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Como converter os fornecedores nos seus colaboradores mais eficazes

Como converter os fornecedores nos seus colaboradores mais eficazes

Encontrar o par ideal, a casa perfeita, o melhor colégio para os filhos, o trabalho dos nossos sonhos ou, se somos empresários ou diretores, a solução tecnológica mais adequada e eficiente para cada área do nosso negócio… À priori não parece um objetivo fácil, no entanto, também não é impossível.

 Deixando de lado a vida pessoal, na tecnologia empresarial procuram-se equipamentos que estejam sempre atualizados, que não se avariem (ou se tal acontecer possam ser rapidamente reparados ou substituídos) e pelos quais se pague o menos possível. Ou seja, primará a eficiência e o custo, mas ambos são relativos e variáveis: os equipamentos estragam-se e deterioram-se (mais custos), às vezes os “melhores” são os mais complexos de utilizar (menos eficiência), a inovação evolui rapidamente e podem ficar obsoletos em poucos meses, ... Tudo isso sem considerar que, muitas vezes, corremos o risco de contar com um ecossistema de fornecedores demasiado numeroso. Ou seja, equipamentos e dispositivos de diferentes origens que dificilmente falam entre si e os quais custa muito manter e integrar.

Se nos circunscrevermos aos equipamentos que se encarregam de gerir os fluxos de trabalho, como os scanners e impressoras, a eficiência é sinónimo de fiabilidade, e também de facilidade de uso e de pouco ou nenhum tempo de inatividade em caso de avaria. Por tudo isto a tendência atual neste campo, segundo o relatório da Brother Implementar a solução tecnológica adequada ao negócio, vai mais em direção aos modelos de leasing ou aluguer de equipamentos, onde estes se podem encontrar no escritório ou na  nuvem, mas a empresa apenas paga o que usa e quando usa, contando com serviços além da manutenção e assessoria. De facto, duas em cada cinco empresas já utilizam este modelo para alguns dos seus equipamentos.

Os benefícios de um sistema de renting de equipamentos de impressão são múltiplos: o mais evidente é a poupança de custos, uma vez que só paga o que usa; mas também se obtém uma grande poupança de tempo, já que não necessita tratar das incidências com as máquinas ou manutenção das mesmas, porque o seu fornecedor o fará; e por último, mas não menos importante, temos a certeza de que contamos sempre com a melhor solução para o nosso negócio - independentemente de que existam atualizações de produto ou novos modelos mais avançados.

Sabia que no caso dos equipamentos de impressão apenas metade das empresas conta com um serviço de apoio técnico do seu fabricante? No entanto, para cerca de 82% é fundamental que a sua impressora não deixe de funcionar ou que caso se avarie seja por muito pouco tempo. Devemos saber que quando se trabalha com um formato de Gestão de Serviços, a assistência técnica é imediata e eficaz.

Fornecedores – amigos - profissionais

E tudo isto porque a relação com os fornecedores mudou. Um fornecedor, de qualquer tipo de produto ou serviço, já não é simplesmente quem nos “vende” algo. Agora procura-se, inclusivamente nos âmbitos mais quotidianos, uma relação de confiança no sentido mais amplo: que os seus produtos sejam de qualidade, que esteja disponível quando necessitarmos, que nos aconselhe o que é melhor para nós em cada momento…, e tudo pela melhor relação qualidade – preço!

Esta tendência levará também à consolidação do número de fornecedores. Se em 2019 uma empresa contava com uma média de oito fornecedores de hardware diferentes, hoje sabemos que este número baixou para 6 e que quase 70% das empresas entrevistadas pensa reduzir o número de fornecedores ainda mais nos próximos 3 anos. Porque, gerir equipamentos de distintos fabricantes que têm que trabalhar juntos e integrados não é tarefa fácil, mas, além disso, reduzir o número de fornecedores agiliza a faturação geral da empresa e estabelece uma relação mais próxima com os que permaneçam, com todas as vantagens que isso implica. Esse fornecedor, que nos conhece melhor (porque trabalha mais connosco) pode-nos dar um melhor serviço, o que no final nos permitirá produzir mais e melhor. Todos ganham!

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