Mensagem do Presidente da Brother
Mensagem do Presidente da Brother sobre os nossos valores e filosofia
Continuar a proporcionar um valor excecional através da atividade empresarial e contribuir para uma sociedade sustentável com base no espírito de “At your side”.
Gestão da RSE da Brother e Carta Global
O objetivo do Grupo Brother é realizar uma gestão que gere valor social através da atividade empresarial baseada no espírito “At your side”. Podemos alcançar este objetivo quando fabricamos produtos que respondem às necessidades dos nossos clientes através do esforço conjunto de todos os associados do Grupo Brother e, por sua vez, podemos orgulhar-nos de saber que o conseguimos.
Para desenvolver a base de gestão estabelecida na Carta Global do Grupo Brother (Carta Global), planeamos construir relações de confiança a longo prazo com as partes interessadas que colocam os seus clientes em primeiro lugar. Continuaremos a desenvolver a gestão de RSE da Brother, difundido esse sentido de valor, declarado na Carta Global, para todos os associados do Grupo.
Pontos fortes do Grupo Brother, cultivados através do nosso espírito “At your side”
Tal como a sociedade mudou, o ambiente de negócios em torno do Grupo Brother também mudou, e a Brother sempre se transformou de acordo com a mudança dos tempos e do ambiente para fornecer continuamente um valor que atenda às necessidades dos clientes. Olhando para o futuro, temos de abraçar o espírito “At your side” e envolvermo-nos em novos negócios que serão necessários num futuro próximo. Os novos desafios são sempre acompanhados de fracassos; no entanto, desde a sua criação, o Grupo Brother adoptou a cultura de reconhecer os fracassos como experiências positivas e de aprender com eles. Utilizando as tecnologias e as redes de vendas que desenvolvemos através de vários negócios, continuaremos a embarcar em vários desafios, respondendo rapidamente às necessidades dos clientes e alcançando um crescimento sustentável.
Um dos pontos fortes do Grupo Brother é a nossa Gestão da Cadeia de Valor Brother (BVCM). Este sistema de gestão único coloca o feedback do cliente no centro de todas as actividades comerciais - incluindo o planeamento do produto, o desenvolvimento, o design, o fabrico, as vendas e o serviço pós-venda - e procura responder rapidamente às opiniões recebidas. Ao implementar esta cadeia de valor de forma rápida e abrangente, estamos em condições de oferecer um valor superior aos nossos clientes na primeira oportunidade.
Responder aos problemas sociais a uma escala global
Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, adoptados pelas Nações Unidas em 2015, definiram dezassete objetivos para alcançar um mundo sustentável e pediram às empresas que também tomassem medidas. Além disso, muitas partes interessadas também solicitaram às empresas que realizem negócios com foco em normas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Desde a sua fundação, o Grupo Brother tem procurado utilizar as suas actividades comerciais para resolver problemas enfrentados pelos seus clientes e pela sociedade em geral. Com base nesta abordagem de contribuir para a sociedade através dos negócios, respondemos às questões sociais com o objetivo de criar uma sociedade capaz de crescer de forma sustentável.
Em particular, temos de posicionar as alterações climáticas como a nossa questão prioritária. Para além dos movimentos globais no sentido da concretização da neutralidade carbónica até 2050, as catástrofes naturais estão a ocorrer com uma frequência crescente em todo o mundo. Com o fim de promover ainda mais as respostas às alterações climáticas, em fevereiro de 2020 manifestámos o nosso apoio ao grupod e trabalho sobre divulgações financeiras relacionadas com o clima (TCFD), realizámos análises de cenários das oportunidades e riscos que as alterações climáticas oferecem e dos riscos que representam para a nossa atividade, e divulgámos todas as informações relevantes. Também revimos os nossos objetivos iniciais de redução de CO2 da nossa “Visão Ambiental do Grupo Brother 2050”, que elaborámos em 2018. O nosso objetivo agora é alcançar a neutralidade de carbono nas nossas operações comerciais e minimizar as emissões de CO2 em toda a nossa cadeia de valor até ao ano fiscal de 2050.
O Grupo Brother também se esforçará por cumprir as suas responsabilidades sociais no que respeita à sua cadeia de fornecimento. Através do cumprimento do Código de Conduta da Responsible Business Alliance e da realização de compras socialmente responsáveis, trabalharemos para garantir que se respeitem os direitos humanos dos nossos colaboradores, incluindo os trabalhadores das fábricas do Grupo, e para proporcionar ambientes de trabalho seguros.
São os colaboradores do nosso Grupo que encarnam o espírito “At your side”. À medida que as necessidades dos clientes continuam a diversificar-se, é vital que também respeitemos a diversidade e a singularidade dos nossos funcionários, que nos empenhemos no desenvolvimento do pessoal e que estabeleçamos ambientes de trabalho que enfatizem o crescimento individual. No Grupo Brother, para além de promovermos o pessoal global e digital, estamos também a reforçar as iniciativas destinadas a incentivar a participação das mulheres no local de trabalho; desta forma, pretendemos criar locais de trabalho onde a diversidade seja respeitada e onde cada um dos nossos colaboradores tenha a oportunidade de brilhar.
É igualmente importante que reconheçamos como as questões sociais e as necessidades dos clientes estão a mudar e que utilizemos esta mudança como uma oportunidade de negócio. Vamos aumentar a nossa sensibilidade para as várias questões sociais, compreender quais as exigências que precisam de ser satisfeitas e tornarmo-nos uma empresa capaz de contribuir para a resolução destas questões sociais, ao mesmo tempo que aumentamos o seu valor empresarial.
Formulação da nossa nova visão: “At your side 2030”
Até agora, o Grupo Brother concentrou-se em questões prioritárias de gestão e implementou reformas relevantes no âmbito da estratégia de negócios a médio prazo CSB2021, em linha com a Visão Global 21, a nossa visão de médio e longo prazo. Para cumprir as expectativas de nossas partes interessadas e continuar a crescer de forma sustentável, é imperativo que formemos uma visão de longo prazo sobre o tipo de valor que pretendemos oferecer aos nossos clientes e à sociedade, e vincular essa visão às nossas estratégias de negócios. Com base nesta reflexão, formulámos uma nova visão “At Your Side 2030”, com início no ano fiscal de 2022, que descreve a nossa razão de ser (O nosso objetivo) e a forma como pretendemos proporcionar valor à sociedade (A nossa abordagem). Estabeleceremos e executaremos a nossa nova estratégia empresarial a médio prazo, que também deverá ter início no exercício de 2022, com base nesta nova visão.
Para tornar o “At your side 2030” uma realidade, temos de visualizar as acções que temos de realizar hoje. Por outras palavras, temos de decidir quais os objectivos e estratégias a médio prazo que precisamos de alcançar para conseguirmos concretizar a nossa visão e, em seguida, executá-los com um sentido de urgência. A nova estratégia empresarial a médio prazo, que está a ser formulada, indicará o caminho a seguir para alcançar a nossa nova visão, e esperamos que corresponda às expectativas.
O Grupo Brother continuará a tirar partido dos seus pontos fortes e a transformar-se para satisfazer as expectativas de todas as partes interessadas e contribuir para uma sociedade sustentável, criando um novo valor social através da sua atividade. Esperamos contar com o vosso apoio contínuo.
Kazufumi Ikeda
Director Representante e Presidente
Brother Industries, Ltd.
Junho de 2024
*Uma forma de pensar que prevê como deve ser o futuro e considera o que precisa de ser feito agora e como avançar para o futuro para alcançar essa visão.