1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Mobilidade
  4. 2021
  5. Como a impressão portátil pode ajudar o setor do retalho durante épocas complicadas
Como a impressão portátil pode ajudar o setor do retalho durante épocas complicadas

Como a impressão portátil pode ajudar o setor do retalho durante épocas complicadas

O  setor do retalho é um dos mais afetados, a nível económico, pela crise sanitária provocada pela COVID-19. As empresas já estão a considerar a alteração de diversas variáveis das quais dependerá a recuperação do setor, incluindo a otimização dos processos para tornar a experiência do cliente mais segura e mais eficiente. É, portanto, essencial fazer uma gestão otimizada da procura e assim aumentar as receitas, prestando um bom serviço que melhore a satisfação do cliente e assegure a sua fidelização.

Para obter os melhores resultados, os profissionais do setor do retalho devem levar a cabo processos precisos e fiáveis, onde o foco é a etiquetagem eficiente, utilizando equipamentos de impressão portátil. De seguida, analisamos os benefícios que pode trazer a etiquetagem e a impressão no setor do retalho, por área:

  • Setor alimentar – Devido à elevada rotação de produto em supermercados e lojas de alimentação, as prateleiras devem ser reabastecidas continuamente para manter o fluxo de vendas. Os colaboradores destes estabelecimentos, que estão em constante movimento, necessitam de impressoras portáteis fiáveis com as quais imprimir em qualquer momento e qualquer lugar, para que as estantes tenham sempre produto e as ofertas e descontos sejam anunciados corretamente. Além disso, podem ainda transportar estas impressoras num veículo ou penduradas no ombro com uma alça, para as poder ter ao seu alcance sempre que necessitem.

    As impressoras portáteis são perfeitas para criar etiquetas para prateleiras, com códigos de barras definidos, assim como etiquetas de ofertas ou descontos. E o mais importante: a etiquetagem pode ajudar os profissionais do setor da alimentação a cumprir as normas de segurança alimentar. Nestes momentos, uma etiquetagem de alimentos correta é mais importante que nunca e as impressoras portáteis podem ajudar a destacar ingredientes e alérgenos, datas de validade, permitindo assim que os clientes estejam informados adequadamente, resultando numa maior segurança.

  • Setor da moda – Na hora de pagar, os clientes não gostam de ter que esperar nas filas e, sobretudo agora, que devem ser evitadas aglomerações nos estabelecimentos. Para superar este desafio, podem ser utilizadas soluções de impressão portátil com o sistema queue busting para eliminar as filas que se formam nas caixas. Graças às impressoras portáteis, podem ser criadas caixas registadoras portáteis adicionais, que imprimam os talões e ajudem a reduzir o comprimento da fila. Reduzem também, o tempo que os clientes passam nas lojas, melhorando assim a sua experiência de compra. Os colaboradores das lojas podem andar com estas impressoras à cintura ou no ombro, facilitando o seu trabalho e permitindo aos clientes dispor destas novas caixas registadoras móveis em qualquer ponto da loja.

    A exposição do e-commerce provocada pela pandemia, sobrecarregou os processos de outros setores como a logística, na qual é mais necessário que nunca uma renovação na eficiência das suas formas de trabalhar, sobretudo para os e-tailers ou comércios online. Para poder melhorar, devem adotar as melhores soluções tecnológicas, sendo a etiquetagem fundamental no futuro do seu trabalho.

  • Setor logístico - armazéns – Nos armazéns, dispor de uma solução portátil e resistente para a impressão em mobilidade faz com que os processos sejam mais eficientes, mais rápidos e, consequentemente, mais rentáveis. As impressoras portáteis podem ser presas a um cinto para permitir a impressão móvel durante todo o dia de trabalho. Os colaboradores também podem utilizar dispositivos para etiquetar produtos para recolha, embalamento e envio, e imprimir códigos de barras para tornar o processo mais eficiente.
  • Setor logístico - distribuição– A correta entrega de um pedido é um fator importante no sucesso de qualquer negócio de comércio eletrónico. Isto pode ajudar a prevenir reclamações e devoluções. As impressoras portáteis podem ser complementadas com um suporte de veículo opcional, ideal para estes colaboradores. As guias de entrega e as confirmações podem ser impressas de forma rápida e fácil, otimizando os processos e permitindo completar mais entregas.

A COVID-19 fez com que os profissionais do retalho necessitassem fazer uso de uma combinação de etiquetagem e sinalização para destacar as medidas de segurança que permitem aos clientes e aos colaboradores de qualquer estabelecimento sentirem-se seguros. A contínua modificação das normas exige uma rápida atuação e adaptação face às mudanças, assim, a possibilidade de aceder a soluções de impressão personalizadas permitirá manterem-se a par da constante evolução das regras, bem como a oportunidade de as cumprir facilmente.

Mais de Mobilidade

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').