ES30_TD-2000 Situ 13

Como melhorar os cuidados clinicos com a etiquetagem

O setor da saúde enfrentou sempre grandes cargas de trabalho, assim como elevados níveis de exigência e, por isso, qualquer saturação no sistema pode pôr em risco a saúde das pessoas. Além disso, a grande quantidade de informação que se manuseia aliada ao seu carácter sensível faz com que a gestão da saúde exija processos ágeis e, sobretudo, precisos, tanto para minimizar os erros como para assegurar a confidencialidade dos pacientes. Por tudo isso, otimizar os fluxos de trabalho dos profissionais de saúde mediante soluções de impressão, digitalização, etiquetagem e mobilidade adaptadas a este ambiente laboral é imprescindível para que se possam dedicar a tarefas realmente importantes no cuidado e atenção ao paciente.

 

Mas, de que forma estas soluções melhoram a eficiência no setor? Entre outras coisas, porque a implementação de uma gama de impressoras de etiquetas adaptada às necessidades dos profissionais da saúde contribui para a rastreabilidade dos equipamentos e dos pacientes. Relativamente à rastreabilidade de equipamentos, uma etiquetagem eficiente permite um fluxo de trabalho mais ágil para o utilizador, já que incorpora informação sobre o funcionamento de determinados equipamentos para ajudar a que sejam utilizados adequadamente. E não apenas isso, as clínicas e hospitais contam com grande quantidade de ativos e equipamentos que necessitam estar registados, principalmente porque se encontram distribuídos em diferentes localizações e devemos ter em conta a sua localização, antiguidade, informação relacionada com a manutenção periódica, etc.

 

Para a rastreabilidade de pacientes, um sistema de impressoras de etiquetas e de impressoras portáteis evita a interpretação errada da informação escrita à mão que poderia derivar-se numa má utilização dos dados, como por exemplo um diagnóstico errado ou um tratamento inadequado. Para isso, requer-se a manutenção de um registo eficiente e preciso da informação mediante a produção de etiquetas com códigos de barras e sua digitalização, que se traduza num processo eficiente da informação e garantindo a segurança dos dados. Além disso, reduz-se o tempo investido no processo de impressão e etiquetagem graças à integração - mediante softwares de apoio médico – com os sistemas de administração de pacientes. Isto permite que a informação esteja acessível nos sistemas existentes, para uma rápida identificação e acesso à mesma.

 

Mas, a impressão dentro do setor da saúde tem aplicações em muitos âmbitos e é importante conhecer os seus benefícios. No caso dos profissionais das urgências, tem a responsabilidade de garantir a segurança do paciente, agilizando ao máximo a sua chegada ao hospital e a sua correta documentação na inscrição. Assoluções de impressão portáteis da Brother utilizam tecnologia de impressão térmica direta permitindo que os profissionais em movimento forneçam no local informação legível e precisa, que facilite à unidade hospitalar conhecer, sem erros, a avaliação do paciente para cuidados posteriores. Na admissão, a otimização na criação de etiquetas supõe a identificação correta dos pacientes ao efetuarem o registo num centro hospitalar. Por outro lado, na administração, aimpressão segura de informação confidencial, como resultados clínicos, garante o cumprimento do RGPD relativamente à proteção de dados do paciente. Na parte dos laboratórios, a impressão eficiente de etiquetas não só garante um fluxo de trabalho livre de erros, como também proporciona flexibilidade quanto ao tamanho, material e design da etiquetagem. Por último, tanto na farmácia de um hospital como nas farmácias de rua, é importante a correta etiquetagem dos medicamentos, assim como a impressão de informação sobre a posologia para o paciente, para que se evitem erros e otimizem os processos.

 

Contar com a melhor tecnologia de impressão do mercado não só implica uma atenção clínica de valor, como também reduz os erros em todos os âmbitos do setor. Ter tudo isto em conta, dá mais segurança aos pacientes já que cada vez é mais importante tratar a informação sensível como tal. Os profissionais de saúde cuidam de um grande número de pacientes cuja vida depende dos seus cuidados e, num ambiente como este, cada dispositivo deve ser capaz de integrar, adaptar e melhorar os fluxos de trabalho de cada colaborador para garantir o melhor nível possível de segurança para o paciente.

 

Portanto, investir em soluções inovadoras adaptadas ao sector em que opera terá um impacto significativo na qualidade do trabalho, minimizando erros comuns em ambientes de trabalho sujeitos a alta pressão, tais como os cuidados de saúde.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').