Adicionado ao cesto
  1. Home Brother
  2. Blog Brother Portugal
  3. Transformação digital
  4. 2021
  5. Quais são as vantagens e desvantagens da preparação manual de pedidos?
FY22_BPT_Quais so as vantagens e desvantagens da preparao manual de pedidos

Quais são as vantagens e desvantagens da preparação manual de pedidos?

As novas tecnologias aproximam a logística dos armazéns aos processos de preparação de pedidos totalmente automatizados, mas não se trata de uma solução única. Podemos colocar de lado a componente humana?

No nosso blog anterior, falamos da indústria 4.0 e de como esta quarta revolução industrial promete mudar o setor com a automatização e a preparação de pedidos assistida por robots.

Não nos vamos adiantar: na prática, os sistemas de preparação de pedidos na área da distribuição continuam a ser manuais em cerca de 70 ou 80%. No entanto, há um problema humano na preparação manual de pedidos: o facto de que as pessoas cometem erros.

 

Como acontecem os erros na preparação manual de pedidos

Os erros de seleção podem derivar de muitas razões. No entanto, por vezes é um lapso que faz com que o preparador conte mal. Ou deve-se ao manuseamento incorreto do sistema de preparação de pedidos.

Além disso, costuma haver uma grande pressão de tempo e monotonia no trabalho, o que dificulta que o colaborador mantenha a concentração durante toda a jornada laboral.

No entanto, as consequências dos erros na preparação de pedidos representam um fator de custo que não deve ser subestimado: incluem desde uma entrega express mais cara até à possível perda de clientes. Por isso, evitar os erros é um dos temas de investigação mais frequentes no âmbito do transporte e logística.

 

Como se podem evitar os erros na preparação de pedidos no futuro?

A solução para evitar os erros de preparação não consiste em substituir as pessoas por máquinas, mas sim em melhorar a cooperação entre a tecnologia e as pessoas.

Um dos objetivos da investigação do Instituto Leibniz de Investigação Laboral e do Fraunhofer IML da Alemanha é assessorar sobre a melhor forma de desenvolver ajudas tecnológicas para a seleção manual. Se forem bem feitas, por um lado, facilitará o trabalho das pessoas e, por outro, evitará os erros.

Assim, a combinação de sensores e software cada vez mais potentes está a mudar cada vez mais o trabalho dos colaboradores qualificados. Resumindo: a tendência da Indústria 4.0 também não se fica pela logística do armazém.

 

Porque é que os trabalhadores humanos são indispensáveis para o sucesso da logística do armazém

Mostramos que os processos de preparação de pedidos totalmente automatizados têm algumas vantagens fundamentais: reduzem os custos de pessoal, a sua taxa de erro é quase nula, não costumam existir tempos mortos durante a preparação de pedidos e são capazes de acelerar o processo. Os custos de pessoal, em particular, são um fator essencial, já que só entre 60% e 80% dos custos de armazenamento se podem atribuir ao pessoal.

No entanto, os sistemas totalmente automatizados não parecem ser uma alternativa para a logística tradicional de transporte e armazenamento num futuro próximo, nem são a única faceta da indústria 4.0.

Os funcionários são capazes de se adaptar ao sistema de preparação de pedidos. E é precisamente esta flexibilidade que se requer cada vez mais. Um fator chave neste sentido é o "tamanho de lote um", que é um artigo único, ou uma produção por contrato. À medida que os consumidores procuram mais produtos personalizados, a possibilidade de ter uma solução automatizada de tamanho único não é tão viável. É possível que tenha que haver intervenção com alguma frequência.

 

Está a preparação de pedidos totalmente automatizada fora do alcance das pequenas empresas?

Os elevados custos de aquisição dos processos de preparação de pedidos totalmente automatizados podem ser um obstáculo, sobretudo no que diz respeito à infraestrutura logística global do armazém. Além disso, as máquinas costumam ser muito complexas e as empresas criam uma dependência potencialmente forte dos sistemas. Este não é o tipo de mudança que as empresas possam testar facilmente numa pequena escala: é tudo ou nada.

Grande parte das decisões reduzem-se ao orçamento: as empresas mais pequenas que não têm alcance mundial provavelmente continuarão a escolher os seus produtos.

Resumindo, ainda falta muito caminho por percorrer antes de que seja esquecida a imagem do preparador de pedidos tradicional. O segredo do sucesso da transformação digital foi sempre a de encontrar formas de fazer com que a tecnologia trabalhe para os humanos e não ao contrário. A tecnologia continuará a perseguir a visão humana e juntos criarão novas eficiências.  

Procura soluções de etiquetagem para os processos de preparação de pedidos que ajudem a aumentar a produtividade do pessoal? Descubra mais sobre as nossas soluções de transporte e logística ou contacte com os nossos especialistas através dos seguintes links:

 

Mais de Transformação digital

Também lhe pode interessar...

Error: Generic Text label 'Back to top' not set for language 'pt-PT' (Site: 'MAIN-PT').