar os processos. Investir hoje pode trazer muito benefícios futuros que garantam a sobrevivência a longo prazo.

 

Para ajudar a conseguir este objetivo, encontramos assoluções de impressão portátil para o setor logístico, que permitem superar qualquer desafio de impressão ou digitalização que enfrentem, com um impacto mínimo no orçamento.

 

1 https://www.eleconomista.es/inmobiliaria/noticias/11598042/02/22/El-interes-logistico-continua-por-el-crecimiento-del-ecommerce.html

Mais de Mobilidade

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').