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Como as iniciativas de RSC podem contribuir para o êxito do seu negócio

Todas as empresas fazem parte da comunidade onde se integram. E, além de gerarem emprego e benefícios, são um aspeto muito importante para a sociedade, já que podem impulsionar uma mudança social e meio ambiental positiva.

Governos e instituições sociais de todo o mundo estão a lutar para manter a confiança dos cidadãos[1]. Isto permite às empresas responder às expetativas dos mesmos no que diz respeito a objetivos sociais e mudanças positivas, assim como tomar a iniciativa nas questões mais importantes para os seus clientes.

Segundo diferentes estudos, as estratégias de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) não são apenas para inglês ver[2], têm também um impacto positivo na sociedade e podem impulsionar o crescimento das empresas e de outras atividades empresariais.

Estes são alguns dos múltiplos benefícios que as iniciativas de RSC proporcionam às empresas:

  1. Melhorar a reputação

    É evidente que as iniciativas de RSC e a reputação de uma empresa andam de mão dada. De facto, um cliente que está a escolher entre os possíveis players acabará por optar por aquele que tiver uma reputação mais fiável[3].

    Nos mercados mais competitivos, as políticas de RSC permitem-nos diferenciar de outros players do setor e atrair clientes que preferem parceiros cuja estratégia de RSC se assemelhe mais aos seus valores corporativos. Existem, inclusivamente, estudos que destacam que 90% dos consumidores estão dispostos a comprar aquelas marcas que defendem um tema que as preocupe[4].

  2. Impulsionar o emprego, a retenção de talentos e a produtividade

    Algumas investigações demonstram que os programas de RSC eficazes aumentam o sentido de pertença dos colaboradores e melhoram a sua motivação, produtividade e satisfação laboral[5]. 64% dos millennials afirma que não trabalhará em empresas que não contem com políticas sólidas de RSC e 83% afirma que será mais leal a organizações que os ajudem a contribuir com a sociedade e o meio ambiente[6].

    Além disso, os perfis mais jovens mostram-se mais motivados ao trabalharem em empresas com consciência social e 75% estariam dispostos a trabalhar por menos dinheiro se as suas chefias forem socialmente responsáveis[7].

  3. Fidelizar o consumidor

    Colocar a política de RSC no centro da estratégia empresarial fideliza os clientes[8]. De acordo com um estudo da Statista, 70% dos consumidores diz ser mais fiel às empresas que mostram as suas credenciais de RSC[9].

    Neste mundo pós pandemia, onde as motivações estão acima dos preços e da qualidade, os clientes podem deixar de trabalhar com um parceiro se este não partilha dos mesmos valores e pagar mais por outro que o faça[10].

  4. Adicionar valor social e económico
    A conclusão é que as empresas com uma política de RSC definida atraem mais clientes. E estes, por sua vez, preferem pagar algo mais por uma marca que tenha valores sociais que poupar dinheiro com uma que não os tem4.

Um estudo da Nielsen revelou que praticamente dois terços dos consumidores preferem pagar mais pelos produtos e serviços das empresas que estão comprometidas com os valores sociais. E este dado não se refere só aos consumidores mais jovens, é uma tendência partilhada com outras faixas etárias[11].

Resumindo, as estratégias de RSC devem ser fruto de um compromisso real, não artificial.


[1] Edelman: "2021 Trust Barometer", 2021

[2] SSRN: "CSR Performance and the Economic Value of Innovation", abril 2020/outubro 2021

[3] smartinsights.com: "Consumers are increasingly trusting brands that take a stance" - Setembro 2019

[4] StampMe.com: "How Can Corporate Social Responsibility Impact Loyalty Programs?", novembro 2019

[5] emerald insight: "Corporate social responsibility impact on talent retention among Generation Y", outubro 2020

[6] Forbes: "The Power Of Purpose: The Business Case For Purpose", maio 2020

[7] sustainablebrands.com: "3/4 of Millennials Would Take a Pay Cut to Work for a Socially Responsible Company"

[8] . tandfonline.com: "The effects of corporate social responsibility on consumer loyalty through consumer perceived value", maio 2018

[9] 8. Statista: 'As a consumer, are you more loyal to a product of a company that showcases a corporate social responsibility (CSR) policy?', julio 2021

[10] www.accenture.com: "Life Reimagined: Mapping the motivations that matter for today’s consumers", 2021

[11] marketingcharts.com/Nielsen: "Will Consumers Pay More For Products From Socially Responsible Companies?"

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