Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2020
  5. Três vantagens do NFC que talvez não conheça
Três vantagens do NFC em impressoras Brother

Três vantagens do NFC que talvez não conheça

São frequentemente apresentadas dezenas de inovações em tecnologia e digitalização no nosso dia a dia, mas sem dúvida, os avanços mais importantes são aqueles que facilitam a nossa rotina. Assim, abordamos hoje o sistema NFC, que permite transportar e utilizar todos os dados, tanto pessoais como bancários, que quisermos e no momento que pretendermos.

A tecnologia NFC - Near Field Communication – não é mais do que uma forma de chamar a um novo sistema de comunicação com o qual se podem sincronizar dois dispositivos simplesmente aproximando-os. São processos contactless mediante os quais se podem trocar dados, fazer pagamentos móveis, sincronizar dois equipamentos ou utilizar dados de identificação. E muito simples de usar!

Simplesmente aproximando um cartão ou um telefone móvel que tenham incorporada esta tecnologia a um leitor específico, os dados necessários são transmitidos e isso permite-nos fazer coisas tão simples como pagar numa loja ou realizar operações bancárias numa caixa, por exemplo.

Embora há muito esta tecnologia exista (desde 2003), utiliza-se há pouco tempo, mas cada dia é mais utilizada nas lojas, restaurantes ou caixas automáticas, uma vez que é muito simples de usar e é muito mais cómoda que outros sistemas de contacto. Mas não nos vamos perder em detalhes porque já sabe o que é e como funciona o NFC.

Entre outras utilidades, esta tecnologia pode ser utilizada para facilitar a conexão de scanners e impressoras a computadores portáteis, tablets ou smartphones, permitindo que os ficheiros sejam sincronizados entre o equipamento e o dispositivo móvel que quisermos. Nas impressoras, a tecnologia NFC é cada vez mais habitual, sobretudo nos equipamentos multifunções que são utilizados por vários utilizadores de uma empresa.

Mas que vantagens obtemos de uma conexão NFC em equipamentos de impressão e digitalização?

  • Confidencialidade: graças à tecnologia NFC, as impressoras identificam os utilizadores que as podem utilizar, o que significa que apenas aqueles perfis que contam com privilégios terão acesso aos sistema e só o poderão fazer através do seu cartão pessoal;
  • Controlo de custos: esta tecnologia, ao contar com um sistema de identificação dos utilizadores, limita o número de impressões que cada um deles pode realizar, conseguindo reduzir custos;
  • Segurança: NFC permite imprimir e digitalizar informação a partir de um smartphone ou um Tablet (compatíveis com NFC), mas apenas se foram autorizados antes, o que implica que haverá mais segurança e controlo das pessoas que acedem ao equipamento. Com isto evitaremos fugas de informação confidencial da empresa.

Conclusão: esta “nova” tecnologia facilita, entre outras coisas, o uso das impressoras e scanners no escritório, além de permitir uma utilização mais segura e privada dos mesmos. Talvez estejamos perante uma tecnologia sem a qual possamos viver no futuro, como é o caso do WiFi, mas…. será que veio para ficar?

Mais de Transformação digital

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').