Adicionado ao cesto
Cloudeficiência

Cloudeficiência

Guardamos as nossas fotografias e documentos de trabalho na nuvem no nosso dispositivo móvel, temos acesso a uma biblioteca online partilhada na nuvem e podemos, há vários anos, trabalhar remotamente em muitas profissões graças à nuvem… Que dúvidas restam relativamente aos benefícios desta tecnologia?

A utilização dos serviços Cloud é tão comum em todo o tipo de empresas como a utilização de telemóveis ou impressoras. A avalanche de dados, a deslocalização de trabalhadores e a utilização de telemóveis próprios e empresariais para trabalhar exigem a omnipresença e a permanência dos serviços. Como é que os conseguimos? Claro que, graças à nuvem, através da qual somos capazes de armazenar, partilhar e aceder a documentos e aplicações de qualquer lugar, de uma forma totalmente segura e com agilidade e eficiência sem precedentes, tanto para grandes como para pequenas empresas.

É mais do que provável que a maioria de vocês tenha um ou mais destes trabalhos e serviços de armazenamento, mas, esperem um minuto, estão todas as nossas equipas preparadas para isso? Será que temos os procedimentos certos para tirar o máximo partido do potencial da Nuvem?

Vejamos um exemplo prático. Imaginemos que temos um documento em que desenvolvemos em colaboração com outros colegas de trabalho. Trata-se de uma apresentação, que pode ser confidencial, que um de nós tem de entregar em papel e, no entanto, o colega que fez as últimas alterações não se encontra no escritório na altura. É vital imprimi-lo imediatamente... Não parece uma situação tão rara, pois não?

Nestes casos, o procedimento habitual seria, abri-lo a partir de um PC através do serviço correspondente (se já tiver trabalhado online) ou do e-mail (se o tiver trabalhado localmente), guardá-lo novamente num formato compatível, enviá-lo para a impressora e ir buscá-lo aí. Mas pode ser ainda mais ágil e direto se o documento for guardado na nuvem e pode tirar partido se ao nosso equipamento de impressão tiver acesso direto à mesma. Os modelos que incluem ligação Cloud, a que na Brother chamamos Web Connect, têm também um visor a cores e/ou tátil, para aceder facilmente a sites de armazenamento web pré-determinados, sempre que, claro, a impressora esteja ligada a uma rede com acesso à Internet, mas evitando a necessidade de um computador e poupando preciosos minutos que quase sempre contam. Como o fazemos? Vejamos.

Um, dois três…, conectado á nuvem!

Primeiro temos de nos certificar de que registamos o serviço web que queremos utilizar na Impressora Brother via bwc.brother.com, um passo que temos de dar a partir do computador. Depois de feito, o nosso equipamento já terá acesso aos locais mais comuns de armazenamento empresarial na nuvem - Google Drive, Dropbox, Evernote, One Drive, Box e One Note. Depois, já será possível visualizar, partilhar e imprimir qualquer documento que tenhamos aí armazenado, diretamente do visor da impressora, tal como bilhetes de viagem ou um atestado médico de um colega ausente devido a doença.

E não apenas isso, podemos também carregar informação digitalizando os documentos no computador e guardando-os diretamente na nuvem. Os computadores que têm uma ranhura USB também podem carregar documentos armazenados nessa USB e descarregar documentos da nuvem para a USB.

Nestes tempos, mais do que nunca, em que o teletrabalho não é uma opção, mas sim uma obrigação, é essencial ser capaz de reagir, agir e gerir as nossas empresas (e também a nossa vida diária), da forma mais eficiente possível. Estarmos ligados à nuvem da nossa organização ou a uma Cloud pública para poder trabalhar tornou-se no dia a dia de milhões de profissionais em todo o mundo. Já não se trata apenas de ganhar tempo e agilidade para poder crescer, mas também de poder acompanhar o ritmo. Aproveitemos as vantagens que nos proporciona esta tecnologia.

Mais de Impressão

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').