Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2021
  5. Entender a transformação digital para aplicar aos negócios (I)
Entender a transformação digital para aplicar aos negócios

Entender a transformação digital para aplicar aos negócios (I)

Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, machine learning…. Já há vários anos que ouvimos falar delas, já que apareceram para mudar a nossa forma de trabalhar e de viver e tornaram-se imprescindíveis para garantir a continuidade das empresas sobretudo durante a pandemia da COVID-19. Neste ponto, poderíamos considerar que a grande parte da sociedade sabe o que são, mas é realmente assim ou continua a haver um grande desconhecimento tecnológico?

Sim, é um ato que as empresas estão a acolher, cada vez mais, estas tecnologias, sobretudo perante a urgente necessidade de transformar o seu negócio; mas também é um facto que ainda existe muita “tecnofobia’, um elevado nível e desconhecimento tecnológico. Temos apenas de olhar para o imenso desafio que ainda existe relativamente à falta de oferta desse talento tecnológico que as empresas tanto exigem. E a verdade, é que ainda não existe suficiente talento formado nestas novas tecnologias que tanto estão a mudar a nossa vida profissional e pessoal. Portanto, em vez de “pôr o carro à frente dos bois”, devemos começar por saber o que são, o que significam e o que trazem às empresas e à sociedade em geral.

Vamos começar por Big Data, que faz parte do nosso dia a dia há muito tempo. As enormes quantidades de dados que atualmente tratamos forçaram esta tecnologia a ser “o pão nosso de cada dia”. A chave para Big Data não está tanto na gestão de toda a informação, mas sim no que fazemos com os dados para tomar a melhor decisão para o nosso negócio. É uma tecnologia fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa; porque, entre muitas outras coisas, resolve muitas questões que nem sequer sabíamos que existiam e abre muitas oportunidades para o nosso negócio.

Continuamos com o machine learning (a aprendizagem automática, embora o conceito em inglês soe melhor e se utilize mais). Faz parte de outra das grandes novas tecnologias – a Inteligência Artificial –, e não é nada mais do que a capacidade que tem uma máquina em aprender para que qualquer operação se possa realizar de forma automática. O que nos leva a outro aspeto, a automatização de processos, que é a chave para que a transformação digital tenha êxito.

E o que é a Inteligência Artificial? Por que se converteu numa revolução? Quem iria pensar que as máquinas poderiam adquirir as mesmas capacidades que o ser humano? Porque a inteligência artificial é precisamente isso: converter uma máquina num humano. Os robots já não são só vistos nos filmes, já não são apenas ficção. São uma realidade e fazem parte do nosso dia a dia.

Mas a Inteligência Artificial (IA) não encontramos só nos robots, mas sim numa grande variedade de sistemas no centro dos quais está a IA. É o caso das redes neurais artificiais, que são inspiradas no cérebro humano e que nos ajudam a encontrar a melhor solução para determinados problemas. Pensam por nós, permitindo-nos focar noutras atividades que são mais valiosas para o nosso negócio, além de nos ajudarem a tomar as melhores decisões.

E, para terminar, vamos falar de outra tecnologia, que está relacionada com a mobilidade, da qual se falou muito e que já é uma realidade. Sim, estamos a falar do 5G, a quinta geração da tecnologia de telecomunicações móvel, cuja principal vantagem é que suporta mais largura de banda e por isso podemos interatuar com os nossos dispositivos móveis de forma mais rápida e inteligente e inclusivamente fazer muitas das nossas tarefas diárias através do móvel sem que este fique parado o tempo todo.

Estes são alguns exemplos do que denominamos de ‘novas tecnologias’, embora já não sejam assim tão novas. Já todos ouvimos falar delas, mas ainda existe muito desconhecimento, o que leva ainda a alguma incerteza na hora de as aplicar. Mas o que está claro é que são quase tão necessárias como comer, pois, sem elas os nossos negócios não sobreviveriam e muito menos em plena pandemia.

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').