Adicionado ao cesto
O que entendemos por empresa digital?

O que entendemos por empresa digital?

Introdução

Uma das características do século XX foi a chegada das novas tecnologias (internet, digitalização, hardware, software, globalização da informação) que mudou o modelo empresarial de empresa tradicional para empresa digital.

O avanço imparável da tecnologia nas nossas vidas provocou um novo paradigma social e laboral. O exemplo deste progresso tecnológico já o previa famosa frase de Bill Gate dos anos 80: "Se você não está na internet, você não existe".

O certo é que a combinação de tecnologia, dispositivos eletrónicos e acesso à internet, entre outras coisas, está-se a converter numa parte fundamental do dia a dia de pessoas e empresas, o que é necessário para entender como vai ser o futuro.

 

As empresas tradicionais devem evoluir no digital ou estarão destinadas ao fracasso.

O que é uma empresa digital?

Antes de explicar todas as consequências e implicações da chegada da transformação digital é necessário definir o que entendemos por empresa digital. E por muito que as empresas contem com computadores, dispositivos digitais e programas informáticos isso não as converte em empresas digitais.

No século XXI, uma organização digital baseia-se no aproveitamento da tecnologia para que esta jogue a seu favor. Mas o digital vai mais além da incorporação de elementos digitais, trata-se de aproveitar todas as vantagens que oferece a tecnologia.

De facto, a mudança, em parte estrutural, também implica uma alteração de mentalidade. Os responsáveis dos departamentos IT e os CTO (Chief Technical Officer) ou diretores tecnológicos, têm um papel importante e devem tirar o máximo proveito possível da tecnologia e dos processos para conseguir a transformação digital.

No entanto, nem todas as empresas são digitais a 100% e muitas delas devem dar o salto definitivo em direção ao digital e mudar as suas estruturas, processos e formar os seus colaboradores para que todos estejam envolvidos.

Como se caracterizam as empresas digitais

Uma empresa moderna e digital caracteriza-se por se centrar nos seguintes aspetos:

  1. O valor da informação. Por exemplo, estas empresas analisam todos os dados que têm à sua disposição para melhorar o serviço de apoio ao cliente, processos ou inclusivamente oferecer produtos de forma mais eficaz.
  2. Novos serviços e modelos de negócio. Uma empresa digital caracteriza-se por usar a tecnologia para procurar novas formas de rentabilizar e ganhar dinheiro. A tecnologia abre novos canais de comunicação com clientes e fornecedores o que permite detetar as suas necessidades, cobri-las e ampliar laços, o que se traduz numa maior fidelização através de novos serviços.
  3. Mudança estrutural e redefinição de processos. As empresas atuais devem mudar a forma de fazer as coisas para enfrentarem novos desafios do mercado e competir com igualdade de condições. Uma forma é aceitar a mudança para o digital, por exemplo, devem estar presentes na rede (web e redes sociais), usar novas ferramentas para se centrarem no cliente ao incorporar CRMS ou sistemas de administração baseados na relação com os clientes. Finalmente, os colaboradores também são afetados pela redefinição de processos uma vez que a transformação digital implica uma maior especialização do pessoal e adaptação à mudança.
  4. Maior rendimento, segurança e colaboração entre departamentos. Uma empresa moderna deve ser segura e proteger os seus dados, os dos seus clientes e dos seus colaboradores. No entanto, se essa mesma empresa pretende dar o salto e converter-se numa empresa digital deve aproveitar as sinergias de todos os departamentos para melhorar a segurança e assegurar a conectividade entre todas as áreas empresariais. Assim, melhoram os tempos de execução de processos, reduzem tempos de espera e aumentam a colaboração entre funcionários. Em resumo, melhoram a produtividade e reduzem os custos.

Quais são as vantagens da transformação digital?

Completar todo o processo até chegar a ser uma empresa digital não é uma tarefa fácil e rápida. No entanto, vale a pena pelos benefícios que traz.

  • Aumento da produtividade: a digitalização de uma empresa permite otimizar os processos e agilizar a comunicação entre os trabalhadores, o que leva a um aumento do rendimento laboral e produtividade.
  • Poupança de tempo e dinheiro: a transformação digital possibilita conhecer melhor o cliente mediante software, por exemplo, um CRM, com o qual se podem analisar as suas preferências e assim oferecer novos serviços. Além disso, existem aplicações informáticas que permitem gerir de forma mais eficiente a comunicação com o cliente, com outros trabalhadores ou consultar informação de outros departamentos. O que se traduz numa otimização dos recursos com a considerável poupança de tempo e dinheiro para a empresa.
  • Adaptação a novos modelos de negócio: a transformação digital permite que empresas pequenas possam competir num mercado dominado por multinacionais e organizações internacionais. O exemplo perfeito é a empresa espanhola Hawkers, que graças a uma estratégia de negócio clara e diferente, conseguiu enfrentar o setor e competir com empresas que teoricamente dominavam o mercado.

As necessidades de cada empresa e organização dependerão de muitos fatores dependendo do setor onde atuam, o número de colaboradores, a sua formação e experiência e a relação com os seus clientes. Por exemplo, uma empresa logística deverá centrar os seus esforços em adaptar os seus processos, por outro lado, uma agência de publicidade ou marketing deverá focar-se mais no cliente, na publicidade digital e presença na rede.

O digital é uma oportunidade para evoluir e continuar no mercado se soubermos aproveitar a tecnologia.

Mas lembre-se, a chave é como e quando utilizamos a tecnologia. Não caia no erro de abusar dela. Não se trata de ter os melhores programas digitais, nem que todos os trabalhadores contem com dispositivos eletrónicos, nem comunicar com os seus clientes por todos os canais possíveis. Trata-se de conhecer todas as ferramentas tecnológicas que estão ao nosso alcance e aproveitar todo o potencial que aportam ao nosso negócio em concreto.

Que seja a tecnologia a adaptar-se a si, não você a ela! Ser uma empresa digital é usar o valor acrescentado que oferece a tecnologia para transmitir os valores da sua empresa e comunicar ao mundo do que são capazes de fazer.

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').