Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Mobilidade
  4. 2020
  5. O papel vital da tecnologia de impressão nos cuidados de saúde domiciliários
O novo papel da tecnologia fora do escritório

O papel vital da tecnologia de impressão nos cuidados de saúde domiciliários

As consultas médicas são geralmente feitas em consultórios ou nos hospitais, mas há casos de doentes que, devido a problemas de mobilidade, idade avançada ou saúde precária, não se conseguem deslocar e precisam de obter os cuidados necessários nas suas próprias casas. Estamos a falar de cuidados de saúde domiciliários.

Cuidados de saúde domiciliários: necessidades e soluções

Existem casos de pacientes que devido às suas condições ou circunstâncias não se podem deslocar do seu domicílio e requerem uma assistência in situ. Para poder oferecer este serviço com todas as garantias, os profissionais de saúde devem contar com dispositivos e ferramentas fiáveis, portáteis e eficazes, também na impressão. Um paciente imobilizado no seu domicílio necessita do mesmo tipo de informação e documentação que numa consulta de rotina, quer sejam receitas de medicamentos, indicações ou prescrições de tratamentos a seguir, relatórios, dietas especiais, etc. A importância destes documentos exige contar com dispositivos de impressão que minimizem os erros e que sejam cómodos de usar para os profissionais.

A conveniência de contar com uma tecnologia adaptada a estas circunstâncias torna-se evidente também no momento de atender os pacientes que embora não tenham de estar imobilizados em casa, encontram-se em circunstâncias excecionais, como zonas rurais ou apartados que não dispõem de um centro de saúde próximo e que precisam de cuidados de saúde domiciliários. Nestes casos também é vital contar com um equipamento portátil e eficaz para poder atender os pacientes nas melhores condições.

Além dos casos onde o profissional de saúde se deve deslocar, existem outras circunstâncias nas quais há que contar com este tipo de dispositivos. A transferência urgente de pacientes, por exemplo, é um dos momentos no qual os avanços tecnológicos são mais úteis, já que permitem aos profissionais de saúde realizar os seus relatórios de forma rápida e sem necessidade de esperar a chegada ao hospital para poder emitir estes documentos.

Para o sistema de saúde é importante que a informação fique registada informaticamente de uma só vez, sem ter de o fazer de forma manuscrita no veículo, para mais tarde ter de ser datilografado pelo mesmo profissional ou por outro.

O que conseguiu a tecnologia de impressão melhorar no sistema de cuidados de saúde domiciliários?

Os avanços técnicos estão a permitir melhorar o serviço de cuidados de saúde domiciliários, ao contar com muitas menos limitações que no passado. Um dos principais problemas eram os erros que se produziam no momento de editar relatórios, receitas ou indicações de tratamentos por terem de ser realizados à mão. Ao fazê-lo desta maneira, a possibilidade de haver algum erro de escrita ou interpretação pelo resto dos profissionais ou pacientes é elevada, por isso os dispositivos que automatizam estas tarefas - suficientemente portáteis para serem utilizados em qualquer contexto e situação - constituem um avanço muito importante para o setor da saúde.

Graças à tecnologia, os profissionais não têm de esperar para estar no seu local de trabalho para realizar certas tarefas. A vantagem de poder resolver este tipo de situação em qualquer lugar, de forma mais automatizada e com menos erros, permite aos profissionais de saúde poupar tempo no seu trabalho, prestar um melhor serviço aos seus pacientes, minimizar erros e trabalhar de uma forma muito mais confortável.

Mais de Mobilidade

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').