1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2021
  5. A importância de se manter atualizado na gestão da segurança alimentar
A importância de se manter actualizado na gestão da segurança alimentar

A importância de se manter atualizado na gestão da segurança alimentar

Se o cumprimento da legislação em matéria de segurança alimentar pode parecer, às vezes, uma das tarefas mais árduas do seu negócio, há algumas coisas que pode fazer de forma mais eficiente. Pense que esta mesma legislação existe por uma boa razão, fazer com que os fornecedores e consumidores deste setor tenham a confiança de que os alimentos foram produzidos, armazenados, manipulado, preparados e etiquetados com total segurança.

Processos críticos

A razão pela qual uma gestão eficaz da segurança alimentar é tão importante é porque basta um só despiste para colocar em perigo os seus clientes. Isto não só teria consequências para o consumidor, como também coloca em risco a reputação e o futuro de todas as empresas que participam nessa cadeia de fornecimento e distribuição.

Para evitar estes riscos, deve haver uma total transparência e um controlo sobre o momento e as condições da preparação dos alimentos, o seu armazenamento e os ingredientes que inclui qualquer produto. E a única forma de garantir que isto é feito corretamente é investir e colocar em marcha os processos adequados.

No entanto, é alarmante ver que muitas empresas de preparação de alimentos continuam a utilizar etiquetas manuscritas no seu sistema de rotação de stock. Esta prática consome tempo aos colaboradores que podiam dedicar a oferecer um melhor serviço ao cliente e, por outro lado, tem um elevado risco de erros que podem colocar em perigo os seus clientes e o seu negócio, além de provocar um desperdício desnecessário de alimentos.

Não fique para trás

A realidade é que, por muito diligentes que sejam os seus colaboradores, pedir-lhes que controlem as temperaturas dos equipamentos de refrigeração, que escrevam à mão as etiquetas e que mantenham a papelada em dia enquanto se concentram em fazer um excelente trabalho de preparação dos alimentos e de serviço aos clientes é demasiado.

Por isso, na Brother desenvolvemos diferentes soluções que ajudarão na gestão diária do seu negócio. Desde a gestão da etiquetagem de alimentos nas cozinhas ou a gestão de stock, até ao processo de interação com o cliente como o pagamento do produto ou serviço prestado.

Do princípio ao fim

Na Brother oferecemos soluções completas para abordar os processos de etiquetagem de alimentos de todo o tipo.

Toda a informação chave relativa aos produtos alimentares pode ser impressa a partir dos nossos equipamentos Brother, incluídos os ingredientes, os alérgenos e as datas de validade, e os colaboradores podem imprimir na mesma através de um dispositivo móvel Android ou um tablet, que estejam conectados via wireless à nossa impressora de etiquetas.

A impressora produz etiquetas à medida, com a informação exata de cada produto – incluída a data e hora de preparação –, com apenas um clique num botão. A possibilidade de configurar um início de sessão personalizado para cada colaborador também garante um maior nível de responsabilidade.

Vimos na primeira mão como as soluções que desenvolvemos podem transformar as empresas que antes consideravam o cumprimento das normas como uma luta diária. Ao utilizar esta solução, poderá cumprir e superar com confiança as regras e padrões estabelecidos na normativa de etiquetagem, oferecendo aos seus consumidores a segurança dos alimentos que compram estejam etiquetados de forma correta e precisa, e protegendo a sua reputação.

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').