Como medir a resistência de uma impressora portátil

As impressoras são dispositivos cada vez mais adaptados às necessidades do consumidor. As possibilidades são cada vez mais amplas tanto em termos de funcionalidades e rapidez de processamento, como em relação ao design, peso e tamanho dos equipamentos. Concretamente, as impressoras portáteis ganharam muito sucesso nos últimos anos devido à constante mobilidade, tanto no âmbito pessoal como no profissional de muitos setores industriais.

Em setores como o retalho, logístico ou, inclusivamente, nas forças de segurança, entre muitos outros, a portabilidade é uma variável fundamental para a realização das suas tarefas. Além disso, em muitas destas indústrias, estes equipamentos devem adaptar-se ao modo de trabalho, estando até por vezes instaladas em carrinhos, camiões ou outros veículos necessários para realizar a tarefa necessária ou até penduradas num ombro através de uma alça. Não só a portabilidade é importante, em setores como o do transporte, logística e forças de segurança, a robustez e resistência dos dispositivos é outra grande necessidade. Em muitas ocasiões os equipamentos têm que estar expostos às forças da natureza ou outros agentes externos que os podem deteriorar e reduzir a sua vida útil.

Para ter suficiente informação para escolher qual é a impressora perfeita para cada necessidade, existem várias certificações que valida a sua robustez e resistência perante diferentes agentes externos.

Impressoras todo-o-terreno com certificação militar

As condições de trabalho dos diferentes setores são muito variáveis, mas entre as profissões que mais necessitam de equipamentos resistentes a todo o tipo de agentes externos estão as forças de segurança e o setor da logística. Para estes mercados existem soluções que contam com certificação MIL-STD-810, cuja origem reside no setor militar, que a criou para certificar a resistência do equipamento que utilizava neste âmbito. Mas esta certificação militar foi evoluindo com o passar do tempo e, inclusivamente, conseguido ganhar espaço noutros âmbitos, como no mercado dos telefones Android.

Quando um produto inclui esta certificação significa que o dispositivo passou com sucesso nas provas rigorosas focadas na sua sobrevivência perante condições ambientais extremas que poderia experimentar ao longo da sua vida útil. Entre outras características, as impressoras com certificação militar são capazes de resistir a temperaturas extremas e a mudanças bruscas das mesmas, a vibrações e a baixas pressões. Além disso, garante a sobrevivência e funcionamento de um equipamento perante agentes meteorológicos intensos como chuvas e humidade.

Certificação IP: um seguro contra o pó, salpicos e humidade

Os ambientes nos quais se usam ou armazenam estes equipamentos são fundamentais para a sua correta conservação. Cada trabalho tem as suas circunstâncias e as impressoras que utilizamos para exercer as nossas funções devem suportar as suas condições ambientais a longo prazo. A possibilidade de entrada de água, pó ou a exposição contínua à humidade são situações do dia a dia em muitos setores. Para poder certificar a resistência de um dispositivo face a estes agentes externos existem soluções como a certificação IP: um padrão criado pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) para avaliar o nível de proteção que têm os elementos de um aparelho ou equipamentos perante a penetração de um elemento como o pó, água ou humidade.

A Certificação identifica os dispositivos com as letras IP seguido de dois dígitos do 0 ao 9. O primeiro dígito indica o grau de resistência ao pó e o segundo indica a resistência à humidade ou ao contacto com a água. A certificação mais comum neste tipo de impressoras portáteis é a IP54, que garante uma grande proteção contra o pó e humidade, além de estar protegida contra possíveis salpicos de água.

Há modelos de impressoras mais compactos e leves para determinados setores – como por exemplo a indústria do retalho – com uma certificação IP menor, como é o caso da IP42. No entanto, se pretender aumentar a proteção deste tipo de soluções, existem acessórios – como bolsas – que permitem aumentar a sua resistência e conseguir uma certificação IP54.

É um facto que a portabilidade deixou de comprometer a robustez dos equipamentos e as profissões com maior necessidade em termos de tamanho compacto e resistência podem satisfazer agora os seus requisitos gerais graças à ampla variedade de soluções que existe no mercado. Soluções avançadas que suportam qualquer situação extrema, tanto no interior como no exterior, como é o caso das nossas impressoras portáteis de etiquetas RJ-3 ou RJ-4 ou a gama de impressoras portáteis de documentos PJ.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').