1. Home Brother
  2. Suporte
  3. Conselhos-de-utilizacao
  4. 5 formas de proteger a sua impressora WiFi
C2318 5-ways-to-secure-your-wireless-printer

5 formas de proteger a sua impressora WiFi

Quer seja um empresário ou um trabalhador por conta de outrem, é provável que a sua semana seja dividida entre trabalho em casa e no escritório. Mas para que o trabalho híbrido tenha sucesso, é necessário contar com a tecnologia adequada.

Um exemplo disto são as impressoras WiFi. Naturalmente têm muitas vantagens: podem-se gerir, atualizar e solucionar problemas à distância. Mas a impressora sem fios pode ser um ponto de vulnerabilidade na sua rede doméstica se não a proteger adequadamente. De seguida, explicamos-lhe como proteger uma impressora sem fios em cinco simples passos:

1. Proteger as portas da impressora

Estas são os pontos de acesso de software utilizados para ligar dispositivos externos à impressora. A sua impressora com conexão WiFi terá uma seleção de portas para uma série de dispositivos, muitos dos quais não utilizará.

Cada uma destas portas não seguras é uma vulnerabilidade que pode ser pirateada. Tem que eliminar estas falhas enquanto estiver a trabalhar a partir de casa, simplesmente desative todos as portas que não utilize através da configuração da sua impressora, deixando aberta a apenas a porta que está a ser utilizada. Consulte o manual de utilizador do seu equipamento para saber como o fazer.

2. Atualizar o firmware da sua impressora

O firmware é o software que faz a impressora funcionar. Este pode conter vulnerabilidades imprevistas que permitam a outras pessoas aceder à impressora e à rede.

É provável que o fabricante da impressora atualize o firmware com regularidade para eliminar qualquer destes pontos fracos, mas há que seguir o exemplo deles. Assegure-se de que atualiza regularmente o firmware da impressora para aproveitar as novas proteções do fabricante. Normalmente pode fazê-lo manualmente através do painel de controlo da sua impressora, mas poupa tempo ao ativar as atualizações automáticas.

3. Utilizar uma firewall

Como software de segurança de rede, as firewalls são uma medida de segurança eficaz que pode proteger o seu computador e outros dispositivos em rede que utilize. Uma firewall supervisionará os dados que entram e saem e bloqueará as formas de acesso que não cumpram os protocolos de segurança específicos.

Antes de utilizar uma impressora WiFi, assegure-se que tem uma firewall. É possível que a impressora ou o computador disponham de uma firewall pré-instalada. Se não tem a certeza de que têm, consulte o departamento de TI da sua empresa.

4. Mudar a senha predefinida da sua impressora

É possível que a sua impressora exija um nome de utilizador e uma palavra-passe para o acesso sem fios. O mais provável é que já disponha de um nome de utilizador e uma palavra-passe predeterminadas. Lembre-se que podem ser dados conhecidos de terceiros. Isto significa que quando instalar e configurar a sua impressora WiFi pela primeira vez, deve assegurar-se de que define um novo nome de utilizador e palavra-passe no momento da configuração.

Em vez de utilizar uma palavra-passe existente, crie uma longa e forte que contenha pelo menos 12 caracteres e uma mistura de letras minúsculas, maiúsculas, números e caracteres especiais.

5. Desativar a impressão em rede

Enquanto a impressora está online, pode ser vulnerável aos ataques. Uma forma de proteger a sua impressora WiFi é desativar a impressão em rede, desconectando a impressora para que outros dispositivos não possam aceder a ela.

Uma opção é limitar os momentos em que a impressora é vulnerável ativando a impressão em rede apenas quando a vai utilizar. Se tem especial preocupação com a segurança, pode desativar permanentemente a impressão em rede e conectar o computador e a impressora através de um cabo. Mas se teve em conta todas as medidas de segurança anteriores, este conselho pode saltar porque não será necessário.

 

Assegurar que toda a rede de trabalho doméstica é segura

Lembre-se que, inclusivamente depois de ter protegido o computador e a rede doméstica, não deve esquecer outros dispositivos conectados em rede, como as impressoras WiFi. Para que o trabalho híbrido seja eficaz e seguro, todos os dispositivos conectados devem estar protegidos.

Descubra mais sobre a nossa abordagem à segurança da impressão, para que a transição para o trabalho híbrido esteja segura e protegida.

 

Fontes:

https://cybernews.com/security/printer-security/

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').