Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Mobilidade
  4. 2021
  5. Três conselhos para otimizar o trabalho de assistência em viagem com soluções de impressão portátil
Tres conselhos para otimizar o trabalho de assistencia em viagem com impressão portátil

Três conselhos para otimizar o trabalho de assistência em viagem com soluções de impressão portátil

Para aqueles profissionais cuja rotina implica mobilidade, torna-se necessário o uso de soluções de impressão que lhes permitam aumentar a produtividade no seu trabalho diário, num ambiente em que que o imediatismo é fundamental para conseguir a satisfação dos clientes. Mas, na maioria das ocasiões, os processos podem ser um verdadeiro desafio. É o caso dos serviços de assistência em viagem, onde imprimir no local documentos nos diferentes formatos necessários, pode ser um problema e onde, é necessário que o técnico preencha, entre outros documentos, a Folha de Serviço adaptada à legislação em vigor, assim como outros documentos habituais de assistência em viagem que incluem a elaboração de um serviço, elaboração de faturas e recibos, etc.

É de vital importância a rapidez da atuação nos serviços de assistência em viagem, especialmente para aqueles veículos que não podem continuar a circular por si mesmos (quer seja por estar implicado num acidente ou por avaria própria) para eliminar riscos de provocar potenciais acidentes e assegurar a correta fluidez do tráfego, evitando assim congestionamentos e garantindo uma mobilidade segura e sustentável. Nesse sentido, a impressão em mobilidade ou portátil converte-se em algo fundamental para agilizar os trâmites. Especialmente nos casos em que o veículo avariado requer a intervenção de um veículo auxiliar (reboque) para ajudar na sua retirada da estrada, já que são ações que implicam um risco elevado para os técnicos de auxílio, que devem minimizar ao máximo o tempo das suas operações de retirada do veículo. Além disso, nestes casos em que há a necessidade de deslocar a viatura para uma oficina, o técnico deverá informar sempre por escrito o local em que o operador de reboque deverá depositar o veículo para sua reparação e os utilizadores devem preencher os documentos da incidência fora da estrada.

Para dar resposta a todas estas necessidades, quer seja da reparação no local ou da necessidade de um serviço de reboque para reparação na oficina, existem impressoras portáteis, que permitem aos trabalhadores imprimir inclusivamente a partir do próprio veículo, garantindo a execução de todas as tarefas de forma profissional, com a possibilidade de imprimir os documentos em múltiplos formatos, por exemplo, desde 2” até A4, e cumprindo com os prazos muito rígidos.

Que vantagens trazem este tipo de equipamentos para os trabalhadores de assistência em viagem?

Trata-se de uma tecnologia especialmente desenvolvida para estas situações de mobilidade, onde mecânicos e operadores se vêm obrigados a imprimir documentos fundamentais no fim da realização do serviço de assistência técnica. Este tipo de equipamentos tem muito poucas partes móveis e como tal podem, perfeitamente, andar dentro dos veículos sem que isso afete o seu funcionamento.

São equipamentos que não necessitam de mais consumíveis além de papel e não necessitam de tinta nem toner, como tal, o tempo de interação com o equipamento é menor. De facto, as gamas mais avançadas de impressoras portáteis disponíveis no mercado estão desenhadas para serem transportadas pelo utilizador ou, inclusivamente, para serem incorporadas num veículo, e possuem múltiplas opções de conectividade que incluem desde USB, a Bluetooth ou Wifi e uma ampla variedade de acessórios compatíveis.

Por isso, as características deste tipo de impressoras são a sua comodidade, resistência e a fácil conexão a todo o tipo de dispositivos, que permitem:

  1. Leveza e versatilidade: uma característica fundamental para ambientes de trabalho móveis, facilitando o transporte dos mesmos e oferecendo comodidade aos trabalhadores. Tudo isto com elevada robustez, são equipamentos pensados para trabalhar em condições extremas e testados contra quedas e choques;

  2. Imediatismo: algo de vital importância para mecânicos e operadores, já que ao realizar as reparações no local necessitam desempenhar o seu trabalho de forma rápida e urgente, reduzindo os tempos ao máximo possível. Se o cliente se vê obrigado a esperar mais tempo do que é suposto, devido ao facto do operador ter que preencher um formulário completo ou, inclusivamente, ter que se deslocar à empesa para imprimir documentos, geraria um descontentamento no utilizador que poderia ter repercussões negativas na avaliação do cliente ao trabalhador. Desta forma, podem imprimir documentos com informação atualizada e em tempo real;

  3. Capacidade de impressão de documentação até formato A4 a partir de qualquer lugar. Evita o inconveniente de ter que preencher relatórios ou documentos à mão, evitando erros ou problemas de leitura por parte do cliente ou da pessoa que virá a seguir na cadeia de assistência, acelerando o trabalho dos operadores e reduzindo os tempos de espera do cliente.

  4. Opção de instalar a impressora no próprio veículo. Existe a possibilidade de adquirir um acessório desenhado especialmente para instalar a impressora no próprio veículo e desta forma otimizar o seu fluxo de trabalho, garantir a autonomia e conseguir um ótimo rendimento do equipamento.

Assim, as soluções de impressão portátil ajudam a uma rápida atuação em viagem para minimizar os riscos das operações de resgate, tanto para os técnicos de assistência como para a segurança dos restantes utilizadores da via.

Mais de Mobilidade

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').