1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2020
  5. Dispositivos inteligentes e o local de trabalho do futuro
Dispositivos inteligentes e o local de trabalho do futuro

Dispositivos inteligentes e o local de trabalho do futuro

Em 2015 assistimos à explosão dos chamados “smart objects” ou dispositivos inteligentes que chegaram às nossas vidas em todo o tipo de formatos, desde relógios que controlam a nossa atividade até carros ou até mesmo frigoríficos. O que muita gente desconhece é que nos próximos anos, cada vez mais objetos se tornarão “inteligentes” e serão capazes de compilar grande quantidade de dados.

Podemos até sentir-nos um pouco intimidados ao saber que simples objetos que nos rodeiam sabem tanto sobre as nossas atividades, mas os projetos que se estão a desenvolver demonstram os seus numerosos benefícios. Os dispositivos inteligentes vão-nos ajudar a realizar da forma mais simples possível ruma grande quantidade de tarefas, e os dados recolhidos servirão para nos proporcionar uma visão mais clara da nossa envolvente e das nossas necessidades.

 

Uma impressora também pode ser inteligente?

Entre os objetos que se estão a converter em “smart objects” também estão as impressoras e equipamentos multifunções. Atualmente, estes dispositivos são capazes de se conectarem a outras plataformas de forma muito segura, permitindo por exemplo oferecer conectividade a software de terceiros, digitalizar documentos para a nuvem, imprimir sem fios desde dispositivos móveis, aceder à impressão mediante um cartão, partilhar ou editar imagens a partir do equipamento… e muitas outras coisas mais.

Com a consolidação da mobilidade e da Cloud nas empresas, foi aberta uma porta para que, da mesma forma que os dispositivos móveis e tablets funcionam através de aplicações descarregáveis, os equipamentos de impressão também incorporem e se convertam em verdadeiros centros ou estações de trabalho.

Tudo isto significa que os equipamentos não são apenas um simples hardware capaz de digitalizar e imprimir, mas também se estão a converter numa peça chave em todo o processo de negócio.

Como podem melhorar os centros de trabalho no dia a dia de um escritório? Permitindo numerosas funcionalidades que podem ir desde a reserva de salas à gestão de abastecimentos ou a um pedido de ajuda ao IT. Tal como a nossa imaginação não tem limites, as possibilidades dos equipamentos de impressão também não terão, sendo elementos chave para gerir fluxos de trabalho nos locais de trabalho do futuro.

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').