1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Mobilidade
  4. 2022
  5. A impressão portátil como fator fundamental na otimização do setor logístico

A impressão portátil como fator fundamental na otimização do setor logístico

Fazemos parte de uma sociedade em constante movimento e transformação. Já não é suficiente realizarmos as atividades a tempo. Procura-se rapidez em todos os processos, sobretudo quando falamos do conceito de entrega direta no setor logístico; aquela fase em que as encomendas são entregues ao cliente a partir do ponto de produção, um intermediário ou um distribuidor. Otimizar este processo é primordial para minimizar os esforços relativos à produção de faturas, recibos, guias de remessa e outros documentos que são necessários nas entregas de pedidos ao cliente.

No dia a dia dos transportadores do setor logístico a tecnologia tem um papel fundamental, já que sem ela o trabalho pode chegar a exigir o investimento de mais tempo e diminuir a produtividade se não contar com ferramentas adaptadas, fáceis de transportar e utilizar. Para isso, existem inúmeras soluções que reduzem o tempo de inatividade, além de melhorar processos, eficácia, precisão, legibilidade e, inclusivamente, a imagem da marca. Entre essas soluções encontram-se as impressoras de etiquetas e talões, que operam de maneira eficiente e precisa para otimizar o processo de entrega direta no setor da logística.

A procura de processos cada vez mais rápidos está a ser impulsionada pela possibilidade de poder gerar documentação a qualquer altura e em qualquer lugar de forma profissional, bem como conseguir transações mais rápidas, com informação em tempo real, uma melhor otimização do tempo e, por fim, um aumento da produtividade.

Nesse sentido, as impressoras de etiquetas e recibos melhoram a eficiência desses processos, conseguindo-se uma redução das incidências associadas às entregas mediante, por exemplo, a impressão de comprovativos de entrega no local, para o cliente, como prova de que o pedido chega ao destinatário correto, em tempo e em condições. Além disso, garantem que os envios vão acompanhados do importantíssimo rasto de papel, o que se traduz no cumprimento dos requisitos de uma cadeia de distribuição precisa e transparente.

Da mesma forma, as soluções para o setor da logística devem estar adaptadas ao ambiente em que operam e por isso devem ser ferramentas portáteis, compactas, resistentes e com conectividade, que se integrem perfeitamente com os sistemas de gestão de entrega direta no estabelecimento e em mobilidade.

É também importante que estas ferramentas contem com diferentes possibilidades de conexão com dispositivos móveis para uma impressão rápida e simples dos documentos, recibos e etiquetas que sejam necessários. Assim pode-se garantir uma experiência perfeita em ambientes de mobilidade, tanto para os agentes de entrega como para os clientes.

E, como o cliente é o primeiro em qualquer estratégia empresarial, no setor da logística tem um papel importante a instantaneidade da impressão no local, na experiência dos clientes. Como tal, optar por impressoras térmicas portáteis vai proporcionar a criação de uma documentação - desde 2 polegadas até tamanho A4 – legível e que dê resposta às necessidades do cliente, o que é fundamental para uma correta otimização dos processos de entrega direta.  

Resumindo, uma solução de impressão eficaz não só vai garantir maior rapidez, como vai assumir um valor diferenciador relativamente à concorrência. Isto é assim porque, como destacámos, cada vez se requer mais agilidade em termos de cumprimento das exigências do mercado. Em poucas palavras, a entrega direta como forma de distribuição deve contar com ferramentas que facilitem as atividades de documentação e assim poder sobreviver a um futuro cujos processos são cada vez mais imediatos.

Mais de Mobilidade

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').