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12 conselhos úteis para melhorar a eficiência do setor do retalho

12 conselhos úteis para melhorar a eficiência do setor do retalho

A forma de comprar dos consumidores mudou muito na última década. Apesar de já estarmos à espera que as vendas no retalho crescessem, tirarmos proveito desta oportunidade de crescimento requer inovação no que diz respeito à satisfação das necessidades dos clientes, que agora exigem mais e melhor.

Por isso, a eficiência é mais importante que nunca neste setor, e como 95% das empresas de retalho na Europa trabalham com menos de dez colaboradores1, a otimização dos processos de back office poderia ajudar a proporcionar um melhor serviço que lhes permita competir com as grandes marcas.

As restrições à atividade comercial e à mobilidade pessoal na luta contra a COVID mudaram completamente a experiência do utilizador nos estabelecimentos físicos. No momento em que se reabriram os comércios após o 1º confinamento, tornou-se necessária uma mudança, uma vez que no interior, a segurança é (e continua a ser)2 o principal. Por outro lado, os negócios estão a explorar alternativas para dar resposta à procura dos clientes que não querem entrar nas lojas para comprar, quer seja por entrega ao domicílio ou apenas levantamento da mercadoria na loja.

Para aproveitar estas oportunidades, propomos 10 ideias que poderiam ajudar a melhorar os processos, a experiência do cliente e, o que é mais importante, o balanço final, tudo graças às tecnologias de impressão:

  1. Sinalizações de segurança claras – Ao entrar no estabelecimento os clientes devem poder visualizar de forma clara as medidas de segurança a seguir enquanto estão no interior: a obrigação de usar máscara, de higienizar as mãos antes de entrar, guias para manter a distância de segurança ou a informação de horários e de capacidade do local. Tudo isto pode ser impresso no próprio estabelecimento sendo essa, inclusivamente, a opção mais eficiente, pois as medidas alteram com frequência.
  2. Reetiquetagem – O tempo vale ouro e uma das tarefas que mais tempo ocupa é a etiquetagem e reetiquetagem de produtos. Graças às impressoras portáteis de etiquetas pode-se poupar muito tempo, já que permitem imprimir em qualquer momento e lugar, ao terem disponível conectividade WiFi e Bluetooth. Além de que, como estas soluções imprimem o número exato de etiquetas que são necessárias, contribuem para a preservação do meio ambiente, evitando desperdícios e poupando dinheiro, independentemente do tamanho do negócio.
  3. Gestão de stock – Um sistema de gestão de stock de qualidade poderia traduzir-se num aumento das vendas. Para isso, recomendamos utilizar uma impressora de etiquetas para criar etiquetas identificativas adesivas e colá-las em documentos, mercadorias e prateleiras. Escolher um dispositivo tecnológico em vez de um processo manual traduz-se em etiquetas mais precisas, evitando os erros derivados da informação escrita à mão. Também se podem imprimir códigos de barras claros e concisos para facilitar a digitalização.
  4. Arquivo - Ter o arquivo em excelente estado facilita a visualização dos registos e simplifica a realização de pedidos recorrentes. Para isso, recomendamos tornar os processos digitais, digitalizando as guias de entrega e guardando-as automaticamente na base de dados da empresa. Isto reduz tempo e evita qualquer contratempo no arquivo dos documentos. Além disso, se utilizar um scanner compacto, poderá colocá-lo no melhor local, otimizando ainda mais o espaço no escritório.
  5. Impressão segura – Proteger os dados sensíveis dos clientes é fundamental e isto pode-se conseguir com um cartão NFC ou utilizando um PIN. Desta forma apenas a pessoa que dá a ordem de “imprimir” pode aceder aos documentos, evitando que os dados caiam nas mãos erradas. Além de que, reduz os custos, já que podem ser estabelecidos limites de impressão por utilizador, evitando o desperdício das folhas não recolhidas no equipamento.
  6. Impressão no armazém – As soluções portáteis de impressão, digitalização e etiquetagem são úteis para criar fluxos de trabalho sem fios, já que podem ser utilizadas em qualquer parte do armazém. Desta forma reduzem-se os movimentos do stock e os colaboradores podem etiquetar os produtos onde for mais conveniente, preparando os envios a clientes de forma mais simples e eficiente.
  7. Impressão para a recolha na loja ou entrega ao distribuidor – Com as limitações à atividade comercial ou de movimento das pessoas em certas zonas, a venda online com entrega ao domicílio ou recolha pelo cliente no estabelecimento é uma oportunidade de negócio, que inicialmente não era considerada relevante. As vendas online requerem o seu próprio processo de preparação e etiquetagem. A mercadoria deve levar uma etiqueta com as especificações da transportadora ou plataforma de distribuição e a mercadoria que vai ser recolhida pelo cliente no local, também necessita ser reservada e preparada, indicando claramente o pedido, o comprador e o conteúdo a embalagem.
  8. Impressão no back office – Para trabalhar com a máxima eficiência, o trabalho administrativo necessita estar organizado. Para imprimir pedidos de clientes, guias de entrega e faturas de forma eficiente é necessário investir num sistema que possa imprimir e gerir rapidamente grandes volumes de documentos. Utilizar tinteiros ou toners XL aumenta o tempo entre substituições e permitem produzir um maior número de documentos a um preço por página inferior.  Além disso, os sistemas de gestão da impressão (MPS, siglas em inglês) permitem automatizar a reposição do consumível, assim como pagar pelas páginas impressas, permitindo aos colaboradores dedicar o seu tempo a tarefas mais produtivas.
  9. Reduzir as filas – Uma queixa comum dos clientes é o tempo de espera na caixa para pagamento. Isto pode-se reduzir introduzindo pequenas alterações. Numa charcutaria, por exemplo, pode-se gerir o tempo de espera dando aos clientes uma senha para a sua vez, utilizando uma impressora portátil. Pode-se utilizar também uma impressora portátil para registar os produtos, reduzindo o tempo na caixa registadora, o que por sua vez se traduz em clientes mais satisfeitos. Adicionalmente, existem sistemas de Queue busting consistentes nos quais os colaboradores de um comércio podem cobrar e entregar o recibo em qualquer lugar do estabelecimento, sem que o cliente tenha que passar pela caixa, evitando assim o risco de que desista da compra se a fila for muito longa.
  10. Identificações para colaboradores – Poupe tempo e dinheiro criando cartões de identificação próprios para colaboradores e visitantes. Pode, de forma fácil e rápida, imprimi-los, como e quando necessitar, adicionando cores para diferenciar os grupos de visitantes e colaboradores.
  11. Recolher dados do cliente – Com um equipamento multifunções, os utilizadores podem digitalizar ou copiar o cartão de identificação de um cliente, tornando a sua experiência de compra mais rápida. O acesso aos documentos digitalizados será limitado aos utilizadores autorizados, mantendo a confidencialidade dos mesmos. No caso de necessitar de digitalizar ou de uma funcionalidade de digitalização específica, os scanners documentais são a solução perfeita pelas funcionalidades avançadas que incluem para a captura de dados.
  12. Etiquetagem de alimentos – Tendo em conta que a etiquetagem dos alérgenos alimentares está no centro das atenções. É necessário destacar claramente os ingredientes dos produtos mediante etiquetas que podem ser de diferentes cores, como vermelho e preto, para destacar a informação de interesse, por exemplo para ressaltar os alérgenos. Desta forma os clientes poderão saber exatamente o que estão a comprar e evitar o risco de que se produzam reações alérgicas graves.

Resumindo, o setor do retalho está cada vez mais competitivo, e por isso a experiência do cliente, assim como fomentar que voltem ao nosso estabelecimento, são fundamentais. Além disso, é uma indústria que está em constante evolução e que necessita das ferramentas adequadas para gerir a  sua atividade de forma rápida e eficiente. E isso podem conseguir com o uso de soluções de impressão e etiquetagem avançadas para o setor.

1 Fonte Oxford Economics –Eurostat—BNP Paribas Real Estate -novembro 2018

2 Source: Eurostat 201

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