1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2023
  5. 5 conselhos de especialistas para enfrentar o phishing
B23012 Toptipswebbanner00000

5 conselhos de especialistas para enfrentar o phishing

Já analisámos as últimas tendências do phishing e os custos que implica mas, o que podem os responsáveis de TI fazer mais sobre esse assunto?

De seguida, indicamos cinco conselhos de especialistas em cibersegurança sobre como manter a salvo uma empresa contra os ataques de phishing.

1) Utilizar a tecnologia e a formação para uma dupla abordagem na prevenção do phishing

Rob Mukherjee, Director of Transformation, EveryCloud


Top Tips-1_00000

Utilizar uma dupla abordagem para travar o phishing tem inúmeras vantagens. Por exemplo, muitos responsáveis de TI utilizam um sistema integrado de segurança do correio eletrónico (ICES) juntamente com um Secure Email Gateway. Trata-se de uma grande combinação, já que as soluções ICES vão mais além do bloqueio dos autores de ameaças conhecidas para detetar contas comprometidas. O complemento da API do fornecedor de correio eletrónico utiliza a aprendizagem automática para detetar diferenças de comportamento e, de seguida, alerta os utilizadores de qualquer diferença mediante um banner emergente difícil de ignorar. Esta capa adicional de segurança, juntamente com a formação do pessoal, oferece mais de 90% de proteção contra o phishing.

2) Formar os colaboradores sobre as últimas ameaças de phishing para criar uma firewall humana

Russell Johnson, IT Business Partner, Brother International Europe   
Top Tips-2_00000

A própria equipa de trabalho de uma empresa é a primeira linha de defesa perante as tentativas de phishing, como tal é fundamental transmitir uma formação obrigatória. Deve ser uma abordagem variada e contínua, já que cada pessoa responde de forma diferente às tentativas de phishing a nível emocional e mantém fresca a informação chave na sua cabeça. Ao centrar-se no elemento humano, complementará as suas defesas técnicas e acrescentará valor à sua iniciativa geral de consciencialização sobre a segurança.

3) Criar uma cultura partilhada de responsabilidade em redor do phishing

Dan Giannasi, Head of Innovation, Cyber Resilience Centre

Top Tips-3_00000

A comunicação é vital quando se trata de prevenir o phishing e muitos responsáveis de IT fomentam uma cultura de equipa aberta. Isto significa que os colaboradores estão atentos aos sinais de alarme e dispostos a comentar qualquer preocupação. É importante que os funcionários se sintam cómodos, verificando com o remetente o conteúdo de qualquer email suspeito por outra via, como telefone, e que estejam preparados para alertar as pessoas adequadas se clicarem por acidente num email de phishing. Se todos compreenderem as consequências do phishing, colaborarão para ajudar ativamente a prevenir qualquer ataque.

4) Não negligenciar o hardware do escritório na hora de identificar ameaças de phishing

Joshua Ashton, Director, Symposium IT

Top Tips-4_00000

O hardware do escritório, entre o qual se encontram as impressoras, também pode ser utilizado pelos hackers. Por exemplo, os atacantes podem aceder a informação sensível para criar correios eletrónicos de phishing mais convincentes. Para os evitar, os responsáveis de TI costumam utilizar conexões de rede seguras para garantir que todos os dados transmitidos pela rede estejam encriptados. Também devem verificar e instalar periodicamente atualizações e patches de segurança para todo o hardware do escritório. De resto, é preciso estabelecer controlos de acesso e definir permissões para saber quem pode aceder às impressoras e supervisionar a sua utilização. Outra boa forma é investir apenas em hardware de um parceiro de confiança. Por exemplo, a gama de impressoras profissionais da Brother oferece segurança a três níveis.

5) Pôr à prova a resistência ao phishing

Russell Johnson, IT Business Partner, Brother International Europe  

Top Tips-5_00000

À medida que o phishing se torna mais avançado, é habitual colocar à prova a resistência dos sistemas informáticos face a possíveis ataques. Muitos especialistas em TI investem numa plataforma de conscientização sobre segurança para identificar novas formas de ataque às quais os colaboradores podem estar mais suscetíveis. O software também permite aos responsáveis de TI fazer um seguimento das percentagens propensas ao phishing em toda a empresa, assim como utilizar uma abordagem baseada em dados para melhorar o rendimento e identificar as áreas problemáticas. Cada vez saem novas formas para o mercado, por isso não se devem perder de vista as últimas inovações e transmitir uma formação obrigatória que mostre exemplos de phishing da vida real. 

Se quiser saber como podemos ajudar para tornar mais segura a impressão na sua empresa, clique em Segurança by Brother.

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').