
Dispositivos inteligentes e o local de trabalho do futuro
Em 2015 assistimos à explosão dos chamados “smart objects” ou dispositivos inteligentes que chegaram às nossas vidas em todo o tipo de formatos, desde relógios que controlam a nossa atividade até carros ou até mesmo frigoríficos. O que muita gente desconhece é que nos próximos anos, cada vez mais objetos se tornarão “inteligentes” e serão capazes de compilar grande quantidade de dados.
Podemos até sentir-nos um pouco intimidados ao saber que simples objetos que nos rodeiam sabem tanto sobre as nossas atividades, mas os projetos que se estão a desenvolver demonstram os seus numerosos benefícios. Os dispositivos inteligentes vão-nos ajudar a realizar da forma mais simples possível ruma grande quantidade de tarefas, e os dados recolhidos servirão para nos proporcionar uma visão mais clara da nossa envolvente e das nossas necessidades.
Uma impressora também pode ser inteligente?
Entre os objetos que se estão a converter em “smart objects” também estão as impressoras e equipamentos multifunções. Atualmente, estes dispositivos são capazes de se conectarem a outras plataformas de forma muito segura, permitindo por exemplo oferecer conectividade a software de terceiros, digitalizar documentos para a nuvem, imprimir sem fios desde dispositivos móveis, aceder à impressão mediante um cartão, partilhar ou editar imagens a partir do equipamento… e muitas outras coisas mais.
Com a consolidação da mobilidade e da Cloud nas empresas, foi aberta uma porta para que, da mesma forma que os dispositivos móveis e tablets funcionam através de aplicações descarregáveis, os equipamentos de impressão também incorporem e se convertam em verdadeiros centros ou estações de trabalho.
Tudo isto significa que os equipamentos não são apenas um simples hardware capaz de digitalizar e imprimir, mas também se estão a converter numa peça chave em todo o processo de negócio.
Como podem melhorar os centros de trabalho no dia a dia de um escritório? Permitindo numerosas funcionalidades que podem ir desde a reserva de salas à gestão de abastecimentos ou a um pedido de ajuda ao IT. Tal como a nossa imaginação não tem limites, as possibilidades dos equipamentos de impressão também não terão, sendo elementos chave para gerir fluxos de trabalho nos locais de trabalho do futuro.