Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Mobilidade
  4. 2020
  5. Ultra-mobilidade, rumo ao local de trabalho 100% digital
Ultra-mobilidade, rumo ao local de trabalho 100% digital

Ultra-mobilidade, rumo ao local de trabalho 100% digital

Cada dia mais e mais profissionais desenvolvem a sua atividade em mobilidade. A explosão na utilização de dispositivos móveis (computadores portáteis, tablets ou smartphones), apoiada pela crescente capacidade e velocidade das redes de comunicações (tecnologias 4G e 5G) e alimentada por centenas de aplicações de partilha e colaboração que facilitam o acesso virtual a sistemas corporativos de forma segura, transformou radicalmente o local de trabalho físico convencional.

Com vista à eficiência e flexibilidade, as empresas estão a definir as estratégias necessárias para apanhar o comboio da mobilidade digital como um meio eficaz de permitir aos seus colaboradores realizar à distância as mesmas operações, transações e funções que normalmente realizam a partir dos seus postos de trabalho físicos no escritório. Tudo isto se traduz numa gestão simplificada, redução de custos, aumento da produtividade e capacidade de adaptação às necessidades futuras.

Graças à conectividade fornecida pelas redes e às muitas capacidades da nuvem, os novos trabalhadores digitais têm acesso direto a todo o tipo de ficheiros, documentos, aplicações e até mesmo impressoras ou scanners portáteis, sempre que necessitam deles, e independentemente de estarem dentro ou fora do escritório.

Uma tendência que, de acordo com os analistas da IDC, se vai prolongar e consolidar ao longo deste ano. Nesta linha, 70% das empresas inquiridas pela empresa de consultoria reconhecem as grandes vantagens da ultra-mobilidade, salientando aspetos como a versatilidade, aumento da eficiência, segurança, melhoria do custo total de propriedade (TCO) e simplicidade de gestão. Todas estas vantagens serão traduzidas num impulso à transformação dos processos, que terá associada uma evolução dos perfis dos trabalhadores que poderão agora colaborar remotamente com o seu ecossistema de uma forma segura.

Automatização do escritório a um clique, uma mudança cultural

Segundo os especialistas do setor, esta mudança cultural materializar-se-á quando os profissionais estiverem plenamente conscientes de que a digitalização do local de trabalho melhora as suas operações diárias, abrindo um vasto leque de opções de colaboração e partilha de recursos que lhes permitirá estar em contacto com o seu ecossistema sem os múltiplos constrangimentos impostos pelo local de trabalho físico.

Esta possibilidade é especialmente interessante, por exemplo, para as equipas comerciais que, fazendo uso dos seus computadores portáteis, smartphones, impressoras ou scanners portáteis, podem poupar tempo e custos nas deslocações ao escritório para, por exemplo, reportar encomendas, enviar em tempo real catálogos ou propostas aos seus clientes ou imprimir e digitalizar relatórios, faturas ou notas de entrega.

É também particularmente útil no sector da logística, onde os prazos de entrega rápidos são uma vantagem e onde, por exemplo, as impressoras portáteis têm um papel fundamental na racionalização de processos como a impressão de recibos ou notas de entrega. São também muito procuradas por trabalhadores de campo ou por serviços públicos. Na mesma linha, a procura de scanners portáteis está a crescer por parte dos profissionais que necessitam obter cópias digitais das operações que realizam: entregas de produtos, reparações ou assinatura de contratos.

Em suma, a ultra-mobilidade renovou o espaço de trabalho, digitalizando-o e permitindo ao profissional desenvolver a sua atividade de forma omnipresente e inovadora, aumentando ao mesmo tempo a sua produtividade e, consequentemente, a competitividade da empresa.

Mais de Mobilidade

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').