Três vantagens do NFC em impressoras Brother

Três vantagens do NFC que talvez não conheça

São frequentemente apresentadas dezenas de inovações em tecnologia e digitalização no nosso dia a dia, mas sem dúvida, os avanços mais importantes são aqueles que facilitam a nossa rotina. Assim, abordamos hoje o sistema NFC, que permite transportar e utilizar todos os dados, tanto pessoais como bancários, que quisermos e no momento que pretendermos.

A tecnologia NFC - Near Field Communication – não é mais do que uma forma de chamar a um novo sistema de comunicação com o qual se podem sincronizar dois dispositivos simplesmente aproximando-os. São processos contactless mediante os quais se podem trocar dados, fazer pagamentos móveis, sincronizar dois equipamentos ou utilizar dados de identificação. E muito simples de usar!

Simplesmente aproximando um cartão ou um telefone móvel que tenham incorporada esta tecnologia a um leitor específico, os dados necessários são transmitidos e isso permite-nos fazer coisas tão simples como pagar numa loja ou realizar operações bancárias numa caixa, por exemplo.

Embora há muito esta tecnologia exista (desde 2003), utiliza-se há pouco tempo, mas cada dia é mais utilizada nas lojas, restaurantes ou caixas automáticas, uma vez que é muito simples de usar e é muito mais cómoda que outros sistemas de contacto. Mas não nos vamos perder em detalhes porque já sabe o que é e como funciona o NFC.

Entre outras utilidades, esta tecnologia pode ser utilizada para facilitar a conexão de scanners e impressoras a computadores portáteis, tablets ou smartphones, permitindo que os ficheiros sejam sincronizados entre o equipamento e o dispositivo móvel que quisermos. Nas impressoras, a tecnologia NFC é cada vez mais habitual, sobretudo nos equipamentos multifunções que são utilizados por vários utilizadores de uma empresa.

Mas que vantagens obtemos de uma conexão NFC em equipamentos de impressão e digitalização?

  • Confidencialidade: graças à tecnologia NFC, as impressoras identificam os utilizadores que as podem utilizar, o que significa que apenas aqueles perfis que contam com privilégios terão acesso aos sistema e só o poderão fazer através do seu cartão pessoal;
  • Controlo de custos: esta tecnologia, ao contar com um sistema de identificação dos utilizadores, limita o número de impressões que cada um deles pode realizar, conseguindo reduzir custos;
  • Segurança: NFC permite imprimir e digitalizar informação a partir de um smartphone ou um Tablet (compatíveis com NFC), mas apenas se foram autorizados antes, o que implica que haverá mais segurança e controlo das pessoas que acedem ao equipamento. Com isto evitaremos fugas de informação confidencial da empresa.

Conclusão: esta “nova” tecnologia facilita, entre outras coisas, o uso das impressoras e scanners no escritório, além de permitir uma utilização mais segura e privada dos mesmos. Talvez estejamos perante uma tecnologia sem a qual possamos viver no futuro, como é o caso do WiFi, mas…. será que veio para ficar?

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').