5 coisas que todo o líder deve saber para planificar o crescimento de uma pequena empresa
A planificação do crescimento empresarial é mais importante que nunca, para os proprietários de pequenas empresas que querem elevar a sua marca ao patamar seguinte.
Desde 2008, o número de empresas não financeiras na Europa aumentou em 3,6 milhões. Este valor demonstra o quão resistente deve ser uma empresa para alcançar os seus objetivos de crescimento.
Do mesmo modo, o crescimento não planeado pode exercer uma pressão significativa sobre uma empresa e provocar o incumprimento de objetivos, dificuldades operacionais e pressões financeiras.
Para diminuir estes riscos, os responsáveis devem preparar-se meticulosamente para o crescimento com o fim de maximizar o potencial e minimizar os riscos associados à ampliação de uma empresa.
Neste blog exploraremos aos pontos chave do desenvolvimento organizacional, mostrando como o foco em cinco áreas básicas pode ajudar a sua marca a superar os desafios habituais do crescimento empresarial.
5 áreas fundamentais de um planeamento eficaz do crescimento empresarial
Como mencionámos, o crescimento não planificado pode supor uma carga imensa para as pequenas empresas. Segundo a Forbes, cerca de 50% das empresas da Fortune 500 que existiam há 20 anos já desapareceram. No entanto, ao melhorar a sua marca nestas cinco áreas de abordagem, os proprietários podem estabelecer um guia para o planeamento do desenvolvimento do negócio:
- Infraestrutura escalável;
- Planificação financeira;
- Estudos de mercado;
- Estrutura empresarial;
- Organização do trabalho.
1. Infraestrutura escalável
Uma base sólida é essencial para planificar o crescimento de uma pequena empresa. Eis como garantir que a sua infraestrutura pode suportar a expansão:
Investir na tecnologia alinhada com as suas necessidades empresariais
A implementação de uma infraestrutura informática escalável e resistente, como os serviços na nuvem, centraliza as operações digitais e permite às pequenas empresas gerir maiores cargas de trabalho sem interrupções. Estas soluções oferecem flexibilidade, como tal as operações podem crescer sem problemas e sem necessidade de dispendiosas e perturbadoras revisões do sistema.
Adote soluções de software sólidas
Escolha software que possa crescer com a sua empresa. Isto inclui desde sistemas de gestão de relações com os clientes (CRM) até software de planificação de recursos empresariais (ERP). Estas ferramentas devem ser capazes de gerir maiores volumes sem prejudicar o rendimento.
Investir em hardware fiável
Hardware fiável é igualmente crucial para ajudar a ampliar uma pequena empresa. Uma tecnologia fiável pode apoiar as operações diárias, garantindo que a sua equipa continua a ser produtiva. Um hardware de qualidade reduz o tempo de inatividade, o que é essencial para manter o impulso durante os períodos de expansão.
Ao trabalhar na fase de construção do planeamento de crescimento da sua empresa, é importante investir unicamente em tecnologia que beneficie o seu negócio. Acertar na escalabilidade e resistência do hardware e do software pode ajudar o plano de crescimento da sua pequena empresa a funcionar sem problemas.
2. Planeamento e gestão financeira
Aproximadamente 50% das novas empresas fracassam nos cinco primeiros anos. A razão principal é um orçamento inadequado, especialmente no que se refere ao fluxo de caixa.
Controle periodicamente o fluxo de caixa para se assegurar de que a empresa dispõe de fundos suficientes para cobrir os gastos operacionais e qualquer custo de expansão associado. Uma previsão financeira deste tipo evita que possíveis défices ponham em perigo o desenvolvimento.
Além de controlar o fluxo de caixa, o planeamento do crescimento da empresa costuma necessitar de capital adicional. Conseguir linhas de crédito ou atrair investimento pode proporcionar o apoio financeiro necessário para aproveitar as novas oportunidades que surjam. Algumas vias habituais para conseguir mais investimento são:
- Empréstimos;
- Financiamento de capital;
- Investidores;
- Financiamento coletivo;
- Incentivos ou subsídios públicos.
3. Estudos de mercado e compreensão do cliente
Compreender o mercado e os clientes é tão importante para orientar uma estratégia de crescimento como contar com uma infraestrutura e um planeamento financeiro sólidos.
Identificando oportunidades e analisando a concorrência, pode tomar decisões informadas sobre onde e como crescer. Os estudos de mercado ajudam a compreender o panorama e antecipar-se a mudanças que poderiam afetar o negócio.
No entanto, o crescimento não consiste apenas em fazer mais, mas também fazer melhor. Adaptar os seus produtos e serviços para satisfazer a procura do mercado e as necessidades dos clientes garante que a oferta continua a ser relevante e competitiva.
A melhor forma de garantir que a estratégia de crescimento da sua pequena empresa assenta numa base sólida é recompilar e analisar continuamente as opiniões dos clientes. Além disso, se integrar a análise no plano de desenvolvimento, poderá ajustar as estratégias em tempo real e garantir um crescimento sustentado.
4. Estrutura empresarial holística e transparente
Uma estrutura empresarial organizada e transparente é vital para a eficiência e escalabilidade, mas como cultivar esta abordagem holística?
- Simplifique os processos: os fluxos de trabalho eficientes reduzem o desperdício e melhoram a produtividade, o que facilita a expansão das operações. Mantenha atualizada a documentação para garantir que todos os processos são claros e fáceis de seguir;
- Mantenha os organigramas: organigramas claros clarificam as estruturas hierárquicas e contribuem para a eficiência operacional. Ajudam os colaboradores a compreender as suas funções dentro da empresa e como contribuem para o crescimento;
- Formação e desenvolvimento: os programas de formação são essenciais para manter a equipa qualificada e motivada. Também se podem abrir caminhos claros para a progressão profissional, ajudar a reter talentos, melhorar a cultura da empresa e aumentar o compromisso dos colaboradores;
- Implementar métodos de trabalho ágeis: os lugares de trabalho ágeis promovem a colaboração, a inovação e as abordagens centradas no cliente. As pequenas empresas com culturas de trabalho colaborativas e solidárias são mais produtivas e estão mais bem preparadas para responder à mudança.
5. Melhor organização = Melhor negócio
Um lugar de trabalho bem organizado favorece tanto a produtividade como o crescimento. Além disso, um espaço de trabalho organizado reflete uma cultura de disciplina e eficiência, fundamentais para o desenvolvimento sustentado da empresa.
Por outro lado, os espaços de trabalho desordenados têm um efeito negativo acumulativo no nosso cérebro. [ED2]Os estudos sobre os efeitos dos espaços de trabalho desordenados nos colaboradores demonstram que a desorganização pode contribuir para:
- Maior esgotamento emocional;
- Aumento do stress;
- Diminuição da produtividade;
- Menor satisfação laboral.
Para além da organização física, fomentar uma cultura de organização favorece a concentração e a produtividade. Isto complementa uma estrutura empresarial ágil e ajuda a manter a força do plano de crescimento empresarial.
Mas, como se podem tomar medidas para melhorar a organização na sua empresa?
A etiquetagem é a solução subestimada da preparação organizacional
Está demostrado que existe uma relação entre organização, produtividade e eficácia. O nosso cérebro gosta de ordem e, como acabámos de ver, os constantes recordatórios visuais de desorganização esgotam os nossos recursos cognitivos e reduzem a nossa capacidade de concentração.
Um aspeto que frequentemente é ignorado na hora de cultivar um ambiente organizado é a etiquetagem. Desde a identificação de ativos até à sinalização de segurança e saúde, o uso de etiquetadoras para marcar claramente ferramentas, materiais e documentos, pode poupar muito tempo e reduzir a frustração. Uma etiquetagem adequada garante que todos os colaboradores sabem onde encontrar os recursos úteis, o que agiliza as operações e contribui para um local de trabalho mais eficiente e ágil.
Comece já a preparar-se para crescer
A planificação do crescimento empresarial é fundamental para maximizar o potencial e minimizar as tensões à medida que se desenvolve a sua marca.
Ao forcar-se numa infraestrutura escalável, na gestão financeira, numa grande capacidade de organização e na integração do seu plano de expansão na análise da concorrência, os proprietários podem assegurar-se de que são ágeis, adaptáveis e estão preparados para aproveitar as oportunidades de crescimento.
No entanto, até o local de trabalho mais bem organizado e estruturado pode beneficiar das melhorias em eficiência e produtividade que implica o uso das etiquetadoras apropriadas.
Adicione hoje mesmo uma impressora de etiquetas da Brother à sua equipa e comece a dar os passos mais importantes para melhorar a eficiência e preparar o seu negócio para a descolagem.