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Quais são as melhores soluções tecnológicas para o setor do retalho?

Segundo um recente estudo elaborado pela Randstad, 58% das empresas de retalho aumentaram o seu número de funcionários no último ano e 68% dos retalhistas planearam abrir mais estabelecimentos em 2019. Estes dados indicam-nos que o setor do retalho não para de crescer e é um mercado altamente competitivo. Assim, para conseguir uma diferenciação entre a concorrência, os negócios procuram oferecer aos seus clientes uma experiência de compra positiva, que os possa converter em clientes fiéis e garanta a prosperidade do negócio.

Por isso, os funcionários de loja enfrentam diariamente uma diversidade de tarefas que se devem realizar com eficiência para poder garantir a satisfação dos seus clientes.  Por exemplo: reetiquetar os produtos, relocalizá-los noutro ponto do estabelecimento ou cobrar ao cliente em qualquer lugar para facilitar a compra, entre outros.

Para conseguir realizar todas as suas funções com sucesso, no setor do retalho são necessárias soluções que permitam agilizar as tarefas diárias, desde a gestão da loja até ao serviço de apoio ao cliente.

Soluções para antes, durante e depois da abertura de uma loja

ANTES: Antes de abrir a loja ou comércio ao público, os trabalhadores devem ter todos os produtos bem controlados e bem etiquetados.

Qual a solução indicada? Gestão com uma impressora de etiquetas.

Em primeiro lugar, é necessário levar a cabo um bom inventário de todos os produtos que se vendem na loja. Desta maneira, os trabalhadores podem conhecer que produtos esgotaram ou quando é necessário fazer um novo pedido.

Para o conseguir, é necessário estabelecer um adequado sistema de controlo de stock, que seja ágil e fiável. Por exemplo, implementando um inventário por código de barras simples permitirá uma grande poupança de tempo. Apenas seria necessário uma impressora de etiquetas e um software adequado.

Por outro lado, a etiquetagem de produtos é útil para refletir características, ingredientes e preços. É especialmente importante no caso do setor alimentar, dado que uma má etiquetagem implica um risco para a saúde do consumidor e poderia levar também ao fecho do negócio. Uma etiquetagem eficiente e precisa garante a segurança e a satisfação do cliente.

 

DURANTE: Melhorar a serviço de apoio ao cliente é fundamental para que os clientes decidam voltar a um estabelecimento. Que a sua experiência seja ágil, cómoda e que encontre tudo facilmente podem ser os fatores determinantes para que uma experiência de compra seja satisfatória.

 

Qual a solução indicada? Equipamento de impressão versátil

Para organizar a visita dos clientes à loja é recomendável colocar cartazes informativos. Por exemplo, sinalização dos diferentes produtos por corredores de venda, assim os utilizadores não andam às voltas para encontrar o que estão à procura.

Além disso, é importante ter bem visíveis os cartazes relativos às promoções e ofertas que incentivem os clientes a comprar os produtos com desconto ou com características de venda especiais tais como os 2x1.

Para o conseguir, contar com um equipamento com as funcionalidades necessárias que permitam imprimir cartazes e sinalização a cores e em diferentes tamanhos conforme a sua finalidade, é fundamental. Para isso, o formato A3 é um grande aliado, já que permite destacar a informação e melhorar a visibilidade.

Não nos podemos esquecer também que, no momento de compra, quando os clientes vão pagar pelos produtos, tudo deve ser o mais fluido possível. Para isso, é necessária uma impressora de talões eficiente que permita gerar um talão claro como salvaguarda para os compradores.

DEPOIS: O trabalho no setor do retalho não acaba quando fecha a loja, uma vez que é necessário deixar tudo organizado para a próxima abertura. Isto implica organizar o armazém ou gerir a informação que nos cedem os clientes, por exemplo, quando dão o seu consentimento para comunicações ou programas de fidelização. Além disso, há que ter em conta que certas informações do negócio, como salários ou contratos, deve ser conservada por lei.

Qual a solução mais indicada? Digitalização da informação com um scanner

Documentos como faturas, registos ou contratos, são gerados ao longo do dia dentro de qualquer comércio. Além disso, em muitas ocasiões, contêm informação muito importante para o desenvolvimento do negócio e podem ser requisitados em qualquer momento pela Administração Pública para inspeção.

Digitalizar toda esta informação reduz custos e tempo, além de melhorar a eficiência e ajudar a simplificar a acessibilidade à informação.

Encontrar as soluções necessárias para cada momento chave no desenvolvimento de um comércio que melhora a eficiência antes, durante e depois da abertura. Tendo sob controlo os aspetos mencionados, é garantida uma produtividade superior e, por fim, a satisfação dos clientes, que não hesitarão em voltar ao estabelecimento.

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