Trabalhar na nuvem

Trabalhar na nuvem

Embora o título possa parecer mais o nome de um filme de ficção científica, a realidade é que cada vez mais trabalhadores recorrem à nuvem ou Cloud para realizar as suas tarefas diárias. Se alguma coisa está a impulsionar a utilização da Cloud, é seguramente o crescimento do número de trabalhadores que realizam toda ou parte do seu trabalho fora da escritório, uma vez que o armazenamento na nuvem das ferramentas de trabalho remoto facilita muitíssimo o acesso a elas.

Tudo isto, aliado à popularização dos smartphones e tablets, permitiu que os colaboradores disfrutem, mais do que nunca, da mobilidade fora dos escritórios enquanto comunicam com os seus chefes ou colegas, ou acedam a documentos necessários para o seu trabalho. Assim confirma um estudo recente levado a cabo pela Regus, no qual foram consultados mais de 44.000 executivos de mais de 100 países, e que mostra que 93% utilizou pelo menos uma ferramenta na Cloud para trabalhar à distância no último mês.

As implicações para a empresa e trabalhadores são inúmeras. Por um lado, estar fora do escritório ou a teletrabalhar já não significa estar à margem, nem perder o que está a acontecer na empresa. As mensagens instantâneas converteram-se em conversas fluídas entre colegas, sem importar o local onde se encontram. Por outro, o acesso aos documentos através de ferramentas virtuais converteu-se em algo simples e seguro, um dos principais problemas apontado pelas empresas no início de utilização da Cloud. No entanto, poder aceder desde qualquer lugar, em qualquer momento e a partir de qualquer dispositivo ao trabalho, faz com que não estejamos desconectados em nenhum momento, favorecendo o aumento do stress.

Está claro que a Cloud continuará a evoluir nos próximos anos, porque uma vez que as empresas e trabalhadores a tenham utilizado, não estarão dispostos a renunciar à flexibilidade e produtividade que proporciona. O que sim pode estar em causa, é o tipo de nuvem que utilizarão, pois longe de decidir entre a Cloud pública ou privada, as empresas não querem fechar portas e dirigem-se para uma Cloud híbrida, onde convivem ambos os tipos, tratando de conseguir as vantagens que cada uma delas pode proporcionar. 

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Volta ao inicio