1. Home Brother
  2. Suporte
  3. Conselhos-de-utilizacao
  4. Guia para imprimir e digitalizar com um dispositivo móvel através de uma app
soport2

Guia para imprimir e digitalizar com um dispositivo móvel através de uma app

Imprimir a partir do seu telefone móvel pode tornar as tarefas de impressão muito mais simples. Utilizando uma aplicação do fabricante pode-se imprimir desde um iPhone, iPad, smartphone ou tablet Android. No entanto, também existem outras opções, como utilizar plugins e serviços comuns que vêm instalados por defeito em muitos dispositivos móveis ou que se podem descarregar. Neste blog enumeramos todas as opções para imprimir desta forma.

Como posso imprimir a partir do meu dispositivo móvel com uma aplicação?

As aplicações móveis para iOS e Android costumam ser gratuitas e podem-se descarregar desde a App Store ou Play Store. Assegure-se de que descarrega a aplicação compatível com o modelo da impressora. Depois de instalar a aplicação no smartphone ou tablet, as impressoras da mesma rede reconhecem-se imediatamente e já pode começar a imprimir.

Para o fazer, procure o ficheiro ou a foto que pretende imprimir desde o dispositivo móvel e partilhe com a aplicação de impressão. Normalmente há várias opções de configuração disponíveis na app, como o número de cópias pretendidas, se é a cores ou a preto e branco, apenas numa face ou em frente e verso, assim como opções para escolher o tipo de papel. São opções reduzidas às que encontraria num computador.

A Brother dispõe de aplicações móveis gratuitas para imprimir uma grande variedade de ficheiros, como PDF, fotos, documentos de Microsoft Word e Excel e emails a partir de dispositivos móveis, diretamente numa impressora Brother.

Que ficheiros se podem imprimir com as apps?

  • PDF, Word, Excel, PowerPoint e documentos de texto: a partir da lista de arquivo de documentos ou descargas do dispositivo, ou desde outras aplicações como Google Drive ou iCloud;
  • Fotos: diretamente da aplicação, desde o álbum de fotos ou a partir de aplicações de redes sociais e WhatsApp;
  • Páginas web: podem-se imprimir páginas web diretamente de vários navegadores de Internet;
  • Desde a área de transferência: é possível imprimir dados, fotos, texto e partes selecionadas de páginas web copiadas para a área de transferência a partir de outras aplicações.

Os ficheiros que se podem imprimir dependerão da aplicação de impressão do fabricante da impressora, já que nem todas elas terão a lista completa de possibilidades de impressão mencionadas anteriormente.

Posso digitalizar documentos para o meu smartphone ou tablet?

Se tem uma impressora multifunções também pode digitalizar documentos em papel para o seu dispositivo móvel. Só tem que abrir a aplicação e selecionar digitalizar. Uma vez que a impressora multifunções tenha digitalizado o documento, este aparecerá no smartphone. Pode depois rodar, recortar e editar a imagem conforme necessitar.

De seguida, tem várias opções disponíveis: guardar o ficheiro digitalizado no dispositivo móvel, enviá-lo por email como JPEG o PDF, ou guardá-lo na nuvem, como iCloud, Dropbox ou Google Drive.

A digitalização de documentos não é compatível com todas as aplicações, por isso deve verificar se o fabricante da impressora o oferece na aplicação.

A Brother conta com uma ampla gama de impressoras e multifunções, tanto para uso doméstico como profissional, aptas para imprimir desde e digitalizar para smartphones e tablets. Além disso, as visitas, os colaboradores ou familiares que estiverem conectados à rede WiFi também podem utilizar as opções de impressão.

Plugins e soluções para imprimir desde o dispositivo móvel

Além das aplicações dos fabricantes, também existem outras opções para imprimir ficheiros desde dispositivos móveis. Trata-se de plugins gerais que os fabricantes de dispositivos móveis pré-instalam neles ou que se podem descarregar separadamente. A vantagem destes plugins, ao contrário das aplicações dos fabricantes de impressoras, é que funcionam para múltiplas marcas de impressoras. A desvantagem é que estes plugins, na maioria das vezes, só oferecem opções de impressão standard e não opções adicionais, como a possibilidade de escolher entre impressão a cores e ou a preto e branco e impressão em frente e verso. Além disso, não aceitam funções de digitalização.

Estes são os plugins e soluções mais populares para imprimir desde um smartphone ou tablet:

Apple AirPrint

Com Apple AirPrint pode imprimir facilmente desde um iPhone da Apple e uma impressora compatível com AirPrint. A aplicação faz com que seja muito fácil imprimir emails, fotos, páginas web e documentos, já que não tem que instalar nenhum software. AirPrint está integrado na maioria dos dispositivos móveis iOS, como o iPhone e o iPad.

Mopria Service Print

É possível imprimir diretamente desde um dispositivo Android para uma impressora compatível com Mopria. Apenas tem que se conectar à impressora através da conexão WiFi para imprimir emails e outros documentos. Para isso, tem que descarregar e instalar o complemento do Mopria Service Print desde a Play Store e estará pronto para imprimir desde o telefone ou tablet.

NFC

NFC é uma tecnologia que permite realizar transações, trocar dados e estabelecer uma conexão sem fios entre os dispositivos que se encontrem a curta distância. Com a ajuda do NFC pode-se estabelecer facilmente uma conexão sem fios encostando um dispositivo móvel compatível com NFC a uma impressora compatível com NFC. De seguida, pode imprimir diretamente desde o dispositivo móvel e digitalizar para ele.

WiFi Direct

As impressoras compatíveis com WiFi Direct podem conectar-se diretamente a um smartphone ou um tablet sem passar por um router ou um ponto de acesso. Pode-se imprimir diretamente desde dispositivos móveis ou digitalizar para eles. WiFi Direct permite imprimir emails, fotos, páginas web e documentos num abrir e fechar de olhos. Não tem que descarregar software, instalar controladores nem conectar cabos.

Aplicações Brother para imprimir desde dispositivos móveis

A Brother dispõe de várias apps para imprimir ficheiros desde smartphones e tablets Android e iOS. Estas aplicações também oferecem funções avançadas das que carecem os plugins e serviços de impressão standard, como a impressão a cores ou em preto e branco, a impressão em papel fotográfico e a impressão em frente e verso. Além disso, as aplicações permitem digitalizar ficheiros diretamente desde uma impressora Brother a dispositivos móveis, como iPhone, iPad ou smartphones ou tablets Android.  

Aplicação Brother iPrint&Scan

Brother iPrint&Scan é uma aplicação gratuita que permite imprimir ficheiros desde e digitalizar para um iPhone, iPad ou qualquer smartphone e tablet equipado com sistema operativo Android. Tudo o que necessita é uma rede WiFi e uma impressora Brother ou um multifunções compatível. A aplicação é fácil de instalar e de usar. Assim que a aplicação for instalada, procurará na rede impressoras compatíveis, para que os ficheiros desejados possam ser impressos a qualquer momento. Resumindo:

  • Uma forma simples e rápida de imprimir fotos, páginas web e documentos (PDF, Word, Excel, PowerPoint, documentos de texto);
  • Imprime documentos e fotos diretamente desde serviços na nuvem como: Dropbox, OneDrive, Evernote e Google Drive;
  • Guarda os documentos digitalizados no seu dispositivo móvel Android ou envia por email (PDF, JPEG);
  • Utiliza-se sem necessidade de computador, portátil ou controlador.

Pode ver como imprimir com a app iPrit&Scan neste vídeo:

Aplicação Brother Mobile Connect

Brother Mobile Connect é uma aplicação gratuita que, além de imprimir e digitalizar ficheiros desde e para dispositivos móveis, sem necessidade de estar conectado na mesma rede da impressora (registo prévio), também permite realizar um seguimento dos níveis de tinta e toner da impressora e pedir facilmente os consumíveis adequados. A aplicação funciona através de WiFi e está disponível para iPhone, iPad e smartphones ou tablets Android.

  • Imprime documentos, fotos e páginas web (PDF, Word, Excel, PowerPoint, documentos de texto);
  • Digitaliza fotos e documentos diretamente a smartphones ou tablets (PDF/JPEG) para imprimir, partilhar e guardar;
  • Altere as configurações da impressora e controla os níveis de tinta ou toner;
  • Personalize o visor de início para aceder rapidamente às funções mais utilizadas.

Brother Service Plugin para Android

O Brother Print Service Plugin está especialmente desenhado para dispositivos móveis Android (versão 5 ou superior). Com o plugin é possível imprimir desde um smartphone ou tablet Android para uma impressora Brother adequada através da rede WiFi disponível com apenas um clique no botão Imprimir do sistema operativo.

Imprimir e digitalizar para aplicações cloud

Com as impressoras e os scanners Brother que têm funções de conexão à Cloud, é possível conectar-se diretamente desde o dispositivo a vários serviços web e na nuvem, como Google Drive, Dropbox, OneDrive, Evernote e Box. Esta conexão permite imprimir ficheiros carregados nestes sites e digitalizar diretamente para eles sem passar por um computador.

Imprimir etiquetas desde dispositivos móveis

Também é possível imprimir etiquetas desde dispositivos móveis com as rotuladoras e impressoras de etiquetas Brother. Existe uma grande variedade de aplicações gratuitas para imprimir etiquetas desde smartphones, tablets ou dispositivos móveis. Estas aplicações juntamente com uma rotuladora ou uma impressora de etiquetas com conexão WiFi ou Bluetooth fazem com que imprimir etiquetas a partir de dispositivos móveis seja muito fácil.

Também lhe pode interessar...

Volta ao inicio