1. Home Brother
  2. Conheça a Brother
  3. Notícias Brother
  4. 2023
  5. Brother atinge o seu primeiro marco global de remanufatura

Brother atinge o seu primeiro marco global de remanufatura

Descarregar recursos

  • A empresa conta oficialmente com um dos cartuchos de toner remanufaturado mais ecológico da Europa, tendo obtido a certificação Blue Angel revista.
  • É a primeira empresa a nível mundial a obter esta certificação

 

A Brother, especialista em soluções de impressão e digitalização, alcançou mais um marco no que diz respeito à sustentabilidade ao tornar-se o primeiro fabricante do mundo a receber a certificação Blue Angel DE-UZ 177, que se baseia em rigorosas normas para produtos e serviços amigos do ambiente.

Esta certificação foi conseguida pela Brother, após uma série de testes independentes e auditorias exaustivas ao longo de dois anos nas suas instalações de remanufatura em Krupina, Eslováquia. A Blue Angel afirma que o objetivo da atribuição da certificação ambiental aos cartuchos de toner remanufaturados é reduzir a quantidade de resíduos e contribuir assim para a conservação dos recursos. Esta certificação ambiental impõe requisitos sobre os materiais utilizados, os componentes de cor (no caso da Brother, no tipo de toner utilizado), as emissões internas durante o processo de impressão e as características de rendimento dos consumíveis de toner ou de tinta. O toner TN-3512 RE foi certificado depois de ter demonstrado que a Brother reutiliza componentes que representam pelo menos 75% do peso do produto, que pode remanufaturar cada cartucho com uma qualidade tão boa como a de um novo e conta com total rastreabilidade de todos os componentes.

Craig McCubbin, Diretor Geral da Brother Industries UK e do Centro Global de Tecnologia de Remanufactura da Brother, afirma: "Temos vindo a trabalhar desde 2021 para alcançar estes critérios de certificação Blue Angel, o que demonstra o nosso compromisso em reduzir o nosso impacto ambiental e conservar recursos. Como uma das principais certificações de sustentabilidade na Europa, também confirma o progresso que fizemos nesta área e garante aos nossos clientes que comprar e reciclar os cartuchos de toner da Brother é uma forma de impressão amiga do ambiente.

"Temos o prazer de atribuir à Brother a primeira certificação OEM (Original Equipment Manufacturer) de acordo com os critérios de atribuição revistos para 'Toners e tinteiros remanufaturados para impressoras e equipamentos multifunções (DE-UZ 177, edição 2021)'. O exigente processo de certificação envolve o teste dos materiais utilizados pela Brother e as propriedades de manutenção do toner monocromático. Também tem de estar em linha com o equipamento de escritório de baixas emissões e cumprir os nossos requisitos rigorosos sobre a libertação de partículas finas e ultrafinas durante a impressão", afirma Christoph Eßer-Ayertey, diretor da RAL Environment.

O prémio surge numa altura em que os fabricantes de impressoras estão sob uma pressão crescente para reduzir as emissões de CO2, os resíduos de componentes e o seu impacto global no planeta.

"É um grande feito e algo de que todos nós na Brother estamos incrivelmente orgulhosos", acrescenta Craig McCubbin. "O facto de a Brother ser o primeiro OEM (fabricante de equipamento original) do mundo a conseguir esta certificação é uma prova do nosso trabalho árduo e determinação, e demonstra que as capacidades de remanufactura de toner da Brother estão no caminho certo."

“Além disso, apenas um dos nossos modelos está atualmente a candidatar-se a esta certificação. Graças ao EcoDesign incorporado nos nossos cartuchos, conseguimos reutilizar aproximadamente 85% de toda a coleção Além disso, em consequência das nossas instalações acreditadas com zero resíduos para aterro, 0% dos cartuchos de toner genuínos da Brother que recebemos de volta acabam em aterros, o que é uma tarefa enorme considerando o volume envolvido. É também importante acrescentar que, em média, conseguimos reutilizar mais de 75% do peso de todos os nossos modelos.”

"Como empresa, há 18 anos que estamos empenhados na recolha, reciclagem e, mais importante ainda, no reaproveitamento de cartuchos de toner usados, e posso afirmar com confiança que nenhum outro fabricante de impressoras o faz ao mesmo nível que nós.”

Até à data, a Brother reciclou cerca de 40 milhões de cartuchos de toner originais e tem ambiciosos planos para aumentar este número, bem como para introduzir processos de reutilização adicionais a toda a linha de consumíveis.

Craig McCubbin acrescenta: "Temos planos muito ambiciosos e estamos sempre a tentar aumentar as nossas capacidades de reutilização, continuando a garantir que nada é depositado em aterros. Estamos também empenhados em trabalhar com os nossos clientes e parceiros para desenvolver novas formas de reutilização ou reciclagem sustentáveis da nossa gama de produtos de impressão.”

"Este compromisso também se estende à nossa atividade global de sustentabilidade e à nossa determinação em tornar os processos tão circulares quanto possível. Os compromissos nesta área estão refletidos na nossa Visão Ambiental 2050, um objetivo ambicioso de redução de 65% de CO2 até 2030 e de neutralidade de carbono em todas as operações comerciais até 2050, tudo isto certificado pela iniciativa Science Based Targets (SBTi)."

O toner TN-3512RE com certificação Blue Angel é atualmente utilizado em contratos de Serviço de Gestão de Impressão (MPS) exclusivos na Europa.

 

Notas dos editores

Sobre a DE-UZ 177

Tinteiros e cartuchos de toner remanufaturados para impressoras, e equipamentos multifunções (DE-UZ 177). Os cartuchos de toner com a certificação Blue Angel ajudam a reduzir a quantidade de resíduos e, assim, a conservar os recursos. Estes cartuchos de toner devem também cumprir requisitos rigorosos em termos de materiais utilizados e de durabilidade em condições ótimas. Por último, mas não menos importante, os cartuchos de toner remanufaturados com a certificação ecológica Blue Angel que são disponibilizados aos fornecedores e utilizadores interessados devem - em combinação com equipamento de baixa emissão de acordo com a DE-UZ 171 ou DE-UZ 205 - cumprir os requisitos relativos à emissão de partículas finas e ultrafinas durante a impressão.

 

Sobre a Blue Angel

Para mais informações sobre a certificação ecológica, visite Blue Angel | The German Ecolabel.

bergabe Blauer Engel 1