1. Home Brother
  2. Soluções para empresas
  3. Centro Recursos Empresas
  4. Centro-Conhecimento
  5. O poder da visibilidade em tempo real para o setor logístico
B2319-RealTimeVisibility-header

O poder da visibilidade em tempo real para o setor logístico

5 razões pelas quais a visibilidade em tempo real (VTR) faz com que a logística seja mais rápida, simples e eficaz.

A maioria dos consumidores domésticos estão familiarizados com as aplicações de seguimento e localização, que permitem definir e registar o percurso  dos envios e embalagens, principalmente mediante o uso de códigos QR e códigos de barras. Esta tecnologia teve tanto sucesso porque, sem dúvida, poupou milhões de telefonemas para e desde os fornecedores de logística, o que significa que os clientes já não têm que pegar no telefone ou enviar um email com a tão familiar pergunta: onde está o meu pedido? Nesse sentido, a tecnologia permite imprimir as etiquetas conforme necessário com os códigos, sem os quais os sistemas de seguimento não podem funcionar.

Aplicações similares de visibilidade estão a ganhar terreno no setor logístico no geral. Os cálculos da hora estimada de chegada são agora muito mais fiáveis graças a esta capacidade de seguimento, o que aporta vantagens evidentes aos expedidores, transportadores, armazéns e centros de distribuição, nas suas operações diárias de planificação e comunicação, assim como na gestão de atrasos imprevistos.

O que é a visibilidade em tempo real?

A capacidade de ter visibilidade em tempo real inclui agora a oportunidade de ter uma visão completa de todas as mercadorias e envios, do princípio ao fim, ao longo da cadeia de distribuição, tanto em trânsito como ao mudar de estado, em entrega ou pronto para recolha num ponto de recolha. Antes, esta capacidade estava limitada ou restringida a determinados estados.

A conexão contínua criou toda uma série de oportunidades para a eficiência da cadeia de distribuição. As plataformas de gestão do transporte mais avançadas não se limitam a alertar para as exceções, como também recomendam a melhor forma de atuar quando acontecem, de acordo com uma série de critérios estabelecidos e acordados pelo utilizador e os seus parceiros.

A visibilidade em tempo real como fator de negócio

Um artigo publicado em 2021 por Gartner previa que para 2023, 50% das empresas líderes mundiais teriam investido em soluções de visibilidade do transporte em tempo real1. Esta tecnologia de visibilidade trouxe alguma calma aos escritórios de operações que, devido à sua natureza, são locais de trabalho atarefados e em constante movimento. E a coisa não acaba com o seguimento e a localização, porque a visibilidade em tempo real converteu-se numa proposta muito mais ampla e substancial, com a capacidade de alterar o alcance e a velocidade da tomada de decisões logísticas de uma forma que o setor não tinha podido desfrutar até agora.

 

5 formas em que a visibilidade em tempo real permite processos empresariais mais produtivos

A melhoria da visibilidade em tempo real oferece múltiplas oportunidades para levar a cabo operações mais eficazes a longo de todo o processo de recolha de mercadorias, como podemos ver de seguida.

1. Melhor tomada de decisões

A visibilidade em tempo real significa ter a oportunidade de reagir aos acontecimentos mais rápido que nunca, porque os alertas chegam em tempo real e não há lacunas de visibilidade na cadeia de distribuição que teriam atrasado esses alertas no passado. Por exemplo, o gigante mundial Nestlé relatou uma melhoria da satisfação do cliente e dos níveis de serviço e de uma diminuição dos recursos operacionais manuais necessários, assim como de uma maior estabilidade2. Entre as ações disponíveis incluem-se um desvio de um camião, a mudança do modo de transporte ou a reserva de um novo intervalo horário de chegada. Todas elas supõem uma potencial poupança de tempo e custos, enquanto os valores de pontualidade, que frequentemente são condições importantes num contrato acordado entre carregadores, transportadores e clientes, são menos vulneráveis ao incumprimento.

2. Operações mais fluídas

Em ambientes logísticos e de armazenamento rápidos, que pela sua natureza estão sujeitos a atrasos e filas de espera imprevisíveis, qualquer informação valiosa que possa ajudar na planificação é uma grande ajuda. Se a informação sobre a hora prevista de chegada é mais fiável e for facultada antes, todos os funcionários relevantes estarão mais bem informados a todo o momento, enquanto os processos e o movimento de mercadorias dentro de uma instalação poderão ser controlados melhor e serem menos afetados por imprevistos. Uma hora de chegada estimada permite uma melhor gestão diária da logística no local, longe dos cais de carga, que permite otimizar de forma rentável a atribuição de recursos humanos e os movimentos do armazém. Ao mesmo tempo, a tomada de decisões baseada em dados permite identificar mais rapidamente a origem e a causa dos congestionamentos habituais, apoiado por provas claras.

3. Otimização dos cais de carga e descarga

A fiabilidade dos tempos de chegada estimados e os alertas de atrasos permitem uma melhor planificação e tempos de reação mais alargados. A atribuição de cais de carga/descarga nos armazéns, que se pode converter num quebra-cabeças se chegarem vários veículos de diferentes tamanhos e cargas ao mesmo tempo, torna-se mais fiável. As entregas de camiões são mais rápidas e reduzem-se os tempos de espera dos condutores, o que permite poupar horas de trabalho e custos.

Num estudo levado a cabo, ArcelorMittal, especialista em aço com sede em Hamburgo, afirma que reduziu os prazos de entrega em 90% e os tempos de espera dos camiões em 30% utilizando uma solução deste tipo.

4. Gestão eficaz do transporte

A gestão do transporte está relacionada com o movimento de mercadorias entre expedidores e clientes, tanto por estrada (e outros meios) como em pontos de conexão, armazéns e centros de distribuição. As empresas com mais capacidade de gerir os atrasos têm, também, mais possibilidade de reduzir o custo dos mesmos, incluindo o custo potencial de cumprir as normas sobre emissões de carbono.

Graças à visibilidade em tempo real, as consultas internas e de clientes sobre o estado dos pedidos diminuíram 40%, o que se traduziu numa redução direta dos custos com funcionários em vendas diretas e planificação do transporte”, afirma o responsável pela gestão do transporte da Saint-Gobain Isover, especialista em isolamento com lã mineral, citado num caso de sucesso.

5. Redução das taxas e sanções

É compreensível que os carregadores e transportadores desejem evitar o pagamento das taxas geradas quando os contentores de transporte permanecem demasiado tempo nos portos ou são devolvidos vazios mais tarde do que o acordado. A visibilidade em tempo real permite uma visão precisa da localização dos contentores, os prazos e os alertas de atraso, visível para todas as partes interessadas. Além disso, oferece ao armador/transportador responsável a oportunidade de tomar um controlo mais proativo quando for possível.

 

Visibilidade apoiada pela fiabilidade

A visibilidade é um fator empresarial de eficácia comprovada, com potencial para desempenhar um papel ainda mais importante no futuro, sobretudo quando as empresas procuram a eficiência do transporte na batalha pela redução das emissões de carbono.

No entanto, há outra consideração importante. A visibilidade só é útil se existe uma confiança absoluta em que o pacote rastreado é o correto, vá para o destino adequado e no momento indicado. Para que exista esta confiança, a fonte de dados deve ser fiável. Quando se aprofunda até ao nível de palete, caixa, contentor ou embalagem, a precisão e fiabilidade dos dados introduzidos na etiqueta, junto com a qualidade da própria etiqueta e o seu código de barras ou RFID, é vital para que as vantagens da visibilidade se percebam realmente nas cadeias de distribuição globais.

A Brother é uma peça chave nesta viagem. Sabemos que uma impressão de etiquetas fiável e de primeira qualidade é uma parte absolutamente vital de qualquer operação logística que funcione corretamente; mas também sabemos que a impressão de etiquetas não é um tema em que as direções queiram investir muito tempo e energia. Por isso, nós preocupamo-nos com a etiquetagem para que os nossos clientes não tenham que o fazer. Centramo-nos na precisão, na fiabilidade e na qualidade das etiquetas, dia após dia.

Descubra como na Brother somos apaixonados pela impressão de etiquetas.

 

 

Fonte:

1 Article: Gartner Predicts The Future of Supply Chain Technology, April 2021.

2 Case study: How Nestlé is using real-time visibility to manage supply chain disruptions, Sixfold, 2022.

Também lhe pode interessar...

Volta ao inicio