Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2020
  5. Cloud, o primeiro degrau da transformação digital
Conexão Cloud em equipamentos Brother

Cloud, o primeiro degrau da transformação digital

A transformação digital redefiniu o modo como as empresas realizam a sua atividade; como se relacionam com os seus clientes, fornecedores e colaboradores; armazenam, gerem e acedem à informação e, no geral, administram os seus processos. O seu aparecimento está a favorecer a reinvenção das organizações, impulsando uma modificação cultural e de paradigma onde a tecnologia ganha peso de dia para dia.

Mas, o que é a transformação digital? Na sua origem, foi definida como o processo de conversão da informação analógica em digital, no entanto, o passar do tempo tem demonstrado que transcende amplamente essa ideia, revelando-se como um fenómeno capaz de gerar novo valor para a sociedade pela sua capacidade de abrir a porta à inovação empresarial

Baseada em pilares como cloud computing, IA, big data, IoT e blockchain, a transformação digital é já um fenómeno imparável ao qual nenhuma organização pode renunciar nos dias de hoje.

Como parte inicial e inevitável do processo de transformação, a Cloud permite o acesso remoto a distintos softwares ou aplicações; ao processamento de dados ou ao armazenamento de documentos, dispondo sempre da tecnologia mais avançada, sob a modalidade de serviço, permitindo ao utilizador pagar unicamente o que na realidade consome.

Além disso, a sua grande escalabilidade facilita às empresas abordar com maior flexibilidade os seus processos de inovação, adaptando a qualquer momento os seus requerimentos de aplicações e/ou serviços em virtude das suas necessidades pontuais. Outra grande vantagem da Cloud é a sua capacidade para providenciar serviços que ajudam as empresas a fidelizar os seus clientes mediante a otimização da sua experiência de utilizador (CX), ganhando assim em competitividade.

Todos estes benefícios estão a fomentar o uso da Cloud nas empresas e instituições em todos os cantos do planeta. Tanto assim é, que a IDC prevê que 40% do investimento mundial nas TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em 2022, será destinada ao segmento da nuvem em todas as suas modalidades (IaaS, SaaS ou PaaS ou infraestrutura, software e plataforma como serviço).

Cloud e mobilidade, aliados com futuro

A conectividade converteu-se num ativo fundamental para o desenvolvimento e transformação das empresas e instituições na nova era digital. Com a irrupção massiva dos dispositivos móveis como smartphones ou tablets e da Cloud, este processo adquiriu uma grande relevância nos ambientes de escritório, fomentando a interconexão entre todos os elementos que compõem o ecossistema: os próprios equipamentos multifunções e impressoras, os serviços de armazenamento na nuvem e os dispositivos que os colaboradores usam para realizar as suas tarefas.

Conectados à nuvem, os equipamentos de impressão abrem a porta à partilha de documentos através da conexão gerando novo valor acrescentado para os utilizadores. Permitem, por exemplo, partilhar textos e fotografias em plataformas na nuvem tão populares como Google Drive, Dropbox, One Drive, Evernote, Box ou One Note, o que agiliza o acesso aos documentos em qualquer momento e lugar. 

Cumprindo sua capacidade de impulsionar a transformação digital, as impressoras multifunções e o scanners permitem, através do uso de inovadoras aplicações Cloud, criar, partilhar ou editar documentos, dando acesso a locais virtuais de armazenamento a partir dos quais é possível descarregar, imprimir e partilhar, de forma segura, qualquer documento enquanto viaja ou permanece fora do escritório.

Não há dúvida de que o crescente vínculo que une a impressão na Cloud e o uso desde dispositivos móveis irá ser substancialmente fortalecido a médio prazo. De facto, a indústria não para de inovar no que diz respeito às soluções Cloud para conseguir que imprimir ou digitalizar desde outros dispositivos, para além dos tradicionais PC, como é o caso dos smartphones e tablets, se torne numa função tão popular como foi tradicionalmente no ambiente físico do escritório.

Tudo isto suporá um salto de qualidade na modernização das organizações, ao mesmo tempo que permitirá aos colaboradores realizar a sua atividade profissional em permanente contacto com todos os membros do seu ecossistema, desde fornecedores a clientes. O objetivo será o de agilizar o seu dia a dia, não deixando para amanhã o que pode fazer com apenas um clique, em qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').