Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2021
  5. A importância de ter em conta todo o ciclo de vida para fomentar a transformação digital e a sustentabilidade
A importância de ter em conta todo o ciclo de vida para fomentar a transformação digital e a sustentabilidade

A importância de ter em conta todo o ciclo de vida para fomentar a transformação digital e a sustentabilidade

A sustentabilidade é muito mais do que um subproduto da transformação digital. São dois conceitos que estão muito interligados e que se impulsionam mutuamente.

No entanto, apesar dos enormes benefícios quanto à poupança de custos, rendimento, vida útil dos produtos e do impacto meio ambiental dos mesmos, a complexidade percebida da digitalização e a dificuldade em determinar padrões de sustentabilidade, sobretudo no caso dos produtos tecnológicos trava, em algumas ocasiões, o ritmo de transição das empresas.

Por isso, na Brother lançámos uma série de relatórios sobre transformação digital para ajudar as empresas a criar planos tecnológicos a longo prazo, que impulsionem a produtividade e reduzam os custos. Um dos temas principais desta série é a sustentabilidade e, em particular, a importância de pensar no ciclo de vida completo. Para ajudar a dar forma ao pensamento empresarial e melhorar os processos de compra, decidimos explorar como se alinham estes dois conceitos tão importantes.

Transformação digital e sustentabilidade: uma combinação perfeita  

Quando as empresas conceberem e aplicarem a transformação digital desde o ponto de vista da sustentabilidade, obterão importantes benefícios, não só para o seu negócio mas também para o meio ambiente. Por exemplo, com o simples facto de migrar os serviços tecnológicos para a nuvem, poderia chegar a poupar dinheiro, utilizar até 77% menos os servidores, 84% menos de energia e, inclusivamente, chegar a reduzir as emissões de carbono até 88%1.

E o que torna ainda mais emocionante é que, no seu sentido mais genuíno a transformação digital consiste em melhorar a produtividade, a eficiência e os processos com dados. Assim, no âmbito da transformação digital, os sistemas inteligentes e conectados podem ajudar a melhorar relativamente a pontos de referência não financeiros, como as emissões de CO2 e a gestão de resíduos.

Os próximos anos preveem alguma urgência necessária na definição de novos critérios de sustentabilidade e uma importância cada vez maior da mesma na agenda política e empresarial mundial. À medida que for ocorrendo, as empresas vão-se submeter a uma crescente regulamentação a nível de normas, clientes, cadeia de distribuição e, inclusivamente, finanças. Na verdade, estamos a começar a ver que os relatórios de sustentabilidade e ética se estão a converter em algo habitual, o que faz com que as sofisticadas capacidades de extração de dados dos sistemas de vanguarda, meticulosamente adquiridos, sejam mais importantes que nunca.

Pensar no ciclo de vida completo: a oportunidade na compra de impressão sustentável

Os objetivos de sustentabilidade corporativos não costumam ser pouco ambiciosos. São até cada vez mais exigentes e costumam estar integrados nos processos de compra. Mas o impacto global destes objetivos, no seu conjunto, poderia ver-se limitado, já que as estatísticas tecnológicas dos ambientes de escritório se centram exclusivamente no ciclo de vida operacional.

Na hora de comprar hardware, como impressoras, uma boa forma de melhorar a compra com base nos objetivos sustentáveis da sua empresa é aumentar os critérios. Por exemplo, uma lista de verificação exaustiva das compras de soluções de impressão deveria ter em conta aspetos da fase não operacional, como o impacto da produção, do envio, do embalamento, dos planos de reciclagem e, inclusivamente, a qualidade dos programas de RSC do próprio fabricante.

71% das empresas está de acordo com a importância de avaliar a sustentabilidade do hardware em todo o seu ciclo de vida para obter uma medição real do seu rendimento meio ambiental[2]. Por isso, ter em conta o ciclo de vida completo é o seguinte passo, fundamental para adquirir equipamentos de alto rendimento. Pode ver informação sobre a importância de ter em conta todo o ciclo de vida e as possibilidades de impressão sustentável no nosso relatório sobre a implementação da transformação digital.

Mentalidade a longo prazo: transformação digital e impressão ecológica

Algumas empresas podem mostrar-se receosas porque consideram que levar a cabo a transformação digital pode ser complicado, quando, em poucas palavras, esta se consegue adquirindo o melhor hardware e software informático, o mais duradouro e o mais interoperacional.

As empresas e os utilizadores que desejam aplicar práticas de impressão sustentáveis já adotaram o conceito de reciclagem e re-fabricação de tinteiros de impressão e toners originais. O passo seguinte, lógico para o pensamento do ciclo de vida completo e o funcionamento de uma impressora ecológica, é o objetivo de manter o mesmo equipamento em funcionamento durante o máximo de tempo possível para maximizar a sustentabilidade e o retorno do investimento.

Levar a cabo reparações modulares nas máquinas defeituosas, em vez de substituir todo o equipamento, é uma forma para que as empresas possam ampliar a vida útil da tecnologia de impressão para cumprir os objetivos de impressão sustentável. As reparações modulares que incluem peças e atualizações tecnológicas poderiam prolongar ainda mais a vida útil das impressoras, o que supõe uma via para a transformação digital e impressão ecológica.

O poder de transformar o seu negócio para sempre

Num mundo em que a tecnologia evolui constantemente, a adoção de uma visão holística e a longo prazo das compras deve ir acompanhada da manutenção de um sistema de vanguarda.

Os planos de transformação digital desenvolvidos para dar prioridade à flexibilidade futura devem colocar grande enfase na sustentabilidade e no pensamento de ciclo de vida completo. Isto melhorará a sua estratégia de compra de tecnologia para o seu escritório, assim como o seu rendimento meio ambiental geral.

No entanto, a adoção de um enfoque flexível a longo prazo permitirá ao seu negócio capitalizar e colher os benefícios da transformação digital e a sustentabilidade ao experimentar, em primeira mão, o que acontece quando se alimentam mutuamente.

Resumindo, qual é a verdadeira recompensa para as empresas? Sistemas potentes, informação conectada, maior conhecimento do negócio e, claro, uma melhora contínua do rendimento meio ambiental. Isto traduz-se numa melhora da satisfação do cliente, já que além de beneficiar de uma experiência de excelência, tem uma melhor preparação da sua marca. E, ao fim e ao cabo, não é isto o que todas as empresa querem alcançar?

Se necessita de ajuda para desenvolver uma estratégia de compra sustentável para a sua empresa, descarregue o relatório de sustentabilidade da nossa série de relatórios sobre transformação digital.

Para descobrir como a Brother pode ajudar a atingir os seus objetivos de impressão ecológica através da aquisição e compra de impressoras amigas do ambiente, veja o que estamos a fazer para conseguir uma mudança positiva.

1 https://www.forbes.com/sites/louiscolumbus/2020/11/08/10-reasons-sustainability-needs-to-be-part-of-your-digital-transformation-strategy/?sh=4895c5e07ef6

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').