Trabalhar na nuvem

Trabalhar na nuvem

Embora o título possa parecer mais o nome de um filme de ficção científica, a realidade é que cada vez mais trabalhadores recorrem à nuvem ou Cloud para realizar as suas tarefas diárias. Se alguma coisa está a impulsionar a utilização da Cloud, é seguramente o crescimento do número de trabalhadores que realizam toda ou parte do seu trabalho fora da escritório, uma vez que o armazenamento na nuvem das ferramentas de trabalho remoto facilita muitíssimo o acesso a elas.

Tudo isto, aliado à popularização dos smartphones e tablets, permitiu que os colaboradores disfrutem, mais do que nunca, da mobilidade fora dos escritórios enquanto comunicam com os seus chefes ou colegas, ou acedam a documentos necessários para o seu trabalho. Assim confirma um estudo recente levado a cabo pela Regus, no qual foram consultados mais de 44.000 executivos de mais de 100 países, e que mostra que 93% utilizou pelo menos uma ferramenta na Cloud para trabalhar à distância no último mês.

As implicações para a empresa e trabalhadores são inúmeras. Por um lado, estar fora do escritório ou a teletrabalhar já não significa estar à margem, nem perder o que está a acontecer na empresa. As mensagens instantâneas converteram-se em conversas fluídas entre colegas, sem importar o local onde se encontram. Por outro, o acesso aos documentos através de ferramentas virtuais converteu-se em algo simples e seguro, um dos principais problemas apontado pelas empresas no início de utilização da Cloud. No entanto, poder aceder desde qualquer lugar, em qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo ao trabalho, faz com que não estejamos desconectados em nenhum momento, favorecendo o aumento do stress.

Está claro que a Cloud continuará a evoluir nos próximos anos, porque uma vez que as empresas e trabalhadores a tenham utilizado, não estarão dispostos a renunciar à flexibilidade e produtividade que proporciona. O que sim pode estar em causa, é o tipo de nuvem que utilizarão, pois longe de decidir entre a Cloud pública ou privada, as empresas não querem fechar portas e dirigem-se para uma Cloud híbrida, onde convivem ambos os tipos, tratando de conseguir as vantagens que cada uma delas pode proporcionar. 

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').