Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Identificação
  4. 2021
  5. Utilizar soluções de identificação eficientes para entender as etiquetas dos alimentos
meet the experts food labelling

Utilizar soluções de identificação eficientes para entender as etiquetas dos alimentos

Não podemos ignorar a importância que tem identificar corretamente os alimentos com etiquetas claras e precisas.  E estamos a falar de uma área que é, com razão, altamente legislada, uma vez que se trata de produtos cujos rótulos têm de fornecer aos consumidores muita informação. Como pode ajudar a tecnologia a melhorar os processos deste setor para cumprir todos os seus requisitos e normas?

Entender as etiquetas dos alimentos, fundamental para retailers e consumidores

A etiquetagem de alimentos deve ser clara e precisa, sobretudo se tivermos em conta os clientes que padecem de alergias ou intolerâncias alimentares. Além disso, temos de alinhar esta exigência com a crescente procura de informação nutricional na etiquetagem de alimentos, o que a coloca na vanguarda de um excelente serviço ao cliente.

Os consumidores necessitam poder encontrar facilmente as etiquetas, assim como saber como as ler e compreender, de modo a que possam ver com precisão os ingredientes que contêm os seus produtos e assim tomar uma decisão de compra informada. O cumprimento da legislação vigente em matéria de etiquetagem de alimentos é fundamental para a atividade do seu negócio.

O preço também é um fator chave: num mercado cada vez mais competitivo, existem cada vez mais oportunidades de melhorar a etiquetagem dos seus produtos para impulsionar as vendas.

Portanto, chegou o momento de repensar a etiquetagem?!

Requisitos da etiquetagem de alimentos: precisão, sempre

Manter a confiança do consumidor na sua marca implica ser meticuloso na hora de proporcionar uma orientação clara sobre os ingredientes de um produto.

Para alguns clientes, escolher o que comer pode chegar a ser uma decisão de vida ou morte, o que obriga os produtores de alimentos a contar com etiquetas que sejam 100% precisas, sempre. É uma responsabilidade que as empresas alimentares sentem profundamente, e a legislação da UE demonstra que se trata de uma questão universal, que merece uma resposta global e coletiva do setor.

Além disso, as crenças éticas, assim como a crescente popularidade do vegetarianismo e do veganismo aumentam os desafios ao setor alimentar.

Por esta razão, falamos de um setor muito legislado com etiquetas nas embalagens que aumentam cada vez mais a quantidade de informação que mostram. Atualmente, as etiquetas costumam incluir a data de validade, a origem do produto, os alérgenos, a quantidade, o código de barras, o nome do alimento, os ingredientes, o valor nutricional, o nome e o endereço do fabricante, o embalador e o vendedor, as condições de armazenamento e, se for o caso, as instruções de confeção.

Problemas da etiquetagem de alimentos

Dada a sua importância, é fundamental ajudar o setor a entender melhor os problemas chave da etiquetagem dos alimentos. Segundo o estudo Putting Safety at the Top of the Food Chain, apesar da crescente necessidade de uma etiquetagem detalhada e precisa, continuam a existir problemas como:

  • A falta de fiabilidade dos equipamentos, que faz com que o processo de etiquetagem seja mais difícil e lento do que deveria, é um problema recorrente;

     

  • Os profissionais da indústria alimentar responderam que os dispositivos de impressão de etiquetas podem ser difíceis de usar, as etiquetas podem carecer de poder adesivo e as máquinas de etiquetas com uma velocidade de impressão lenta podem causar uma verdadeira frustração, dado que o tempo é essencial na etiquetagem de alimentos.

Em resposta às necessidades específicas do setor alimentar, existe no mercado uma gama de soluções de segurança alimentar que cumprem os crescentes requisitos de etiquetagem, como a etiquetagem nutricional dos alimentos, a etiquetagem de alérgenos alimentares, as soluções de segurança alimentar para a etiquetagem de pontos do dia,  o PPDS e os sistemas de gestão de menus.

 

Mais de Identificação

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').