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Os pesadelos do dia-a-dia de um responsável de TI

O papel de um líder de TI pode ser complicado, desde ser solicitado para corrigir as definições de um portátil, até enfrentar possíveis ciberataques ou estar atualizado com as últimas novidades no que diz respeito à inteligência artificial. No entanto, não estão sozinhos, estas são situações quotidianas que todos enfrentamos. Para o demonstrar, a Brother perguntou a mais de 1.300 responsáveis de TI, quais eram os piores pesadelos do seu dia-a-dia. Alguns deles tirar-lhes o sono, outros podem fazer rir. Isto foi o que nos disseram…

Problemas de comunicação com o departamento de informática

Em certas ocasiões, os colegas de trabalho fazem pedidos estranhos ao departamento de TI. Pode ser aborrecido, frustrante e, inclusivamente, engraçado, mas todos já tivemos que lidar com isso alguma vez. Desde decisões comerciais questionáveis, como comprar um software que não se pode instalar, até dar apoio a soluções de planificação de recursos empresariais (ERP) obsoletas, ou dar protagonismo ao Metaverso em estratégias de marketing; os participantes do recente estudo da Brother já viram de tudo.

Neste questionário, perguntámos aos responsáveis de TI quais foram os seus piores momentos no seu dia-a-dia, revelando exemplos reais de situações de autênticos pesadelos digitais. Um momento particularmente desafiante implicou um colega que fotografou uma nota escrita à mão só para enviar como email. Noutro incidente exasperante, um membro da empresa respondeu a um pedido de ajuda para pressionar a tecla de Windows com um “é apenas um autocolante, quem diria?”.

Em outros casos, foi pedida ajuda à equipa de TI para configurações técnicas, inclusivamente quando os equipamentos estavam desconectados ou desligados. Como disse um participante, “não há nada que funcione sem eletricidade”. Compreendemos a sua frustração.

Brincadeiras à parte, a comunicação é fundamental para os líderes de TI, e problemas como as videochamadas de baixa qualidade ou falhas de ligação podem dificultar ainda mais a tarefa de ajudar os colegas. Isto leva-nos aos principais desafios do trabalho remoto.

Trabalho remoto e seus desafios

Com cada vez mais colegas a trabalhar a partir de casa de forma regular, os líderes de TI tiveram que utilizar todas as suas habilidades para se adaptarem. Mas isso não significa que tudo corra bem.

Um problema que muitos dos entrevistados mencionaram foi a política de trazer o seu próprio equipamento num ambiente não baseado na nuvem. Um momento clássico de desespero foi quando os colegas queriam usar os seus próprios equipamentos pessoais em casa, mas não estavam muito entusiasmados com a ideia de que a empresa tivesse instalado software de gestão ou segurança nos mesmos. Não se pode ter tudo, certo?

Com o aumento do trabalho híbrido, é vital proporcionar aos trabalhadores todo o equipamento adequado para serem produtivos. Muitos destes líderes estão a adotar uma abordagem baseada em soluções para apoiar os colaboradores em constante evolução. Os desafios aqui incluíram a saturação do acesso remoto em hora de ponta e o crescente risco de ciberataques. Novamente, ressaltando a necessidade de equipar os trabalhadores remotos com equipamentos seguros.

Fortalecer a cibersegurança e as palavras-passe

A cibersegurança é um dos problemas principais para os responsáveis de TI, desde as ameaças financeiras dos ataques de phishing até manter a segurança e conectividade dos dispositivos de hardware, tal como as impressoras de escritório.

A segurança é uma preocupação fundamental, mas que também tem os seus momentos curiosos. O tema das palavras-passe foi o mais destacado entre os referidos pelos responsáveis de TI; alguns destes parecem-vos familiares?

• Palavras-passe enviadas como texto plano por email, o que não é ideal;

• Utilizadores que continuam a escolher palavras-passe fracas que foram violadas anteriormente ou que não cumprem os requisitos;

• Ignorar os avisos para atualizar palavras-passe ou um manuseamento incorreto de dados sensíveis;

• Pedidos de direitos administrativos para instalar software desnecessário ou não relacionado com o trabalho.

Estas contrariedades parecem bastante frequentes para os colaboradores de TI, mas os entrevistados tinham preocupações maiores sobre as repercussões e o aumento dos ciberataques, especialmente o hacking e o ransomware.

Por exemplo, o ciberataque a um distrito alemão rural, Anhalt-Bitterfield, onde toda a infraestrutura de TI ficou paralisada. Outros mostravam a sua preocupação por possíveis ciberataques a hospitais, assim como a dupla ou tripla extorsão destes através de ransomware.

A formação das equipas é fundamental para fortalecer a cibersegurança, já que são a primeira linha de defesa perante qualquer ataque. Noutro momento da entrevista, 51% dos entrevistados disse que a sua empresa não oferecia ou não conhecia formação alguma em segurança, o que é um pesadelo para um gestor de TI e um potencial desastre.

Numa resposta um pouco mais humorística, um líder de TI explicou que não se devem dar detalhes do cartão de crédito a desconhecidos na Internet que fingem ser da Microsoft. Por favor!

Eventos do mundo real

Às vezes não são só os problemas diários, mas também eventos globais, os que tiram o sono aos responsáveis desta área. O acordo de Elon Musk por 44 mil milhões de dólares para adquirir o Twitter (agora rebatizado como X) causou algumas dores de cabeça, juntamente com os avanços da Inteligência Artificial (IA). O surgimento do Chat GPT e como implementar o Modelo de Linguagem Grande (Large Language Mode, LLM, em inglês) nos planos de transformação digital também foi mencionado, tal como as crescentes capacidades da inteligência artificial e a pressão dos diretores para a implementar quase de imediato.

Ronak Halani, diretor de Operações na Agile Automations, refere que “a velocidade a que se desenvolve uma tecnologia como a IA pode ser motivo de preocupação, devido à rapidez do seu crescimento. Existe um verdadeiro medo de perder algo que todos os líderes de TI reconhecem. No entanto, a pressão constante para não ficar para trás pode-se converter num incómodo para muitos, já que são necessárias uma planificação estratégica e uma implementação adequada. Não pode acontecer da noite para o dia.”.

Se estes ou outros desafios de TI lhe estão a tirar o sono, a Brother está “At your side” para o ajudar. Encontre mais conselhos na nossa secção do blog In[ctrl] e mantenha o controlo da tecnologia.

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