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Os cinco fatores chave que impulsionaram o crescimento da etiquetagem no setor do retalho

A pandemia levantou muitas questões no setor do retalho, um dos mais afetados pela COVID-19. Por isso, o mercado de retalho acelerou ainda mais a sua transformação digital para sobreviver e as compras online converteram-se no seu autêntico salva-vidas.

Nesse sentido, não surpreende que o investimento em tecnologia por parte desse setor tenha crescido exponencialmente. De facto, segundo um estudo que a Brother realizou com a organização independente de estudos de mercado Savanta, dois em cada cinco retailers já estão a investir no uso de tecnologias, como a Inteligência Artificial, para automatizar a gestão nos armazéns.

Outro claro exemplo é a procura de novos sistemas de etiquetagem, que experienciou uma considerável aceleração devido à pandemia, revelando a importância que um sistema de etiquetagem claro, fiável e preciso tem para o cliente ao longo de todo o processo de entrega e devolução de um pedido. As empresas de retalho tiveram que se adaptar para dar resposta aos pedidos online, aumentando a sua dependência das impressoras industriais de etiquetas para processos como envios, receção, inventário e gestão de ativos, assim como necessidades de picking e embalamento nos armazéns.

Segundo a nossa investigação, são cinco os fatores que tornam as soluções de impressão de etiquetas fundamentais para a sobrevivência e, inclusivamente, o crescimento do setor do retalho:

1. A pandemia sem dúvida acelerou a procura da etiquetagem no setor do retalho. Isto deve-se à eminente e imediata adaptação digital que tiveram que levar a cabo a maioria dos setores para se adaptarem ao crescimento e rapidez dos pedidos online. Os processos de venda totalmente digitalizados aumentaram a dependência nos comércios das impressoras industriais para processos como envios e receção, inventários e gestão de ativos, assim como necessidades de picking e embalamento nos armazéns.

2. O amplo leque de opções de recolha, entrega e devolução que os comércios - devido à oferta omnicanal – oferecem atualmente aos clientes é, sem dúvida, outro dos motivos que contribuiu para a necessidade de contar com um sistema melhorado de etiquetagem. Os retalhistas têm que competir com as expetativas dos clientes e as facilidades que a concorrência oferece em todo o processo de compra e devolução.

3. Outro fator que impulsionou a inovação nos sistemas de etiquetagem foram as constantes mudanças na regulamentação e os requerimentos do governo e dos clientes. Estas atualizações fazem com que as empresas necessitem atualizar constantemente as suas iniciativas de rastreabilidade e as suas políticas relativas às diferentes normativas.

4. A elevada necessidade e o consequente crescimento da oferta de sistemas de etiquetagem, traduziu-se no lançamento de soluções para todos os bolsos. Isto representa uma vantagem para as empresas e particulares na implementação e modernização dos sistemas de etiquetagem, entre outros equipamentos.

5. A velocidade dos envios está a converter-se num fator chave para os consumidores na hora de escolher em que marcas ou marketplaces compram. É importante destacar que mais de dois terços dos utilizadores asseguram que a possibilidade de um envio rápido os leva a efetuar um pedido online. O sistema de etiquetagem influencia diretamente todos os passos da cadeia de compra dos pedidos online, por isso uma etiquetagem eficiente diminui consideravelmente os tempos de entrega e reduz erros, melhorando a produtividade.

Resumindo, o investimento em soluções de etiquetagem apropriadas para cada empresa ajuda notavelmente a satisfazer as elevadas expetativas dos clientes, a serem competentes no que diz respeito a opções e tempos e a diminuir as implicações orçamentais de produtos não enviados ou erradamente processados. Além disso, existe uma ampla variedade de soluções inovadoras de etiquetagem, que vão desde dispositivos portáteis robustos até impressoras de secretária ou industriais para grandes volumes de produção.

Pode aceder ao relatório completo aqui ou consultar outros no nosso site.

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