1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2023
  5. Quais vão ser as prioridades de investimento do setor do retalho nos próximos anos?
feb transf digital

Quais vão ser as prioridades de investimento do setor do retalho nos próximos anos?

A sobrevivência e o crescimento das empresas do setor do retalho estão muito ligados à sua capacidade de adaptação face aos problemas e avanços sociais, além da sua capacidade de atualização e implementação de novas estratégias para dar resposta às necessidades do seu público. Por estas razões, os retalhistas têm que escolher bem em que estratégias vão investir.

O investimento em tecnologias especializadas é a atual prioridade das empresas deste setor. Para indagar este aspeto, a Brother realizou um estudo com os responsáveis da tomada de decisões no setor em colaboração com a Savanta -uma organização independente de pesquisa de mercado. O estudo revela que quase metade das empresas de retalho prevê que para os próximos cinco anos a maior parte dos seus investimentos serão destinados à implementação de soluções tecnológicas. Com a imparável transformação digital dos processos, é evidente que os negócios que não consigam acompanhar esta revolução tecnológica para otimizar os seus processos e oferecer aos seus clientes todas as facilidades que estas soluções oferecem, não poderão competir com o resto do mercado.

Um dos âmbitos que tem recebido mais atenção no pós pandemia é o bem-estar dos colaboradores. Segundo o estudo realizado, prevê-se um investimento cada vez maior em garantir um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos trabalhadores. Entre outros motivos, porque depois da pandemia os organismos deram conta da importância que tem o bem-estar físico e mental dos trabalhadores.

Por outro lado, perante o alarmante aquecimento global, as ações de sustentabilidade ambiental são cada vez mais necessárias nas empresas. Por esta razão, prevê-se que o investimento em estratégias e ações para reduzir o impacto ambiental dentro das empresas cresça notavelmente nos próximos anos.

Além disso, os retalhistas têm cada vez mais dificuldade em abordar o seu público de forma tradicional. Por isso, necessitam implementar novas estratégias de investimento focadas em obter maior controlo e visibilidade sobre as suas próprias operações e cadeias de distribuição. Ao mesmo tempo, como se está a tornar cada vez mais difícil para este setor prever a procura de mercado, um investimento para ajudar nesta área é extremamente necessário.

A indústria de retalho investe, e continuará a investir, progressivamente numa melhoria da sua oferta, que face à crescente concorrência tem que ser constantemente aperfeiçoada. O investimento para aligeirar estes problemas está focado em automatizar processos e dados para poder monitorizar, antecipar, planificar e executar estratégias de forma mais precisa e eficiente.

Os retalhistas continuarão a colocar o cliente no centro das suas estratégias, já que a procura e as necessidades destes é que as definem. Segundo as conclusões do estudo, prevê-se que os futuros investimentos do setor do retalho estejam centrados sobretudo na implementação de soluções tecnológicas que trabalhem para oferecer aos clientes experiências mais personalizadas, informação mais precisa e melhores práticas em diferentes canais cuja usabilidade não seja um problema.

A pandemia acelerou a necessidade de introduzir desenvolvimentos tecnológicos, mas também destacou necessidades sociais e ambientais que já se encontravam à superfície há algum tempo. Num mercado onde a única constante é a mudança, o investimento nos próximos anos centrar-se-á no longo prazo e não na melhoria das operações do dia-a-dia.

Para ter acesso ao relatório com as conclusões da investigação, clique neste link.

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').