B2306banner

É o trabalho remoto um sucesso?

Conheça os resultados do inquérito sobre trabalho híbrido realizado pela Brother em 2023 sobre como aproveitar ao máximo o teletrabalho.

O trabalho remoto ou híbrido foi adotado por muitas empresas em toda a Europa, mas será que funciona para todos? Analisámos os dados do inquérito levado a cabo pela Brother sobre o trabalho híbrido em 2023 e partilhamos quatro questões para analisar o que funciona.

B2306gif (2)

O modelo de trabalho à distância veio para ficar, com parte da semana em casa e a outra parte no escritório. De facto, agora é o normal para milhões de trabalhadores em toda a Europa. Sabia que as ofertas de trabalho remoto no LinkedIn atraem 2,6 vezes mais visitas e quase 3 vezes mais candidatos que as ofertas presenciais1? Isto demonstra que, se as empresas querem ser competitivas no mercado laboral, devem adotar o teletrabalho ou, pelo menos, serem flexíveis na medida do possível.

Para saber mais, a Brother efetuou um Inquérito sobre Trabalho Híbrido em 2023 com o objetivo de explorar alguns dos aspetos positivos e negativos do trabalho híbrido. No total, 1.385 participantes fizeram parte deste inquérito, que apresentou alguns resultados interessantes.

Por exemplo, 66% dos europeus entrevistados trabalham de forma híbrida ou exclusivamente à distância, a partir de casa. Isto supõe um aumento de 6% relativamente ao inquérito anterior, o que significa uma adoção crescente. 

 

Além disso, os setores mais propensos a combinar o trabalho desde casa e do escritório são as TI e comunicações, finanças, serviços profissionais e engenharia. Em concreto, parece que os postos dentro das TI se adaptaram bem ao trabalho flexível devido, entre outras razões, à natureza descentralizada das suas funções anteriores, o que constitui uma importante aprendizagem. [P(1]

Após a compilação dos resultados, temos quatro principais sugestões sobre como adotar novos programas de aprendizagem nas equipas.

 

É facultado equipamento adequado para o trabalho remoto?

É importante que os trabalhadores disponham do equipamento adequado quando trabalham a partir de casa. Esta foi uma das razões mais comuns que 58% dos entrevistados classificaram a sua empresa de excelente ou boa pela forma como se adaptaram.

Por outro lado, muitos afirmaram que o tempo e o custo que levou estabelecerem-se em casa foi uma experiência negativa. Enquanto alguns assinalaram a impossibilidade de oferecer o mesmo nível de equipamento que utilizam no escritório, o que dificulta as suas funções a partir de casa. 

O mesmo nível de configuração tecnológica, tanto se trabalha desde casa como desde o escritório, é fundamental para garantir que nenhum dos dois lugares rende menos que as expectativas. Por isso, é fundamental que os equipamentos disponham das melhores soluções para trabalhar desde casa, como impressoras, scanners, soluções de etiquetagem e serviços de gestão de impressão.

 

A sua empresa tem uma política de trabalho a partir de casa ou remoto?

Segundo este inquérito, 51% afirma que a sua empresa tem uma política oficial de trabalho flexível. Se ainda não a tem, é importante que se inclua na lista de tarefas pendentes. 

Contar com uma política oficial cria expectativas e é interessante ver que mais de metade das empresas o levam a sério.

Esta pesquisa mostra ainda que as empresas de TI e comunicações, finanças e produção são as mais propensas a ter uma política oficial de trabalho flexível, especialmente na Alemanha. Os entrevistados em França são os menos propensos a dizer que a sua empresa tem uma política oficial de trabalho flexível.

Portanto, ainda há muito por fazer, sobretudo porque alguns dos entrevistados consideram qua a linha que separa a vida familiar da profissional é difusa.

Aproveite as vantagens do trabalho à distância

O trabalho remoto tem muitos aspetos positivos que devem ser comunicados à equipa, tal como qualquer mudança de política. De facto, constatámos que os aspetos positivos se mantiveram desde a nossa última análise, o que demonstra que os benefícios continuam. 

Por exemplo, os trabalhadores da maioria dos países, concordam que a maior vantagem é a redução de tempo e dinheiro investidos em deslocações. Segue-se a melhoria do equilíbrio entre a vida profissional e familiar e a flexibilidade do horário de trabalho.

Outros aspetos positivos são um aumento da produtividade, menos distrações e mais tempo para passar com a família.

Pode garantir que estes aspetos permaneçam positivos ajudando a sua equipa a criar um ambiente de trabalho estruturado e evitando que os projetos se estendam para o tempo pessoal, uma vez que foram identificados como potenciais armadilhas.

 

 

O seu escritório fomenta a colaboração entre pessoas quando está lá?

Se a sua equipa trabalha à distância, é importante que os dias de escritório sejam o mais colaborativos possível, já que a falta de interação com colegas e clientes foi um dos aspetos negativos do inquérito. Claro que depende dos diferentes horários e dias de trabalho a partir de casa, mas ter pelo menos um dia por semana para a interação é um bom ponto de partida. 

Às vezes, simplesmente, não á possível trabalhar à distância. 29% dos entrevistados afirma continuar a trabalhar no escritório, sobretudo fornecedores de serviços dos setores público, saúde e retalhista. No entanto, há sempre formas de melhorar o ambiente do escritório.

Por exemplo, Michael Ford, CVP de Global Workplace Services, aconselha que “há que desenhar locais de trabalho com suficiente flexibilidade para acolher todos os colaboradores. Uma mistura de lugares tranquilos, zonas de reuniões e lugares de contacto ajuda a garantir que todos podem estar conectados, comprometidos e serem produtivos”.

 

 

1 Great Expectations: Making Hybrid Work Work (microsoft.com)

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').