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3 formas de otimizar o trabalho administrativo dos hospitais

É sabido e conhecido que as necessidades para a administração dos hospitais são cada vez mais exigentes. Estamos a falar de um setor que viveu muitas mudanças como consequência da pandemia, além de ter sofrido uma elevada saturação durante os últimos dois anos, que aumentou ainda mais os processos administrativos. Isto traduz-se em mais tempo dedicado por parte dos profissionais da saúde em realizar estas tarefas; tempo que deveriam investir em outros aspetos que são mais importantes, como os cuidados médicos aos pacientes.

Estas tarefas administrativas têm que ser revistas diariamente e refeitas em muitas ocasiões por erros ou por falta de informação, o que, juntamente com os minutos que dedicam à gestão da informação armazenada em registos médicos, receitas, relatórios e outros documentos, não faz mais do que aumentar e acrescentar pressão sobre os profissionais de saúde.

Por isso, o setor viu-se obrigado a reinventar-se e a investir em soluções que lhe permitam automatizar o processo de administração para que este seja mais eficiente. Ou seja, estamos a falar da aceleração da transformação digital na indústria da saúde, que tal como aconteceu na maioria dos setores de atividade, adiantou-se em anos como consequência da crise da Covid.

Mas para que essa transformação dos hospitais ou outras instituições de saúde seja realmente efetiva, a gestão dos documentos, onde se inclui a impressão e identificação, são fundamentais se queremos garantir a rastreabilidade e, por tanto, a saúde das pessoas. Neste sentido, existem diferentes aspetos que os profissionais desta indústria deveriam ter em conta para garantir um ótimo funcionamento dos seus hospitais:

1.    Uma impressão segura para preservar a informação confidencial. A confidencialidade da informação do paciente é um aspeto crucial em qualquer âmbito da saúde e, por isso, é necessário que as administrações hospitalares possam contar com ferramentas eficientes que evitem que essa informação confidencial chegue às mãos erradas. Nesse sentido, as impressoras com a função de impressão segura converteram-se nas aliadas perfeitas para reduzir o risco de deixar informação esquecida nas impressoras, uma vez que apenas o pessoal autorizado pode recolher essa mesma informação impressa através de um código estabelecido. Além disso, permitem garantir o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e a privacidade do paciente, o que também se traduz numa importante poupança de custos ao não violar a confidencialidade nem arriscar uma possível perda de dados;

2.    Identificação eficiente de ativos. O ambiente de trabalho dos centros de saúde requer uma identificação eficiente de ativos, já que conta com múltiplos equipamentos repartidos por diferentes localizações, pelo que a rastreabilidade é um ponto fundamental. Por isso, é imprescindível ter soluções que permitam imprimir etiquetas duradouras para identificar tudo o que for necessário, assim como as suas normas de uso. Desta forma, garante-se uma utilização correta e evitam-se erros que possam implicar um risco para a saúde dos pacientes ou dos trabalhadores;

3.    Uma correta gestão documental. Se os documentos que manuseamos em ambientes de saúde não são geridos da forma correta, podem levar a um verdadeiro problema para os cuidados médicos dos pacientes. Neste cenário, estabelecer uma gestão documental por códigos de barras permite automatizar as tarefas de digitalização, organização e arquivo de expedientes confidenciais, o que permite uma grande poupança de tempo para os profissionais de saúde e evita erros ou perda de informação vital para o cuidado dos pacientes.

A transformação digital é inevitável, sobretudo depois da situação que temos vindo a viver durante os dois últimos anos. E esta transformação alargou-se a outros setores de atividade, incluindo o da saúde. Mas não é suficiente dizer que vamos transformar centros médicos e hospitais; essa transformação que realizamos tem que ser eficaz.

Por isso é crucial, entre outras coisas, optar por serviços de impressão, digitalização e identificação eficientes e seguros para, fundamentalmente, proteger a privacidade dos pacientes com ferramentas que contribuam para garantir a informação correta do paciente e, portanto, a sua segurança. Isto traduz-se num aumento da eficiência que resulta em poupanças de tempo que pode ser dedicado a tarefas que tragam mais valor, como os próprios cuidados ao paciente, que é o fundamento do setor da saúde.

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