1. Home Brother
  2. Soluções para empresas
  3. Centro Recursos Empresas
  4. Centro-Conhecimento
  5. O que são as etiquetas inteligentes e como podem ajudar no seu armazém?
banner home x

O que são as etiquetas inteligentes e como podem ajudar no seu armazém?

A indústria 4.0 representa uma revolução marcada pelas novas tecnologias, como a IoT, a robótica, a Inteligência Artificial e as tecnologias cognitivas, entre outras. Entre os muitos desafios colocados por este novo panorama está a necessidade de uma identificação e serialização únicas e precisas do produto.

No que diz respeito à etiquetagem, a indústria 4.0 está a trabalhar com os novos desenvolvimentos tecnológicos para ajudar os profissionais, desde a produção à gestão da cadeia de distribuição, a adotar estratégias mais eficientes e interligadas. Embora as etiquetas em si não sejam uma inovação técnica, se forem bem utilizadas podem aportar um enorme valor a muitas das operações das empresas.

Quando se trata de manter o bom funcionamento do armazém e da logística, a etiquetagem é fundamental. Uma boa etiquetagem ajuda as empresas a conseguir efetuar um ótimo seguimento dos artigos que entram e saem das instalações, assim como a localização de armazenamento dos artigos e a gestão do inventário.

Os benefícios de um bom sistema de etiquetagem e serialização

Poupança de tempo: num recente questionário que analisa as iniciativas para aumentar a eficiência do armazém em grandes empresas do setor, 41,9% dos inquiridos assegurou que trabalha na melhoria dos envios a tempo. Este estudo também revela que a poupança de tempo aumentou entre 40 e 50% quando se implementou a etiquetagem automática, em substituição da manual.

No entanto, na hora de investir em hardware de impressão de etiquetas industriais, é importante encontrar o equilíbrio adequado entre rendimento e custo. Os diferentes tipos de software produzem resultados distintos, por isso é importante definir quais são as necessidades de cada empresa para poder determinar que tecnologia de impressão e forma de serialização são mais adequadas.

Aceleração do processamento de pedidos: as necessidades de uma indústria cada vez mais exigente faz com que as empresas tenham de competir com prazos de entrega cada vez mais curtos. As impressoras industriais de etiquetas podem produzir milhares de etiquetas por dia, o que incrementa consideravelmente o volume face à etiquetagem manual, e permitem aumentar facilmente a produção e adaptar-se a aumentos da mesma. Além disso, este tipo de impressoras oferece uma ótima qualidade de impressão, que é de vital importância, sobretudo se for tido em conta o alto custo de devoluções e outras multas derivadas das falhas de identificação.

Redução dos erros: quando se trata de etiquetagem manual, a falha humana é a causa mais comum dos erros. Estas falhas na etiquetagem não só supõem uma perda de produto e de dinheiro, como também de tempo. Os erros na serialização ou problemas de legibilidade podem implicar, inclusivamente, multas às empresas, pelo que um bom sistema de impressão de etiquetas é um grande aliado para reduzir erros na identificação.

As organizações devem identificar as tecnologias que melhor respondem às suas necessidades para investir nelas nesta revolução da indústria 4.0 e, sem dúvida que, um bom sistema de etiquetagem marcará a diferença em muitos dos desafios que o novo panorama coloca.

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').