
3 formas de otimizar o trabalho administrativo dos hospitais
É
sabido e conhecido que as necessidades para a administração dos hospitais são
cada vez mais exigentes. Estamos a falar de um setor que viveu muitas mudanças
como consequência da pandemia, além de ter sofrido uma elevada saturação
durante os últimos dois anos, que aumentou ainda mais os processos
administrativos. Isto traduz-se em mais tempo dedicado por parte dos profissionais
da saúde em realizar estas tarefas; tempo que deveriam investir em outros
aspetos que são mais importantes, como os cuidados médicos aos pacientes.
Estas
tarefas administrativas têm que ser revistas diariamente e refeitas em muitas
ocasiões por erros ou por falta de informação, o que, juntamente com os minutos
que dedicam à gestão da informação armazenada em registos médicos, receitas,
relatórios e outros documentos, não faz mais do que aumentar e acrescentar
pressão sobre os profissionais de saúde.
Por isso,
o setor viu-se obrigado a reinventar-se e a investir em soluções que lhe
permitam automatizar o processo de administração para que este seja mais
eficiente. Ou seja, estamos a falar da aceleração da transformação digital na
indústria da saúde, que tal como aconteceu na maioria dos setores de atividade,
adiantou-se em anos como consequência da crise da Covid.
Mas
para que essa transformação dos hospitais ou outras instituições de saúde seja
realmente efetiva, a gestão dos documentos, onde se inclui a impressão e
identificação, são fundamentais se queremos garantir a rastreabilidade e, por
tanto, a saúde das pessoas. Neste sentido, existem diferentes aspetos que os
profissionais desta indústria deveriam ter em conta para garantir um ótimo
funcionamento dos seus hospitais:
1.
Uma
impressão segura para preservar a informação confidencial. A confidencialidade da informação
do paciente é um aspeto crucial em qualquer âmbito da saúde e, por isso, é
necessário que as administrações hospitalares possam contar com ferramentas
eficientes que evitem que essa informação confidencial chegue às mãos erradas.
Nesse sentido, as impressoras com a função de impressão
segura converteram-se
nas aliadas perfeitas para reduzir o risco de deixar informação esquecida nas
impressoras, uma vez que apenas o pessoal autorizado pode recolher essa mesma
informação impressa através de um código estabelecido. Além disso, permitem
garantir o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e a privacidade
do paciente, o que também se traduz numa importante poupança de custos ao não
violar a confidencialidade nem arriscar uma possível perda de dados;
2.
Identificação
eficiente de ativos.
O ambiente de trabalho dos centros de saúde requer uma identificação eficiente de ativos, já que conta com múltiplos
equipamentos repartidos por diferentes localizações, pelo que a rastreabilidade
é um ponto fundamental. Por isso, é imprescindível ter soluções que permitam
imprimir etiquetas duradouras para identificar tudo o que for necessário, assim
como as suas normas de uso. Desta forma, garante-se uma utilização correta e
evitam-se erros que possam implicar um risco para a saúde dos pacientes ou dos
trabalhadores;
3.
Uma correta gestão documental.
Se os documentos que manuseamos em ambientes de saúde não são geridos da forma
correta, podem levar a um verdadeiro problema para os cuidados médicos dos
pacientes. Neste cenário, estabelecer uma gestão documental por códigos de barras permite automatizar as tarefas
de digitalização, organização e arquivo de expedientes confidenciais, o que permite
uma grande poupança de tempo para os profissionais de saúde e evita erros ou
perda de informação vital para o cuidado dos pacientes.
A transformação digital é inevitável, sobretudo depois da
situação que temos vindo a viver durante os dois últimos anos. E esta
transformação alargou-se a outros setores de atividade, incluindo o da saúde.
Mas não é suficiente dizer que vamos transformar centros médicos e hospitais; essa
transformação que realizamos tem que ser eficaz.
Por isso é crucial, entre outras coisas, optar por serviços
de impressão, digitalização e identificação eficientes e seguros para,
fundamentalmente, proteger a privacidade dos pacientes com ferramentas que
contribuam para garantir a informação correta do paciente e, portanto, a sua
segurança. Isto traduz-se num aumento da eficiência que resulta em poupanças de
tempo que pode ser dedicado a tarefas que tragam mais valor, como os próprios
cuidados ao paciente, que é o fundamento do setor da saúde.