1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2022
  5. Porque é que é importante automatizar o processo de etiquetagem no setor horeca
ES03_IMG_3618

Porque é que é importante automatizar o processo de etiquetagem no setor horeca

Para todas as empresas que fazem parte do setor Horeca, levar a cabo os processos de etiquetagem manual implica correr o risco de possíveis erros que possam interferir na produtividade e, inclusivamente, na segurança alimentar. Não só isso, como também, implica um maior investimento de tempo que se poderia dedicar a tarefas mais críticas para o negócio. Por isso, a etiquetagem da caducidade secundária tanto em alimentos como de ingredientes requer uma solução de impressão que controle o processo e implique maior produtividade e rastreabilidade nas tarefas do dia a dia.

 

Investir na digitalização não é um facto isolado que aconteça em mercado específicos. Focar nesta transição está a impulsionar o crescimento de empresas de uma grande variedade de setores. Por essa razão, não é de estranhar que a melhoria do setor Horeca envolva uma transformação digital de todos os processos. Nesse sentido, precisar de uma solução digital avançada que otimize as ferramentas de gestão e controlo e incorpore a impressão de etiquetas automática, traduz-se numa melhoria em muitos aspetos. Automatizar os processos de etiquetagem e a digitalização dos registos é imprescindível para a correta Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo – de agora em diante APPCC - como temperaturas, limpeza, receção de produtos, controlo de caducidade secundária, entre outros.

 

As empresas deste setor, cujo serviço está centrado nos alimentos, devem apostar em soluções que não só facilitem o trabalho, como também aportem um valor diferencial orientado para o cliente. As impressoras de etiquetas e talões em conjunto com um software em forma de assistente digital, convertem-se nas ferramentas perfeitas para que uma cadeia de restauração, restaurante ou catering, otimize os seus processos, tanto em cozinha como em sala. A colocação destes equipamentos em cada estabelecimento vai traduzir-se numa poupança de custos - graças a um controlo mais preciso do inventário que permite uma redução de desperdício de alimentos – aumentando a produtividade – pela poupança de tempo em criar na cozinha etiquetas à mão – e uma melhoria no controlo e gestão remotos de tudo o que se passa no restaurante, permitindo garantir uma maior homogeneidade entre os restaurantes da mesma cadeia. Desta forma, como comentávamos anteriormente, conseguem-se cobrir as necessidades de etiquetagem, digitalização e controlo de registos do APPCC.

 

No setor Horeca a autonomia dos trabalhadores e a sua mobilidade é essencial. Por este motivo, as soluções implementadas devem facilitar a impressão portátil e sem cabos através de uma conexão Bluetooth e/ou WiFi que lhes permita conectá-las a dispositivos móveis. Além disso, com a integração de dispositivos com tecnologia térmica direta, a impressão de etiquetas e de talões realiza-se de forma fiável e simples, sem necessidade de mais consumíveis além do papel térmico. Tudo isso, oferece uma importante poupança de custos e uma elevada facilidade de uso, aumentando o rendimento de cada negócio.

 

Se definirmos como objetivo aumentar a produtividade e a rastreabilidade nos processos de etiquetagem, este tipo de soluções são a ferramenta adequada para o conseguir. Porque não só reduzem o risco de cometer erros no processo de etiquetagem - fundamental para proteger a saúde dos consumidores – como também aumentam a eficiência das atividades. Desta forma, os colaboradores poderão dedicar o seu tempo a atividades de maior valor para o negócio, ao não ter que recorrer a cálculos mentais para os processos de etiquetagem de validades secundárias.

 

Além disso, a colocação destas soluções é simples e permite unificar os processos em todos os estabelecimentos de uma cadeia, oferecendo-lhes um maior acesso a toda a informação, que agora estará em formato digital. Desta forma, as centrais vão poder ter um melhor controlo de cada estabelecimento, ao obter informação em tempo real dos restaurantes em qualquer momento e lugar. Isto traduz-se numa melhor tomada de decisões, já que estas serão baseadas em dados fiáveis e verificáveis.

 

Em resumo, a digitalização de processos e a automatização da etiquetagem no setor Horeca converteram-se numa grande vantagem da qual se obtêm benefícios quantificáveis, que não só impulsionam a imagem da marca, como também podem significar a sobrevivência num mercado tão competitivo como o atual.

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').