1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2020
  5. 5G: a tecnologia com enormes oportunidades para as empresas
5G a tecnologia com enormes oportunidades para as empresas

5G: a tecnologia com enormes oportunidades para as empresas

A passada transição de 3G para 4G, ainda presente na nossa memória, poderia estar a condicionar as nossas expectativas relativamente ao impacto que poderia ter a tecnologia 5G.

Mas além das melhorias incrementais, não há dúvida de que o lançamento do 5G suporá um grande avanço em mobilidade e serviços, uma vez que promete abrir numerosas oportunidades a qualquer tipo de negócio.

5G já está disponível numa boa parte das grandes cidades europeias, que rapidamente se está a estender, e por isso espera-se que a maioria das cidades da Europa tenham acesso aos serviços 5G no final de 2020. Mas, o que significa isto?

A melhor forma de explorar todo o seu potencial é dar uma vista de olhos aos números que, entre outras coisas, revelam a expectativa de que esta tecnologia seja pelo menos 10 vezes mais rápida que o 4G; embora muitos especialistas falem inclusivamente de uma velocidade 100 vezes maior, com um nível de latência quase nulo.

Isto significa que, se o uso máximo do 4G poderia abrandar o carregamento de documentos relativamente pequenos como PDFs, com 5G poderemos descarregar um filme em apenas segundos.

Infraestrutura gratuita no ar

A chegada do 5G não se irá definir apenas como uma tecnologia nova ou uma revolução imediata, o sinal gratuito de alta velocidade disponível no ar abrirá a oportunidade de desenvolver tecnologias e serviços muito mais avançados.

Os problemas da largura de banda e latência dificultaram especialmente a transferência de dados. Esta é a chave para muitas tecnologias em desenvolvimento – IoT, IA ou tecnologias omnipresentes que exigem um sinal forte e constante, como carros automotores – pelo qual o desenvolvimento terá uma nova vida graças ao 5G.

Novas possibilidades para uma colaboração e trabalho mais ágeis

O 5G também fará com que os trabalhadores sejam muito mais ágeis, já que a conexão à rede será muito mais viável e poderão abrir documentos mais rapidamente quando estiverem fora do seu local de trabalho, o que permitirá realizar tarefas quando estiverem, por exemplo, no comboio, sem ter que esperar a chegada ao escritório.

Mas, além da rápida acessibilidade e mobilidade, também se vislumbram outras oportunidades. Por exemplo, no Reino Unido a tecnologia 5G já permitiu fazer uma chamada holográfica. E na UE fez-se uma prova através de uma rede 5G, para que os espectadores que utilizavam óculos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual (RV) pudessem disfrutar de um jogo de basquete em RV 360.

Estes desenvolvimentos estão a criar um ambiente no qual as empresas possam fazer remotamente apresentações, demonstrações de produto e sessões de colaboração com trabalhadores em mobilidade e equipas localizadas noutros países.

Repensando negócios e redefinindo serviços

Ao serem eliminados os problemas de velocidade e latência, podem-se combinar formas mais rápidas de dar resposta aos clientes com formas mais inteligentes de fazer negócios. As aplicações, por exemplo, estarão muito mais conectadas e serão mais potentes, apostarão mais do que nunca na imagem e no vídeo.

Além disso, no centro destes desenvolvimentos estará o serviço ao cliente e a resolução de problemas. Mas talvez, o mais surpreendente seja a informação recolhida dos dispositivos inteligentes conectados das empresas, pois eles fornecerão uma imagem de dados mais ampla que se concentrará continuamente na redefinição de serviços.

Em definitivo, de uma forma ou de outra, é fundamental que as empresas invistam em tecnologias como 5G. Mas, embora os pacotes de telefone 5G disponíveis para os trabalhadores ofereçam mais agilidade e conectividade de forma instantânea, para tirar o máximo partido das infraestruturas, os negócios deveriam considerar realmente a migração para a nuvem e criação uma rede virtual, pois isso dará a flexibilidade necessária para adotar o 5G. Apenas assim as empresas terão a oportunidade de se converterem em líderes no seu setor.

Artigo escrito por Ian Metcalfe, Diretor Executivo, Business & Strategic Planning, Brother International Europe.

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').